Notícia boa para a tecnologia nacional. Seguindo os passos dos passos dos países mais desenvolvidos, e que encabeçam as pesquisas tecnológicas, o Brasil lançará seu primeiro satélite universitário. Já confirmado pela Agência Espacial Brasileira, e sob o codinome de Projeto Itasat, o lançamento está planejado para 2012.

Será um investimento conjunto de universidades brasileiras, em cooperação com o Instituto Teconológico da Aeronáutica (ITA). O próprio projeto de lançamento já funda as bases para o desenvolvimento de tecnologia própria para colheta e tratamento de informações espaciais, desenvolvendo o campo de pesquisa de Engenharia de satélites no Brasil.

Projeto ITASAT
Projeto ITASAT

A perspectiva é muito positiva, pois teremos um desenvolvimento próprio de tecnologia. Isso é muito importante pois deixaremos de nos apoiar em infraestrutura alheia, sem contar que desenvolverá novos campos de pesquisa e postos de trabalho. Para além, poderemos atender nossas próprias demandas no setor de acordo com nossos requisitos, sem “adaptações de modelos”.

Podemos esperar um futuro crescimento e aproveitamento de nossas mentes brilhantes no ramo. Panorama positivo para a melhoria na cobertura de serviços de dados e voz, radares, serviços de telefonia, etc.

Fonte: Ita

DEIXE UMA RESPOSTA