O Firefox OS (codenome Boot 2 Gecko) é novo sistema operacional mobile que está sendo desenvolvido pela Mozilla. Com previsão de lançamento para 2013, e a difícil missão de concorrer diretamente com iOS e Android, o Firefox OS promete ser mais leve e flexível que os dois sistemas. Além disso, os aplicativos serão escritos e irão rodar direto como HTML5, o que vai facilitar a vida dos desenvolvedores de apps (e sem apps um sistema mobile não existe).

Por exigir menos recursos, o Firefox OS poderá ser instalado em uma gama mais ampla de telefones, muitos deles de preço acessível a uma faixa mais “modesta” da população. Ao trazer a experiência de smartphones como iPhone e Android para celulares mais simples e baratos, a Mozilla pretende ganhar espaço principalmente em mercados emergentes — não é à toa que o primeiro país a receber um protótipo funcional será o Brasil.

Não quer esperar até 2013? Quer experimentar o Firefox OS agora? Que tal instalar a versão beta do Firefox OS no seu computador? Ela foi disponibilizada essa semana pela própria Mozilla, mas já avisamos que o procedimento não é para os iniciantes: como o sistema ainda se encontra em versão de pré-lançamento, o público alvo desse beta são entusiastas e desenvolvedores.

Como baixar e rodar o Firefox OS Beta

Não há uma imagem ISO, arquivo ZIP ou método simples de instalação. É preciso familiaridade com a linha de comando, bibliotecas e ferramentas de compilação, além de um mac ou PC com Linux. Se você não sabe usar o git ou compilar um build, desista e espere uma próxima versão ser lançada. Caso contrário, as informações podem ser encontradas na wiki de desenvolvimento da Mozilla. Quem tem um mac e prefere um guia mais resumido pode seguir o guia disponibilizado pelo Leo Balter no seu site pessoal.

Fonte: Tecnoblog.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA