Protótipo ZTE com Firefox OS -- Foto: Nick Ellis/TechTudo
Protótipo ZTE com Firefox OS — Foto: Nick Ellis/TechTudo

O Firefox OS esteve em pauta durante a 13ª edição da Feira Internacional de Software Livre, que aconteceu entre 25 e 28 de julho em Porto Alegre. Christopher Arnold, desenvolvedor de negócios da Mozilla Foundation, aproveitou o primeiro dia do evento para divulgar mais detalhes e novidades sobre o projeto do sistema operacional para smartphones que está sendo desenvolvido pela empresa.

De acordo com o representante, o Firefox OS é parte da estratégia que a Mozilla está adotando de concentrar seu foco no mercado mobile. Arnold confirmou que o Brasil será o primeiro país no mundo onde será lançado um smartphone com o sistema.

O lançamento do Firefox OS no mercado brasileiro ocorre em 2013: o aparelho será fabricado pela ZTE e lançado pela operadora Vivo (Telefonica). Quem esteve presente também pôde conferir de perto um protótipo funcional com uma versão preliminar do OS mobile.

Simplicidade: a proposta do Firefox OS

Um ponto central no Firefox OS é a promessa de simplicidade. No hardware, onde sistema operacional é leve, exigindo menos do poder de processamento dos smartphones — o que garante aparelhos mais baratos. Na criação de software, onde os desenvolvedores podem escrever diretamente em HTML5 e ter acesso direto a componentes do telefone. Na publicação de apps, com um market store que não depende de complicados processos de avaliação e aprovação. Na autonomia, onde a duração da bateria pode chegar a até uma semana. Na distribuição, que disponibilizará o Firefox OS sem qualquer custo para usuários finais, fabricantes e operadoras.

Após o lançamento no Brasil, a Mozilla irá lançar o aparelho da ZTE com Firefox OS no Chile e na Argentina. Há negociações em andamento para lançamentos na Alemanha e nos Estados Unidos.

Fonte: TechTudo.

DEIXE UMA RESPOSTA