A Google anunciou que seu aplicativo de vídeo, recentemente lançado, o Google Duo, irá substituir a partir de 01 de dezembro de 2016 o Hangouts, no android como aplicativo nativo. A empresa não disse que iria interromper o trabalho ou atualizações para o Hangouts, no entanto, foi dito que a aplicação deixará de vir junto com o Android, mas vai se tornar opcional.

A Google afirma que Hangouts em breve será opcional, como parte do pacote de software que os OEMs são necessários para pré-carregar o dispositivos Android. A Google Duo irá atuar como o seu substituto.

De acordo com o Canal Polícia Android a Google afirmou a seguinte nota:

“Hoje, estamos anunciando que Google Duo irá substituir Hangouts dentro do conjunto de núcleo GMS aplicativos e Hangouts se tornará GMS opcional para produtos de telefonia. Esta alteração entrará em vigor em 01 de dezembro de 2016. “

A partir de 2017, todos os smartphones lançados tão que instalar o Hangouts como opcional. Isso significa que você terá que baixá-los da Play Store, onde o app vem empacotado juntamente com outros aplicativos essenciais. Isto não significa também garantir que os fabricantes não vão colocá-lo no pacote juntamente com outros aplicativos. No entanto, a opção de adicionar um aplicativo opcional no lugar do Hangouts irá ser extremamente tentador para os fabricantes. Mais uma vez, considerndo que teremos que baixar o Hangouts separadamente pelo Play Store após a configuração, se quisermos continuar a usá-lo pelo smartphone.

Dito isto, é um pouco estranho que Allo não seja parte da mudança. Com tantos outros serviços de mensagens no mercado, você acha que o Google iria fazer tudo o que puder para incentivar os proprietários de smartphones a usar a plataforma, especialmente uma vez que apresenta Google Assistant, excitante nova plataforma AI da empresa.

Então, Hangouts pode não ser tão importante para o Google no futuro. Mas isso não significa que a esteja próxima a sua morte. Afinal, você pode usá-lo em vários dispositivos e no navegador, o que não pode ser dito para Allo.

DEIXE UMA RESPOSTA