nokia-iphone

Para aumentar o #mimimi de como segurar o iPhone, A Nokia aproveitou o hype e escreveu um artigo, falando que os Smartphones Nokia podem ser segurados de qualquer jeito. Mas para apimentar a coisa toda, corri atrás do manual do Nokia E72 e adivinha:

“Segurar o dispositivo corretamente
O receptor GPS está localizado na parte traseira do dispositivo. Ao usar o receptor, não cubra a antena com a mão. Estabelecer uma conexão GPS pode demorar alguns segundos ou vários minutos. Estabelecer uma conexão GPS em um veículo pode levar mais tempo.O receptor GPS obtém sua energia da bateria do dispositivo. O uso do receptor GPS pode esgotar a bateria mais rapidamente.” – Manual Nokia E72 – Página 94

Conectividade

Nos parece que a realidade alternativa da Nokia não está sendo de Boa qualidade. Acontece, meu amigo Querubim, que qualquer aparelho que tenha que receber qualquer tipo de sinal (wifi, GPS…) ele tem uma posição ideal, no caso de portáteis e moveis, tambem de segurar.

n97-gps-segurar
Manual do Nokia N97

Isso é física, não vou explicar como funciona detalhadamente, se não eu vou me enrolar. No caso da Apple, aconteceu somente com a rede da AT&T e com alguns usuários. Oficialmente parece ter sido encontrado um erro de calculo na exibição do sinal no iPhone 4, inclusive parece que o erro de calculo vem desde o primeiro iPhone.

O erro fazia o iPhone mostrar bom sinal quando na verdade não tinha quase nenhum e obviamente isolando a antena num lugar com baixo sinal vai deixar terrivelmente lento. Não estou defendendo uma ou outra empresa, eu só acho que todos devem ver todas as possibilidades antes de criticar. Inclusive devo lembrar que quase todos celulares e smartphones em seus manuais dão recomendações de como segurar, limpar entre outras recomendações.

6 Comentários

  1. Já experimentou amordaçar um Nokia qnd conectado a wifi, edge ou 3G? O sinal não cai 1 ponto. E como o papel de qq telefone é manter sinal ao menos edge, 10 x 0.
    Sobre o GPS, tudo bem, afinal capta ondas bem fracas e com fonte a quilômetros de altura. Fica difícil mesmo a captação. Por isso geralmente elas são posicionadas na parte mais plana dos aparelhos — no caso dos N95-x, em baixo do teclado, e tb em seu manual faz observação qnt a posição.

  2. Larga a mão de defender a apple! Há absolutamente TOTAL DIFERENÇA aqui! O iPhone simplesmente PERDE SINAL no simples ato de segurar o aparelho na posição natural de atender ao telefone. Isso não acontece com NENHUM OUTRO APARELHO, DE NENHUMA OUTRA FABRICANTE. E não tem nada a ver com GPS, é o sinal mais comum que existe, o de telefonia celular.

    Péssima reportagem.

    • Vejo que você não leu o artigo ? e como assim posição natural ? Se você segurar normalmente o iPhone 4, ele funciona perfeitamente. Eu não sou reporter, sou parcial, sou blogueiro. é minha opnião.

  3. Eu tenho um 3G e fiz o teste, realmente perde sinal se tu agarrar o bicho, mas convenhamos, quem fará isso na prática, agarrar um celular como se fosse um tijolo…. E concordo também que qualquer celular deve apresentar alguma atenuação de sinal, visto que são ondas eletromagnéticas que sofrem interferência do corpo humano, edificações e até reservatórios de água. Uns atenuam mais, outros menos, dependendo do projeto da antena e do quão distante está a fonte do sinal, sendo o GPS o pior caso, quem usa sabe que até as nuvens influenciam.

DEIXE UMA RESPOSTA