Windows Phone

As vendas de smartphones chegaram à 349 milhões, impulsionados por smartphones de baixo custo em mercados emergentes. Infelizmente, a Microsoft não foi mencionada na base da pirâmide em tudo. De acordo com o Gartner, empresa de pesquisa de dados de vendas móveis globais, para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2016 o mercado de sistema operacional móvel é dominado por Android, com uma porcentagem de mercado de 84%. O segundo ponto é, como de costume dominado pelo iOS da Apple com uma porcentagem de mercado de 14,8%. Ainda em terceiro lugar está Windows Phone da Microsoft, que está caído e inferior à 1% do mercado.

O Ano de 2015 do Windows Phone

No mesmo trimestre do ano passado, a Microsoft, pelo menos, conseguiu segurar a 2,5% de participação de mercado e alguns esperavam que poderia subir entre 3% a 5%. No entanto, isso não está acontecendo e o triste destino da Microsoft e Windows Phone é finalmente seu último suspiro. 

A Microsoft fez um movimento ousado quando foi em frente e adquiriu a divisão celular da Nokia. E com o Windows 10 libertação, o que esperava reviver Windows Phone e torná-lo um forte terceiro candidato para a competição. Mas ele ainda fica no terceiro lugar e agora se tornou irrelevante para seus rivais. A Microsoft aceitou que a aquisição da Nokia foi um erro e anunciou que planeja vender seu negócio de telefonia por US $ 350 milhões para uma subsidiária da Foxconn. A referida é controlada pela HMD Global, o mesmo com quem a Nokia já está em parceria para criar uma nova geração de smartphones e tablets. Os telefones irão utilizar a marca da Nokia e que melhor maneira poderia ser na aquisição contra a Microsoft.

Rumores do Surface

Os rumores sobre um telefone surface são muito abundantes, e se for mesmo esse o caso, a Microsoft poderia ter finalmente desistido da divisão de telefonia. No entanto, o declínio das vendas do Windows Phone contribuíram para uma enorme queda na receita da Microsoft. Mesmo se a Microsoft conseguir introduzir um dispositivo que seria necessário um milagre por parte da empresa para ajudar a porcentagem de venda do mercado  do Windows Phone OS.

Empresas como a BlackBerry parecem aceitar seu destino e estar finalmente abraçando a ideia do Android, sendo agora a hora para a Microsoft sair do mercado de smartphones completamente ou manter o hardware e trocar o sistema operacional para o Android.

DEIXE UMA RESPOSTA