A partir do dia 01 de março (amanhã), entra em vigor a nova política de privacidade do Google. Com ela, muda a forma com que o Google interage com suas informações pessoais: antes, eram mais de 60 produtos da empresa (incluindo Gmail, Youtube, Picasa, entre outros) cada um com seus termos de privacidade diferentes.

O que muda com a nova política de privacidade do Google

Agora além de consolidar e simplificar tudo isso em um só lugar, as informações pessoais que o Google já armazenava sobre você serão compartilhadas por todos os serviços que você usar. Na prática, isso significa que quando você assistir um vídeo no YouTube, fizer uma pesquisa na web ou mandar um email, cada passo que você der em uma ferramenta do Google, será usada para construir um perfil melhor sobre você. E mostrar propagandas que se adequem mais a você.

Quais os riscos da nova política de privacidade do Google?

Muita gente está preocupada dizendo que com o cruzamento de tanta informação, o Google vai poder criar um perfil detalhado e pessoal demais, incluindo informações sobre local, idade, preferências políticas, inclinação religiosa, orientação sexual, e que isso pode ser abusado de formas perigosas.

Embora isso não deixe de ser verdade, duas coisas devem ser levadas em conta: primeiro, de acordo com os termos de uso, o Google promete não compartilhar esses dados com ninguém e nem vendê-los, usando-os apenas para aprimorar a sua experiência. “Don’t be evil”, etcétera e tal.

Além disso, o Google não vai passar a coletar mais informações pessoais, só está explicando mais e usando de forma mais integrada aquilo que ele já sabia. E o que o Google sabe sobre você? Muita, muita coisa. Ele sabe até a sua idade e do que você gosta. Não é novidade, já faz tempo.

Como cancelar a política de privacidade

Vários sites estão explicando como apagar seu histórico da web e dizendo que é uma forma de evitar que o Google use suas informações pessoais, mas isso não é verdade, ela vai continuar armazenada nos servidores da empresa e só não será exibida para você. A única forma de ficar isento da nova política de privacidade do Google é cancelando e excluindo a sua conta. Existe até uma ferramenta para, antes de fazer isso, copiar todos os dados que o Google tem sobre você, o chamado Google Takeout.

Saiba mais: Políticas e Princípios do Google | Perguntas Frequentes | Google: Good to Know

DEIXE UMA RESPOSTA