Estão entrando em vigor novas regras para utilização do cartão de crédito. Entenda o que mudou e como isso afeta você (que adora comprar gadgets no Deal Extreme e joguinhos no Steam):

As novas tarifas dos cartões

Visando simplificar o uso do cartão de crédito e reduzir as taxas que incidem sobre o usuário,  as tarifas foram reduzidas de aproximadamente 80 para apenas 5:

  • Anuidade
  • Segunda via do cartão
  • Pagamento de contas
  • Avaliação emergencial de limite de crédito
  • Tarifa sobre saque

O que mudou na fatura do cartão

O pagamento mínimo da fatura subiu de 10% para 15% – e irá para 20% em dezembro. Mais uma vez, essa mudança tem como objetivo proteger o usuário dos juros exagerados, pois quanto mais se adia o pagamento, mais os juros se acumulam.

Novos tipos de cartão

Além das mudanças nas tarifas e na fatura mínima, os cartões são divididos em duas categorias: “básico” e “diferenciado”. Os carões básicos podem ser nacionais ou internacionais, porém sua anuidade deve ser menor e não pode estar associado a programas de prêmios, bônus, milhagens, etc.

Quando entra em vigor

Para cartões emitidos a partir de junho de 2011, as regras já estão em vigor. Para cartões emitidos antes, entram em vigor em 1o de junho de 2012. Ou seja, pode gastar que nem louco que o mundo acaba antes, mesmo…

Cuidado com as surpresas

Não esqueça de conferir a fatura deste mês que a empresa do seu cartão mandar pelo correio. Por exemplo, minha fatura do Itaucard acaba de chegar e consta uma sexta taxa que não está na lista oficial. Além disso, meu cartão foi emitido em 2009 e já estão cobrando as novas tarifas.

Acho que vou separar minha edição de “O Senhor dos Anéis” ou “Guerra e Paz” e ligar pro atendimento ao cliente…

Fontes: Estadão e UOL Economia.

DEIXE UMA RESPOSTA