A série Lumia da Nokia, é a primeira linha de smartphones a receber o Windows Phone 7, também conhecido como Mango.

O Nokia Lumia 610 é o primo feio da família Lumia, eu explico, ele é o primeiro smartphone popular da linha. Dando uma olhada rápida no modelo e vendo suas limitações, percebe-se que ele estará mais abaixo do nivel do preço de outros celulares, principalmente os da família Lumia da Nokia.

Nokia Lumia 610

Especificações do Smartphone Nokia Lumia 610

  • Windows Phone 7.5 “Mango”
  • Processador Qualcomm de 800 MHz
  • 256Mb de memória RAM, 8Gb de memória interna
  • Conectividade EDGE / GPRS / 3G / Wi-fi (b/g/n)
  • Câmera de 5MP  auto-foco e Flash
  • Gravação de vídeos em 720p com 30 fps
  • Tela de 480 x 800 pixels, 3.7 polegadas e Multi-touch
  • Bluetooth 2.1
  • GPS com suporte a Nokia Drive (é Nokia Maps no WP7)

Pelo olho percebe-se que é um smartphone da linha Lumia pela forma bem similar a do Nokia 700 e também às cores de traseira bem coloridas. Mas a similaridades param por aí, porque o rendimento do Lumia 610 está abaixo dos outros modelos, mas como disse, isso é proposital. Afinal, nenhum celular popular possui configurações (preço) próximos a de um iPhone.

Começando pelo processador, acredito que seja suficiente para boa parte dos smartphones. Se 800MHz já é quase suficiente para tablets, imagino que em celulares seja bem tranquilo. O que pega mesmo é a memória, 256MB é pouco para um celular hoje em dia. Com a quantidade de funções que um smartphone possui atualmente e a cultura do multitasking, hoje você acessa internet, redes sociais enquanto ouve música e conversa com alguém nos mensageiros, provavelmente esses 256MB não serão suficientes, sem contar a possibilidade de varios apps não rodaram bem ou nem abrirem por isso(vide imagem abaixo).

“Por possuir 256MB de RAM, seleção de apps e funções podem ser limitadas.”

Outra limitação que talvez defina a compra é a falta da entrada de cartão de memória, hoje tão necessária e por isso banal. Claro que muitos celulares mais populares não vem de fábrica com 8GB de armazenamento (normalmente são 4Gb com slot de cartão para até 32GB), mas, se você for maluco por músicas ou apps é bem capaz de isso ser pouco. Mas nesse caso de armazenamento, não é regra nenhuma, meu celular tem cartão de 2GB e é totalmente suficiente pra mim.

Conclusão

Claro que tudo isso tem um preço nesse caso, ter memória e armazenamento reduzidos compensam num preço bem abaixo da média dos smartphones atualmente. Acredito que pra muitos isso será suficiente para a compra, para outros talvez, seja melhor juntar mais 100 ou 200 reais(talvez mais) e pegar um smartphone mais completo. Bom, quem define isso é você, comprador.

DEIXE UMA RESPOSTA