Chegando no PHPrio 2011
Thiago Belem e Maujor conversando com a galera do PHP'n Rio

Este fim de ano está sendo bastante generoso para o Rio de Janeiro em termo de eventos para entusiastas de tecnologia e internet. Em agosto tivemos o BlogCamp RJ reunindo blogueiros das mais diversas áreas, em outubro o Brasil Game Show atraiu milhares de gamers e neste sábado foi realizado um evento voltado para programadores e web developers, o PHP’n Rio. Como não poderia deixar de ser, o Tambotech marcou presença, representado por este que vos escreve — segue abaixo um breve relato do evento:

A edição de 2011 do PHP’n Rio aconteceu no CEFET/RJ. Localizado próximo ao estádio do Maracanã, o colégio tem uma área arborizada ampla e agradável. Para o evento, foram reservados dois auditórios para as palestras e dois laboratórios de informática para as oficinas, além do hall que foi usado para o (delicioso) cofee-break e a desconferência.

Se você veio aqui só pra baixar os slides das palestras no slideshare, siga para o final do artigo que os links estão por lá 😉

As palestras

Léo Cabral fala sobre SEO x Velocidade de carregamento
Léo Cabral fala sobre SEO x Velocidade de carregamento

Foram nada menos que 13 palestras ao longo do dia. Os temas, é claro, estavam voltados para o desenvolvimento de sites e aplicações para a web. Mas a programação agradava tanto ao pessoal do back-end, quanto à galera do front-end, abordando desde assuntos como padrões de projetosbancos de dados e desenvolvimento de extensões até tópicos como jQuery MobileHTML5CSS3 e SEO.

As oficinas

Thiago Belem e Israel Teixeira em "How Stuff Works"
Thiago Belem e Israel Teixeira em "How Stuff Works"

Realizadas de forma prática em laboratórios com PCs e projetores, as oficinas foram um sucesso, chegando a lotar e formar fila nas portas. Em “Iniciando no Drupal 7”, André Pfeiffer mostrou como instalar e gerenciar este CMS. Já no “Criando uma loja com CakePHP em três horas”, Thiago Belem ensinou a usar este framework para montar uma loja completa e funcional. Em “How Stuff Works”, novamente Thiago junto com Israel Teixeira mostraram práticos exemplos de situações do mundo real, como templating e caching. Finalmente, Daniel Lima mostrou o Doctrine 2 falando sobre mapeamento objeto-relacional.

As desconferências

Guga Alves, Cristiano Web e a galera do Tudo Para WordPress
Guga Alves, @CristianoWeb e a galera do Tudo Para WordPress

Além das palestras e oficinas, os organizadores disponibilizaram uma área de desconferências onde apresentações, debates, e demonstrações aconteciam de forma dinâmica e espontânea, partindo não só de participantes oficiais como de qualquer visitante que desejasse falar.

A apresentação mais legal e completa foi do pessoal do Tudo para WordPress, que mostrou todo o processo de planejamento, criação, e desenvolvimento do novo layout do site. Guga Alves, Cristiano Santos e Luan Muniz falaram sobre Analytics, Arquitetura da Informação, Design, desenvolvimento, WordPress, e mostraram as etapas responsáveis por uma verdadeira transformação de um website.

Em outra desconferência, logo após terminar sua palestra de SEO, Léo Cabral e Leo Balter realizaram uma “sessão de diagnósticos” onde os presentes sugeriam sites para terem seu código fonte analisado e avaliado ao vivo. (Detalhe, dos cinco sites analisados o Tambotech foi um dos que se saiu melhor! [/digdin])

E finalmente, tive a oportunidade de conhecer o trabalho do Nando Ticon, do site Jovem Blogger, que ministrou uma mini-palestra sobre como planejar um blog em 5 passos, que durou só 15 minutos mas foi muito interessante, falando sobre a própria experiência dele em manter um blog e me inspirando a querer voltar com o meu blog pessoal.

Nando Ticon do Jovem Blogger
Nando Ticon do Jovem Blogger
Jefferson Souza sobre jQuery Mobile
Jefferson Souza sobre jQuery Mobile
Jean Carlo Nascimento (Suissa) sobre MongoDB
Jean Carlo Nascimento (Suissa) sobre MongoDB

Slides das palestras

Por enquanto, esses foram os palestrantes que disponibilizaram o conteúdo online. Caso apareçam mais, vou atualizar essa lista!

2 Comentários

  1. Cara, parabéns pelo post : ), ótima qualidade, fotos, opinião , etc. Queria ter chegado lá de manhã pra aproveitar mais o evento, mas acabei chegando só depois do almoço. Prazer conhecer você lá, a gente ainda esbarra por alguns desses eventos. Mega abraço : )

DEIXE UMA RESPOSTA