Hoje o Facebook se tornou algo maior do que Mark Suckerberg pode administrar. É aí que entrar o F.B. Purity (o nome é óbvio mas, por uma notificação, tiveram de mudar), ele é um script feito para melhorar a navegação e até mesmo usabilidade da rede social.

O addon está lá principalmente para filtrar conteúdo da sua timeline. Em tempos em que tudo se resume a “Curta e Compartilhe isso!”, a ferramenta é de uma ajuda inacreditável. O Purity possui filtros pré-determinados, ações que são compartilhadas que não podem ser filtradas pelo próprio Facebook, e uma caixa para filtros de texto totalmente customizável ao gosto do freguês.

Como Instalar

  • Acesse http://migre.me/90jVl
  • Veja se seu navegador foi corretamente selecionado
  • Clique em Instal F.B. Purity – Extension

Atenção: O F.B. Purity possui um bug, que eu mesmo já reportei que após carregar o Facebook e voltar para  a timeline(clicando em Feed de Notícias ou no logo) o addon desaparece e os filtros somem. Para corrigir isso apenas recarregando a página, apertando F5 ou no botão Recarregar/Atualizar do navegador.

Veja na imagem abaixo a tela de configuração do F.B. Purity. Recomendo a todos se guiarem pela imagem e irem testando os filtros aos poucos:

Clique para Ampliar

Custom Text Filter – Como filtrar Compartilhamentos de páginas indesejadas

Como já devem ter percebido, o Facebook se tornou uma filial brasileira do 9Gag com um monte de imagem “engraçada” pra lá e pra cá com dizeres óbvios e legendas com “Curta e Compartilhe”. O pior de tudo é que as pessoas realmente curte e compartilha. Com o Custom Text Filter é possível filtrar exatamente o que você não quer ver na timeline do Facebook. Repare que no exemplo da imagem.

    • Caso queria, por exemplo, bloquear a palavra Soft e não impedir que apareçam palavras como Microsoft ou Softball, digite “\bsoft\b” (sem as aspas).

Como Remover a Linha do Tempo do Facebook

Botao/Ícone da Linha do Tempo ativa e desativada.

Realmente, a inclusão da Linha do tempo foi um incômodo generalizado. Aquilo atrapalha mais do que ajuda, tirando a função de foto de capa que eu achei bem legal, de resto a navegação e leitura das atividades de um perfil/página pioraram. Para desativar é bem fácil, basta instalar o F.B. Purity, como explicado acima, e quando acessar o Facebook vá na barra de endereço e clique no ícone TL para desativar. Para desfazer, basta clicar novamente no ícone.

2 Comentários

  1. Acho que pretendo instalar esse aplicativo no meu PC. Tem alguns momentos que me “dá nos nervos” a quantidade de postagens dos meus contatos e amigos dos contatos sobre um mesmo assunto, por exemplo: protestos no Brasil, Anderson Silva no UFC, declarações polêmicas do Marco Feliciano, programas de televisão polêmicos, insatisfação com os problemas do país onde se usa a famigerada expressão “pão e circo”, etc. Porque muita coisa que meus amigos postam eu não concordo, muitas atrações de TV e bandas de música de que eles não gostam eu gosto, e vice-versa. E se torna mais trabalhoso ocultar post por post, por isso acho interessante esse filtro de palavras ou expressões que o internauta não deseja que apareçam na sua linha do tempo do Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA