Enem

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando. Para quem não sabe, o ENEM é um prova nacional aplicada para avaliar o Ensino Médio, observando as deficiências locais e seguindo novas diretrizes educacionais, pois trata de eixos do saber e não de disciplinas estanques. É uma prova extensa aplicada em um final de semana que visa verificar as competências e habilidades aprendidas durante o antigo “Segundo Grau”. Porém, essa prova ganhou um peso maior, pois há alguns anos serve também para o ingresso no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Pois bem, o próprio Enem já seria um tema para o Pare & Pense tecnologia, pois agrupa uma base de dados de avaliações nacional e, através do SISU é possível ingressar em Universidades de quaisquer estados sem fazer o “famigerado vestibular”. Mas hoje falarei especificamente sobre uma rede social que foi criada para facilitar o estudo. Falo da rede Eunoenem.

O que é a rede Eunoenem?

eunoenem

Seguindo a tendência da Web2.0, o Eunoenem, a rede social foi criada afim de promover troca de informações sobre o concurso, bem como para servir para auxiliar na rotinização dos estudos e para tirar dúvidas com professores.

É possível ter acesso a blogs especializados por disciplinas, acessar fóruns específicos, ter acesso a simulados e acompanhar um plano de estudos. Vale a pena também destacar que são inseridas notícias sobre o aproveitamento da nota do Enem por cada Universidade que será integrada ao SISU. O cadastro de um usuário novo é simples e intuitivo, basta acessar a página da rede aqui.

Integração com outras redes sociais

Ponto interessante da rede é a integração com Facebook, Orkut e Twitter. É possível ter acesso há grupos de discussão nas redes sociais que já possuímos, bem como ser advertido com uma twittada caso haja algum conteúdo no portal da rede social.

Opinião

Como professor de História, o entusiasmo é latente. Como amante da tecnologia, o mesmo ocorreu. Ótima iniciativa que estreita os laços de estudo entre os alunos e professores. Uma forma positiva de usar a tecnologia. Que outras redes como essa sejam criadas, pois assim certamente rumaremos para mares nunca antes navegados.

3 Comentários

  1. Participo da rede, acho muito interessante. Mas…

    Conheço outras que são muito melhores, mesmo que pouco conhecidas, mas não fazem propaganda de marca nenhuma nem é mantida por uma rede de rádio e televisão.

    Ah, sem falar que o conteúdo completo do Eu No Enem só é possível para assinantes, não é mesmo? Por 40% do preço que eles cobram tem como você estudar tudo aquilo e ainda mais. Talvez você não ache na internet, mas é só prestar atenção nas pessoas que você conhece e fazem o Enem.

    A prova tá chegando, e vocês são meus concorrentes. Então, estudem aí que na pista de corrida os motores estão quentes.

    Abraço! 😀

  2. Correção: não é Eu No Enem, mas é uma instituição parecida (talvez até ela ou cópia da mesma) que utilizam como uma ferramenta de Marketing indireto. Cuidado povo!

    • Olá Amilton,

      Muito bom que tenha gostado da rede. Sabemos da existência de outras, porém pensar em “melhor ou pior rede” é algo relativo, pois, como disse bem, vai do interesse do estudante e dos contatos que são feitos na rede. Estou ciente que trata-se de uma ferramenta limitada que visa também vender um produto, ou não, já que há várias formas de acesso ao conteúdo completo que não são associadas, bastando observar os participantes.

      Como expus na postagem, o que importa aqui no Tambotraising não é promover uma ou outra marca, pois não somos comicionados. Caso fôssemos pagos, a cada menção do iPhone por exemplo, estaríamos ricos. O objetivo aqui na igrejinha da borracha verde é de expor algumas análises do que está em voga no mundo da tecnologia. No caso das redes sociais para educação, indiquei uma que é relativamente complexa e bem fundamentada. Eu vejo até com melhores olhos as redes .ning que são completamente customizáveis, abertas, e anos-luz à frente do que temos na que eu expus, realmente sendo web 2.0.

      Para encerrar, agradeço a visita ao site, porém, como professor vou dar uma puxada na orelha. Esse papo de “todos são meus concorrentes” indica um certo individualismo hedonista. Não se esqueça que, antes de mais nada, os outros “concorrentes” são humanos, e provavelmente serão seus futuros vizinhos, colegas de trabalho, ou até esposa/etc. Ações como essa indicam problemas na formação. Mas ainda é cedo.

      Estude e certamente irá conseguir!

      Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA