Para 2010, resolvi colher alguns dados dos visitantes do SINAL3G para que possamos ter uma fotografia dada pelos usuários. Pretendo fazer essa pesquisa a cada semestre, depois devo reduzir para cada trimestre afim de acompanhar a evolução de cada operadora. Para a pesquisa, criei um formulário com oito perguntas. Vou agora tentar explicar o objetivo de cada uma.

  1. Velocidade: Pedi para que cada usuário desse uma nota de 1 a 5, julgando a qualidade de sua velocidade, com a intenção de fazer um contraste com a velocidade contratada
  2.  Estabilidade: Cada usuário deu uma nota de 1 a 5, julgando a estabilidade de sua conectividade 3G
  3.  Preço: Cada usuário deu uma nota de 1 a 5, julgando o preço que está pagando pelo seu plano de dados.
  4. Onde: Cada usuário mostrou onde estava usando a conexão. São três as necessidades: Portátil, móvel e Computador pessoal.
  5. Plano: Cada usuário definiu o seu plano contratado.
  6. Região: Definição da região onde mora: Sul, Sudeste…
  7. Capital: Quis saber do usuário, se ele residia na capital de seu estado. Essa pergunta, acredito que vá evoluir para definição do estado onde mora.
  8. Velocidade Desejada: Nessa pergunta quis saber qual era a velocidade mínima real que o usuário desejaria. Foi onde também tive a maior surpresa.

O Meu Relatório Completo da pesquisa você pode conferir, Fazendo Download arquivo Zip ou em PDF.

Gostaria imensamente de agradecer a Bia Kunze, Garotasemfio , sem ela o mapa não teria a visibilidade que tem hoje. Ao Gustavo Araújo, amigo que no inicio do projeto me ajudou bastante. Ao Welker Costa, que na amizade me ajudou a construir o layout. Ao Rafael Sampaio Mano, amigo pessoal, que me presenteou com essa logomarca. E claro a todos os Portais, Sites, Blogueiros, Twitteiros e outros “eiros” que ajudaram a divulgar o Mapa do Sinal3G.

Claro, gostaria de Agradecer a todos que colaboraram.

22 Comentários

  1. Muito interessantes as estatísticas.
    Sou usuário do Claro 3G no sul do Rio (Barra Mansa). Aqui temos a Claro e a Vivo atuando com tecnologia 3G. Sendo a Claro a que possui maior estabilidade, mas a Vivo sai na frente com os planos sem limites de transferência. Ambas operadoras praticam valores altos se considerado a velocidade e a qualidade do serviço oferecido. Há muito a ser melhorado com relação ao serviço disponível, mas para usuários que como eu, utilizam o 3G principalmente em smartphones e laptops, esta ainda é a melhor alternativa.

  2. Sou Consultor de Mobilidade, e achei muito bom, interessante esses dados, alem do que vem de fonte confiavel. Parabens pelo esfor;o em transmitir as informações.

  3. @osvaldo

    Muito Obrigado pelo Elogio, estou pensando em usar os mesmos dados para fazer um retrato de cada operadora, mas os números não são expressivos. Talvez eu faça, só por curiosidade.

    O que eu mais achei impressionante é que muita gente usa 3G em computador pessoal.

  4. Voce poderia realizar uma pesquisa com numeros reais ao inves de usar como referencia notas de 1 a 5.

    Por exemplo:

    Colocar o valor real do plano e a quantidade de dados contratados.

    Com a ajuda de Apps(Speedtest) no caso de smartphones e sites com a mesma funcao desses apps, poderiamos informar a verdadeira taxa de transmissão de dados de cada região.

    E por ai vai. Acho que você teria uma pesquisa mais precisa.

    Abs,

  5. Oi, Muito bacana tua pesquisa. Acho que mais problema que não ter “números reais”, mas notas é não ter dados cruzados: quem está satisfeito é de qual operadora? quem quer mais velocidade usa 3G onde? Coisas do tipo… tabulação e sistematização dos dados que torço para que o relatório mais detalhado venha a trazer.
    Abraços e parabéns!

  6. @acabral

    Cara, os graficos apresentam os números reais, mesmo assim eu pretendo utilizar os dados para mostrar o retrato de cada operadora, mas estou vendo primeiro se os numeros são expressivos para isso.

  7. Eu moro na capital do Rio de janeiro, já exprimentei a 3g da vivo, o problema e para baixar downloads, tem muitas quedas de conecção,e depois fui para a operadora Tim, eu gostei mais da tim, tem a conecção mais estável, o unico problema da tim, e a franquia de 1Gb e depois que o usuário ultrapassa essa meta, a operadora reduzem a velocidade.
    Meu Irmão era assinte da claro, tem uma conecção estável, o unico problema da claro e para baixar downloads, tem a velocidade muito baixa, ou seja, 250 KBPS, era pra baixar entre 20 a 35 KPBS, na verdade, só fikava entre 8 a 12 KBPS.

  8. olá! COM BASE NOS COMENTARIOS POSTADOS,PARECE Q A MAIORIA DAS PESSOAS TEM MUITA DIFICULDADE EM ESTABELECER UMA CONEXÃO DE DADOS 3G. ” QUANDO CONECTADO A UM PC. OU ATE MESMO EM UM NOTEBOOK!
    BOM, JA TRABALHEI NA CLARO, E POSSO DIZER A VÇÊS QUE EXISTE DIVERSAS, RECLAMAÇÕES REF. AO SINAIS DE DADOS 3G. QUANDO C TRATA DE 3G A MELHOR MANEIRA É VC TER UM NOTEBOOK, E SE POSSIVÉL NÃO MANTER ULTILIZAÇÃO EM UM SO PONTO. POIS COM O CRESCIMENTO. DE CLIENTES A INSTABILIDADE DE SINAL É MUITO ALTA. E SEMPRE HA UMA INTERMITENCIA DE SINAL NA REDE QUE LHE É PORPORCIONADO. QUANDO ISSO A CLARO ANDA TENTANDO AMBLIAR EM DIVERSAS AREAS O SEU SINAL. QUE COM ISSO, ENTRE EM PERIODO DE MANUTENÇÃO E TRAS AOS CLIENTES DIVERSAS INSTABILIDADE DE SINAL. ATE MESMO ERROS DE CONEXÃO. COM O MAIS FAMOSO ERRO 619.

  9. Eu uso rede 3g da Vivo aqui em BH, mas ultimamente(aqui onde moro) a rede esta variando muito e ficando em 2g (EDGE), quando isto ocorre não consigo navegar, as páginas não abrem.Usando a rede 3G a velocidade não passado 550 kbps e se for a rede 2G gira em torno de 40 kbps. O sinal é fraco, pois se eu for p/ a rua melhora.
    Acho os planos um pouco caro,e ainda tem o limite de dowlowds, se compararmos com a Gvt ou a Net por exemplo que comercializam velocidades maiores, sem limites de dowlowds e por preço menores. A rede 3g precisa melhorar muito ainda,mas tem de ser rápido.

  10. Sou de betim,região metropolitana de BH,e uso o 3G da Vivo no meu desktop e o que mais me incomoda é a instabilidade e queda da velocidade depois de se atingir uma certa quantidade de dados

  11. @keyfersom

    O maior problema para melhorar o 3G é melhorar a estrutura, basicamente para melhorar a rede de dados, tem que aumentar a quantidade de antenas (erbs). infezlimente isso é um processo longo e burocrático. Sem contar a dificuldade que as operadoras sofrem para passar um cabo de fibra, Espero que isso melhore, por que, cada vez mais dependemos da rede 3g

  12. oi, sou usuário da vivo,e fico extremamente irritado com esta operadora, a conexão é muito lenta, cai muito, tenho muitas reclamações junto a anatel, eu não tive sorte com a vivo, numa escala de 1 a 5 eu daria 1 para a conexão, muitas vezes a minha velocidade não passa de 35 kbps, e de madrugada melhora, vai até 430 kbps o que é pouco pelo preço do serviço, 120,00

  13. Eu tinha OI Velox 3G em São José do Rio Preto-SP, cidade que está coberta com sinal 3G de todas operadoras atuantes no Estado de SP (Claro, Vivo, OI e TIM). O OI Velox 3G é uma porcaria, eu tinha uma velocidade de 54Kbps, basicamente uma internet discada. Mudei para a Vivo Internet 3G, consegui cerca de 450Kbps e nenhuma instabilidade na rede 3G. Meu amigo tem Claro 3G, ele me disse que é boa, porém em horários de pico, a velocidade fica prejudicada.

  14. EU ESPERO, QUE COM AS OLIMPIADAS MAIS A COPA QUE AS OPERADORAS FAÇAM INVESTIMENTO EM INFRA ESTRUTURA PARA ATENDER A GRANDE DEMANDA DE TRAFEGO DE DADOS E VOZ . TEM HORA QUE A REDE FAZ RAIVA TEN DIA QUE FAZ LEMBRAR A VELHA INTERNET DISCADA CHEGANDO A 65 KBPS A HORAS QUE CHEGA A 1.2 MBPS A 1.6 MBPS .O MEU BAIRRO E GUADALUPE,RJ CAPITAL RECENTEMENTE PASSEI UASR UM ROTEADOR 3G DA PACIFIC PN R3G.CANCELEI A OI VELOX 3G PASSEI A USAR DEFINITIVAMENTE A VIVO 3G NO PACOTE DE 8GB DE DADOS .FOI UMA OPÇAO POR FALTA DE DO SISTEMA ADSL ( VELOX ) NA MINHA LINHA TELEFONICA DA OI FIXO E POR QUE PAROU DE INVESTIR NO SISTEMA VELOX , SO PRA VENDER O SISTEMA 3G VELOX 3G.E POR QUE AS OPERADORAS NAO OFERECEM O SERVIÇO DE MEDIÇAO DE VELOCIDADE E DEDAOS PELO UM APLICATIVO NO COMPUTADOR .

  15. olá, tenho em meu PC um 3g da Claro,, de 600kbps,, no inicio foi uma maravilha chegando a 1mgkbps. passando se 2 meses o sinal não foi o mesmo, caindo e ficando, em 125kbps,, e até hoje durante 5 mes não voltou mais a 600kbps… moro em Belém-PA. início da cidade… estão alegando que falta sinal e torre… até quando vamos ter um bom sinal 3g banda larga.

  16. Na minha casa em Alfenas-mg meu pai contratou a oi velox 3g…
    tenho poucas coisas a dizer…
    o sinal é horrivel, instavel e nunca da os 10% assegurados por lei
    a velocidade contratada é d 600kbps mas o down chega a no maximo 40kbps
    ainda bm q moro em São Paulo e uso net d 3mgps que baixa até 350 e é suficiente para meu uso

  17. Utilizo 3G da Vivo no Rio de Janeiro, Capital e Interior.
    O sinal em ambas localidades são muito abaixo do contratados, na maioria das vezes a conexão entra a 17Kbps,com o equipamento fixo, testei em movimento e a velocidade estava instável, abaixo da conexão discada que roda a 45Kbps. Minha conexão contratada é a maior da Vivo. O preço é caro para o serviço oferecido.
    Desejo pelo menos uma velocidade mínima de 600kbps já que o seriço contratado é de 4Gb.
    A minha nota para a conexão no estado do Rio de Janeiro é 1. Se pudesse daria -5. Pois o serviço é muito ruim. Por fim, tenho que contratar o serviço de banda larga fixo.

  18. Utilizo 3G da Vivo no Rio de Janeiro, Capital e Interior.
    O sinal em ambas localidades são muito abaixo do contratado, na maioria das vezes a conexão entra a 17Kbps,com o equipamento fixo, testei em movimento e a velocidade estava instável, abaixo da conexão discada que roda a 45Kbps. Minha conexão contratada é a do maior pacote de serviço oferecido.
    Desejo pelo menos uma velocidade mínima de 600kbps já que o serviço contratado é o maior.
    Já fiz várias reclamações com a operadora, e de nada adiantou. Só obtive velocidade alta duas vezes desde que utilizei o equipamento pela primeira vez.
    A minha nota para a conexão no estado do Rio de Janeiro é 1. Se pudesse daria -5. Pois o serviço é muito ruim. Por fim, tenho que contratar o serviço de banda larga fixo.

DEIXE UMA RESPOSTA