Estou escrevendo esse texto hoje domingo para que na próxima terça feira eu possa dizer que escrevi antes da segunda-feira! há. Eu vou profetizar antes de todos, a próxima tendência dos sistema Mobile, somente eu e o senhor Steve Jobs sabe disso. Pretencioso do reto é a ROLHA!

 

Essa imagem não tem nada haver com o texto
Essa imagem não tem nada haver com o texto

Hoje no mercado temos duas brigas, não falo de marcas ou fabricantes, a grande briga é simplesmente por ser livre ou por não ser livre. Os Pseudo especialistas afirmam incasalvemente sobre que ser livre é a melhor maneira para uma grande evolução em sistema Mobile e o Android, que representa como herói da história é lindo, tesão, bonito e gostosão!

Mas que os teóricos não falam é da prática, e na prática isso vira um grande UTOPIA. Veja bem meu caro amiguinho verde, nós do mundo de gente grande temos um pequeno detalhe chamado: DINHEIRO. Estamos num mundo capitalista, discorde disso ? e um sistema mobile livre para mim é exatamente perfeito como o Socialismo: LINDO NO PAPEL DOS LIVROS, MAS NA PRÁTICA ? NÃO FUNCIONA!

Qual a próxima tendência do Mercado de Softwares Mobile ?

Para que um produto de qualidade chegue ao consumidor, na verdade qualquer produto, ele passa por diversos acordos comercias. Estive conversando com um funcionário da Motorola por um bom tempo e descobri por exemplo que só a operadora as vezes faz atrasar um aparelho o sistema por até 6 meses.

O ideal seria o equilibrio dessas duas correntes, o sistema perfeito seria se ele fosse fechado, para ajudar a manter sempre atualizado, mais seguro e menos fragmentado, entretando deveria ter pequenas API livres para que pequenos, médios e grandes desevolvedores pudessem criar livremente sobre o sistema.

Assim agradaria as grandes empresas, mas evitaria incomodar o elemento mais importante dessa equação: O Consumidor.

O que a Bicha de preto tem haver com isso ?

No Glorioso ano de 2010 o Steve Jobs lançou o Facetime, e adivinha o código do facetime está pronto para ser aberto, para que pequenos desenvolvedores possam contruir novas funções sobre o hardware. Fazendo isso apenas numa parte do sistema, o iTunes e sua venda músicas está assegurada e a venda de aplicativos também, mantendo e respeitando contratos e leis de diversos países.

Amanha vai ser oficialmente o lançamento do iOS 5 e todos esperam algo a mais e para mim, Jobs vai acabar ditando essa tendência, ele deve declarar oficialmente a abertura do código do facetime e com certeza profetizar a abertura de outras partes do iOS. Assim agradando aos desenvolvedores.

Mas o DEUS Google ?

Quem está de perto percebendo o mercado de sistema mobile está percebendo que o Google está começamento a se mexer com isso, tanto que em seu último Android para Tablets, ele colocou um pouco mais de ordem na casa. O Android tem MUITO Futuro, diria até que o Android tem MAIS potencial que o iOs daqui para frente, mas únicamente se o Google politizar algumas coisas, botar mais ordem na casa e acabar com a festa de alguns fabricantes e operadoras.

E a Redmond ?

O Pessoal da Microsoft ainda não mostrou todas suas armas, mas creio que eles estão no caminho certo, só espero que não demorem muito, porquê se não acaba o Bolo!

Espero que os intelectuais reparem na frase em vermelho.

5 Comentários

  1. Boa, sr. Aos olhos de um desenvolvedor seu texto está perfeito. Lembro, porém, que os produto iQualquerCoisa são os que mais satisfazem seus consumidores.

    Jociel
    @jeloyalmajid
    Powered by Android

    • É Verdade @jociel As pessoas falam muito sobre vendas do Android, mas ninguem mostra o nivel de Satisfação que os usuários da Apple tem.

      Eu mesmo por exmplo estou muito satisfeito com o iPhone, mas no Android eu já estou a pensar em mudar o Fabricante, o problema não é o sistema e sim o fabricante do aparelho, mas isso aos olhos de consumidor comum fica ruim a imagem do Android.

  2. Entendo que o iOS eh o “fechado” mais facil pro usuario padrão utilizar, porém ao mesmo tempo que a fragmentação do Android pode prejudicar pra quem CONHECE, ajuda a dissimar o aparelho para quem não conhece, afinal de contas o cara sempre culpa a marca que ele ve na frente… logo, a marca da fabricante, quem entende o que fala (5%) sabe tudo que rola e não sai por ai falando mal.
    Fato é que eu uso uma fragmentação horrível do android MB502 da motorola, mas se ele não fosse aberto eu não poderia deixar mais útil.
    Entendam que o Android compete no mercado de baixo nível (como o galaxy5 ou o zte) e compete no alto nível (Atrix, Arc, evo, etc…).
    O brasileiro tem uma visão de mundo muito quadrada… vivemos sim no mundo capitalista, massss, se eu te der uma maquina de lavar roupas e cobrar a agua que vc consome, eu nao ganho mais? Existem N maneiras de se ganhar dinheiro, quanto mais gente tiver o SEU SISTEMA, mais dominio vc tem sobre essas pessoas.

  3. Acho que o Android tem realmente um grande futuro e como um viciado em Apple eu quero que ela seja sempre um forte concorrente pois se ele parar o iOS tende a crescer mais devagar, então eue spero que os dois sistemas melhorem muito mas SEMPRE VOU USAR iOS.

  4. Bom, venho aqui como usuário de um sistema mobile que praticamente já ganhou seu atestado de óbito: Symbiam. E infelizmente, digo isso de coração apertado, irei sentir muita falta dele. Por que? porque eu demorei muito para entrar no sistema mobile e ao comprar o aparelho não tive muito como escolher. Hoje minha esposa tem um pequeno tablet com o sistema Android 2.2 e não tenho o que reclamar dele. Já a minha filha tem um iPhone 3G com o IOS instalado. Portanto tenho acesso a 3 sistemas mobile em casa. A praticidade do Android é inquestionável, muito bom mesmo. Mas a qualidade do IOS é impressionante! Dá para entender muito bem os macmaníacos que colocam o Mr.Jobs em um pedestal. Percebo que o Android tem muito a evoluir mas e o IOS… não sei. Mas sinceramente, a Apple não dá sempre um jeito de nos surpreender? Acredito que este embate (IOS X Android) ainda gerar muita surpresas para nós usuários. E o MS Windos Phone 7? Sei lá… prefiro esperá colocar a mão em um para comentar.

DEIXE UMA RESPOSTA