Há um tempo atrás já fiz um artigo (Transparência Brasil) dando uma dica de como usar a Internet em tempos eleitorais. Pra quem não conferiu, falei o excelente site Excelências da Org Transparência Brasil. Como estamos perto das eleições, eu vou usar o espaço aqui no Tambotraising pra divulgar uma ideia minimante interessante.

Sabemos que a prática política aqui em terra brasilis rima com difamação. Quem nunca recebeu por e-mail famosas “correntes” e fotos de galhardetes bizarros de candidatos? Pois bem, a Internet é um território para a comunicação, antes de mais nada. Mas a disseminação de críticas pode exceder a o caráter de denúncia e esvaziar politicamente os debates. Que quero dizer?

  1. Enviar e-mails e correntes falando de “podres de políticos” apenas endossa o comportamento tradicional de apenas criticar e em pouco acrescentar.
  2. Para além de ser um SPAM, em nada acrescenta em nossas vidas.
  3. Ainda mais, perdemos preciosos minutos na escolha de bons candidatos.

Mas como não vou apenas criticar, proponho algumas ações para que esse quadro seja revertido. É algo simples, vejam só:

  1. Que tal usar as redes sociais para debater sobre projetos políticos?
  2. Por que não usar e-mail por exemplo para indicar candidatos de confiança ou que têm propostas relevantes?

Deixo claro que também não é pra ser cabo eleitoral de ninguém. Ora, ninguém quer ficar recebendo SPAMs mesmo. Mas acho lógico que a Internet seja usada para construir debates políticos conscientes. Redes sociais e suas comunidades são uma excelente ferramenta para isso, não?

Acho que nós que nos envolvemos com tecnologia não podemos nos envolver nos mesmos erros do passado. O esvaziamento da política não pode contaminar a Internet, até porque aqui as informações se multiplicam em velocidades muito maiores. Em suma: vamos usar a rede para debater política de forma construtiva, e não apenas para difamar. Ora, sabemos que há corrupção, então porque não indicar um candidato idôneo?

Pois bem, o desafio foi lançado: vamos usar de forma consciente a grande rede para termos algo diferente no Brasil do futuro?

Alguém tem uma boa dica, um canditato ou ideia em mente?

1 Comentário

  1. Muito interessante esses comentários, a mudança deve começar por nós, se nós não agimos de forma idônea e responsável como queremos que o país e seus políticos sejam honestos? Como diz um amigo meu, “Cada um tem o governo que merece”. Enquanto tiver pessoas vendendo voto, por dinheiro ou troca de favores o país não muda.
    Está na hora de refletir..
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA