A Universidade de Stanford, EUA, está organizando desde 2000 pela seu departamento de química um projeto interno chamado FAH que tem o intuito de desvendar o funcionamento do dobramento de proteínas. O projeto visa entender como pode ocorrer insuficiência de determinadas proteinas que podem vir a causar doenças como: Alzheimer, Huntington, Parkinson e dentre outras.

Agora foi desenvolvido o “The Fold”, aplicativo tem a ideia de formar uma superbase de dados que possa ajudar nos estudos para a cura de muitas doenças. De acordo com a Universidade o app sendo baixado adiciona você a uma rede de mais 125 mil computadores e por sua vez gerar uma medida de 20 mil teraflops de poder computacional criando assim uma ultra database que vai auxiliar muitos cientistas.

Mas o que você tem a ver com isso?

O The Fold ao invés de gastar uma fortuna para construir um supercomputador que não teria nem um décimo do seu potencial, os idealizadores optaram pelo sistema de computação distribuída que consiste em utilizar diversos computadores ao redor do mundo conectados à internet, para criar o maior supercomputador do mundo e realizar simulações. Portanto, até você que sempre se questionava como poderia contribuir para o bem da humanidade agora vai poder fazer isso do seu lar, doce lar.

Como podemos fazer a nossa parte?

Você pode acessar o App Comece Folding totalmente de graça e aceitar a condição de compartilhar o Folding. le ficará rodando em segundo plano e seu ícone ficará na inicialização rápida, junto com aqueles ícones próximos ao relógio, então se conectará ao servidor e receberá a instrução do que deve calcular. Após ele realizar os cálculos o programa se conectará novamente e enviará o feedback contendo o resultado das simulações para o servidor do projeto, em seguida baixa novas instruções e inicia o processo todo novamente em um ciclo sem fim.

DEIXE UMA RESPOSTA