Nesta semana acontece de quinta a domingo, no Circo Voador (Rio de Janeiro), a segunda edição do Festival de Cultura Digital. A entrada é gratuita, basta imprimir o flyer e levar um livro ou uma peça eletrônica usada (é a chance de dar um destino àquele seu pendrive de 256mb perdido na gaveta)! O Circo Voador fica nos Arcos da Lapa, veja aqui como chegar.

O evento representa a vertente “engajada” dos aficcionados por tecnologia, reunindo ONGs, artistas, coletivos e ativistas em torno de temas como a crise da indústria e dos direitos autorais, o creative commons e copyleft, a cultura livre e cultura do remix, o colaborativismo, o software livre e o crowdfunding.

Nesta edição do evento o foco é mais na ação do que na teoria, então os temas citados acima não serão discutidos em debate, mas sim postos em prática através de atividades e oficinas: robótica, puredata, reciclagem de material de informática, sustentabilidade, produção de vídeo stop-motion, introdução ao audiovisual, elaboração de projetos culturais, web-radio / rádio livre, gravação, edição e mixagem de áudio, além de exposições interativas.

Conteúdo livre estará disponível para distribuição e compartilhamento através de install fest e de um servidor de download servindo músicas, jogos, imagens e software para quem quiser chegar e copiar para seu pendrive ou HD portátil. Uma tenda de jogos estará aberta aos visitantes na parte da noite, contando com games 100% desenvolvidos e lançados em software livre. À noite, bandas e DJs dão tom com shows de artistas como Lobão e Mundo Livre S.A, entre outros.

Como foi o caso de outros eventos similares que cobri pelo Tambotraising, estarei tuitando ao vivo do local, durante os quatro dias, através da hashtag #culturadigitalbr.

Mais informações sobre o evento e a programação completa você encontra aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA