Parceria da Nokia e Microsoft
Parceria da Nokia e Microsoft

Então aconteceu o que todos apostavam, Nokia e Microsoft se uniram para o mercado de Smartphones, sim todos já esperavam isso, já que a Nokia não andava bem das pernas em não apresentar um sistema realmente decente para a essa nova necessidade do mercado. Culpa do Steve Jobs, claro.

Desde do primeiro iPhone (e já faz tempo) que a Nokia não apresentava um sistema fácil, simples, intuitivo de mexer. O atual Symbiam pode ser um sucesso em celulares mais simples ou que não sejam 100% touch, mas é bem defasado nesse mercado de Smarpthones Touch, mercado criado pelo iPhone que mostrou um usabilidade mais eficiente, pode me Xingar a vontade mas são os números que dizem!

A aposta da Nokia até então era versões Maebo, ou algo nome parecido, um linux otimizado. Mas a aposta desse sistema foi feito tarde de mais no mercado e própria empresa não definia um foco do sistemas para essa linhas de celulares. Essa semana um Gerente da Nokia admitiu o Triunfo da Apple:

O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e nós ainda não temos nenhum produto que chegue nem perto da experiência dele. O Android chegou ao mercado 2 anos depois e esta semana nos tomou a liderança em volume de smartphones. Inacreditável. – Stephan Elop | Fonte: Tech Furtune (CNN)

Na minha opinião o primeiro erro da Nokia foi não ter foco no mercado, a diversificação de aparelhos e sistemas é bom. Mas chega ser um exagero que deve exigir faculdade ou como disse uma vez a Bia Kunze: “O Nokia se reproduz como os Gremlins“.

Microsoft inova, ALELUIA!

A Microsoft também atrasada (normal) mas ela acertou em criar o novo o Windows Phone, com uma interface bem mais limpa e melhor, diferente do iPhone. Creio que essa parceria não vai tirar o mercado da Apple, os usuários da maça tendem em sua maioria prosseguir com o iPhone pelo menos para uso pessoal.

O Mercado do Android

Já os usuários do Android são como cachorros sem dono, estão até satisfeitos com o sistemas mas são chutados pelos seus fabricantes que fazem piada com a dignidade alheia, o Mercado do Android é grande mas está uma bagunça, todo pulverizado e todo descentralizado, o Ruim disso que os aplicativos para Android ganham mais força para pirataria, os desenvolvedores tem mais dificuldade para produzir para Android caso queira atender alta demanda no mercado.

Parceria da Nokia com a Microsoft

Então em carta aberta o atual CEO, Stephan Elop, anunciado pelo blog oficial da empresa Nokia Conversations, falou de como vai adotar em seus smartphones o sistema da Microsoft, os pontos fortes são:

  • Nokia irá inovar em cima da plataforma, em áreas como a imagem, onde a Nokia é líder de mercado.
  • Os serviços de busca serão efetuados pelo Bing nos dispositivos e serviços da Nokia
  • Nokia vai ajudar a conduzir e definir o futuro do Windows Phone
  • Nokia Maps é uma parte central de serviços de mapas da Microsoft
  • Nokia e Microsoft irão colaborar estreitamente no desenvolvimento de iniciativas conjuntas de marketing e um plano de desenvolvimento compartilhado
  • O conteúdo da Nokia e loja de aplicativos será integrado com o Microsoft Marketplace (WIN!)

Os pontos Fortes dessa parceria

O sistema da Microsoft tem um mínimo de requisitos com relação ao hardware, o Windows Phone 7 também pretende padronizar a resolução de tela dos aparelho. Com essa padronização somado a grande ferramenta de desenvolvimento software já disponível, vai facilitar e muito a vida dos Desenvolvedores, trazendo em pouco tempo qualidade em softwares e também jogos para o Windows Phone 7, assim matando a confusão que o Android conseguiu com 200 tipos de tela x tamanho x resolução x hardware x sistema.

O grande ponto forte mas dessa vez contra o iPhone e diversificação que a nokia pode trazer, muitas pessoas não compram iPhone, por não ter outras opções de hardware, as vezes câmera, memória e outras opções. A Nokia é conhecida por diversificar o mercado  vai apresentar mais opções ao consumidor.

O Velho Symbian ?

Como eu já afirmei antes, a Nokia gosta de diversificar, acredito que algumas linhas de aparelho vão conter sim o Symbian, mas acredito que a versão S60 V5 (touch) vai ser extinta para entrar o Windows Phone. Eu até gosto de vários modelos da Nokia, mas espero que ela dê uma enxugada nisso e padronizar o nome dos aparelhos para todo mundo.

Via: Rodrigo Toledo

3 Comentários

  1. A Nokia demorou demais para se dar conta que o Symbian estava morrendo. Só acho uma pena que tenham resolvido apostar num sistemas que nem foi lançado ainda ao invés de dar uma chance para o Android que é obviamente um SO mobile de sucesso.

    Se essa parceria Nokia/Microsoft não de certo a Nokia vai sofrer demais.

  2. Vamos lá..

    Com certeza esta foi uma tentativa da Nokia de voltar a ganhar mercado já que o mesmo CEO da empresa soltou as frases que podemos ler no inicio do artigo.

    realmente vai ficar cada vez mais dificil recuperar este mercado e a parceria com a Microsoft pode ser algo realmente interessante. Mas ainda não sabemos mt sobre o Windows Phone 7 e até onde ele pode ir.

    Usar Android poderia ser uma alternativa com uma versao mais madura e menos modificada. mas parece que a nokia tem certo orgulho por estar adotando outro sistema em detrimento do proprio.

    Vamos ver. No total esta parceria pode ser bastante interessante

DEIXE UMA RESPOSTA