O Firefox OS é o sistema operacional para smartphones criado pela Mozilla, a mesma empresa responsável pelo navegador Firefox. Anunciado em 2012 (leia esta matéria do Tambotech), em julho de 2013 foi o lançado na Espanha o primeiro smartphone com Firefox OS.

Firefox OS

Mas você não precisa sair do Brasil e nem gastar dinheiro para ver experimentar como ele funciona. Veja aqui como usar o Firefox OS no seu computador de uma forma muito simples (e grátis!):

  • Abra o navegador Firefox no PC e instale o Firefox OS Simulator.
  • Clique em Firefox -> Desenvolvedor Web -> Firefox Simulator.
  • Clique no slider “simulator“, que deve mudar de “stopped” para “running“, e a janela do simulador irá se abrir.

Pronto. Fácil, né? (e bem mais barato que importar um telefone com Firefox OS).

Agora é possível experimentar o Firefox OS como se estivesse usando um smartphone,* podendo inclusive ter acesso ao marketplate oficial e instalar qualquer app disponível na appstore do Firefox OS. Na imagem acima é possivel ver os apps do Facebook, Twitter, Soundcloud e Wikipédia, dentre dezenas de outros que já estão disponíveis.

Firefox OS Simulator

A extensão foi criada principalmente para ajudar desenvolvedores que queiram testar seus apps, mas que pode ser usado por qualquer usuário sem quase nenhuma restrição. (* há exceções: por se tratar de uma versão alpha do Simulator, com o Firefox OS 1.1.0.0-prerelease, algumas coisas podem não sair como esperado. Por exemplo, apps não tem como executar audio por enquanto; e por razões óbvias qualquer função que tente utilizar o hardware do telefone – camera, vibração, etc – não vai funcionar)

DEIXE UMA RESPOSTA