Podem achar que é cedo demais pra falar de eleições. Não, não é. Não é cedo para começar a pensar em quem vai gerir o nosso país nos próximos 4 anos. Mas o que o Pare e Pense Tech tem a ver com isso? Nada? Tudo! A dica de hoje é a página da Org Transparência Brasil.

O objetivo da org é muito simples:

“Muitos dos projetos da Transparência Brasil baseiam-se no incremento do acesso a informação. As ferramentas abaixo ajudam cidadãos, a imprensa, ONGs, organismos acadêmicos e órgãos de controle do Estado a exercerem o monitoramento das instituições.”

Através da página principal é possível ter acesso a vários “mecanismos de monitoramento” dos órgãos públicos nacionais. É possível ver os gastos públicos com obras, os principais projetos e pauta, e questões relacionadas à administração pública nas esferas municipal, estadual e federal. Porém,  subsítio Excelências é o foco dessa postagem, pois é tecnologicamente uma ferramenta muito boa em ano eleitoral.

A página simplesmente dispõe de um banco de dados com o currículo dos parlamentares que encontram-se no senado, na câmara de deputados, nas câmaras estaduais e em várias câmaras municipais de todo o Brasil. O funcionamento é simples: digite o nome do político e vem todo o histórico público dele, com filiação partidária, principais projetos votados, mandatos, se responde por algum processo, se é envolvido em algum escândalo, etc. Um “google eleitoral”, e tudo grátis, sem quaisquer vínculos com nenhuma organização partidária. Feito pra você cidadão consciente. Ainda há um recurso muito interessante pelo qual você pode buscar as últimas notícias sobre o parlamentar na mídia, ou seja, é possível ver a opinião pública sobre a “excelência”.

Estou dando a dica com muita antecedência pra dar tempo de fazer uma pesquisa cautelosa para que todos tenham uma escolha certa e consciente. Mas repetirei a postagem nas vésperas eleitorais, podem ficar tranquilos.

DEIXE UMA RESPOSTA