O Facebook percebeu que existem muitos usuários escapando para longe do seu software de mensagens, atraídos por outras plataformas que tem a oferecer características sofisticadas do que o atual editor de mensagens do Facebook e foi então que Zuckerberg está agindo a tempo de assegurar a retenção de seus usuários, com um novo anúncio quase todas as semanas e desta vez Facebook Messenger surgiu com criptografia de ponta a ponta de suas mensagens para resolver as suas preocupações de sigilo, assim como já havia sido implantada na plataforma utilizada pelo Whatsapp, seu rival;

Enquanto o messenger e todas as conversas já utilizam canais de comunicação seguros, os usados por bancos e sites de comércio eletrônico, estam em atualização e irá levá-lo para um nível diferente e novo. A nova criptografia de ponta a ponta será, supostamente aplicada nas conversas de uma em uma.

Facebook
Facebook

As mensagens enviadas dessa maneira só pode ser vistas por duas pessoas – o remetente e o destinatário. Eles são codificados ou encriptados, assim que está para ser enviada e pode ser decifrada apenas pelo usuário destinatário. Sendo assim, qualquer terceiro que tente ter acesso aos pacotes de dados não pode descriptografar a mensagem para ler o conteúdo, nem mesmo o próprio Facebook.

A criptografia não será habilitado como padrão, no entanto; você terá que selecionar intencionalmente a opção de iniciar uma conversa secreta.

O recurso pode vir a calhar quando você quer transmitir alguma informação importante e ‘privada’ e precise garantir total sigilo, por exemplo, quando a partilha de informações financeiras confidenciais.

É essencial observar que mensagens encriptadas só serão visíveis pelo receptor, o Facebook reconhece que algumas pessoas podem achar isso estranho, ou ruim, e por questão de integração completa dos dispositivos, a mensagem deve ser sincronizada em todos os dispositivos de propriedade de um único usuário.

No entanto o dispositivo escolhido para enviar a mensagem criptografia deve ter única configuração, pois isso é considerado essencial para manter um alto nível de privacidade.

Facebook, Whatsapp e o Telegram!

Estatísticas do início deste ano revelam que o Snapchat está crescendo rapidamente nas fileiras, batendo WhatsApp Messenger e na corrida para a maior parte do tempo gasto pelas pessoas que usam o aplicativo a cada dia.

Admitindo-se que Snapchat é essencialmente um aplicativo de vídeo chat, o objetivo subjacente de todos ao utilizar esse método de comunicação e a métrica para medir o sucesso é o equivalente ao tempo gasto pelos clientes nas ações usadas no aplicativo.

E a competição não para por ai, a Apple anunciou envio de mensagens privadas, com a utilização de um recurso ‘Toque para revelar a mensagem’. Agora, o anúncio do Messenger sobre mensagens de auto-destruição, uma característica que muitos identificam como ser a razão para o sucesso do Snapchat.

3 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA