Olá amigos usuários do Sinal 3G, estou aqui novamente solicitando a ajuda de todos para tentar reunir mais uma vez informações sobre a situação do Plano de dados no Brasil.

Para quem ainda não conheçe o objetivo dessa pesquisa, é para reunir a nossa opnião (usuários), sobre o serviço de Conexão 3G no Brasil. O Mapa serve para tentar ajudar as pessoas que vão contratar esse serviço e a pesquisa para montar um “retrato” de cada operadora.

Temos algumas mudanças, agora a pesquisa é trimestral. Resolvi também retirar uma pergunta e adicionar outras duas para tentar otimizar a nossa pesquisa.

 

78 Comentários

  1. Vivo – meu plano é ilimitado, porém de uns meses para cá, mesmo com esse plano eles impõe uma taxa de trafego de 2GB, e quando esse limite é atingido, eles simplesmente diminuem drásticamente a velocidade da conexão, sendo quase impossivel fazer o download de um arquivo com rapidez ( até para baixar um arquivo de uns 2 ou 3MB, chega a demorar bem mais de 5 minutos! 1Kb/s)…E quando ligo lá reclamando, dizem q é para manter o serviço em bom funcionameto!
    …Brasil!

  2. as empresas que fornecem esse serviço na verdade só estão visando o lucro, pois a qualidade na velocidade é péssima!Eu não iria achar ruim se a velocidade final chegasse pelo menos aos 62Kbps de download, mas desde que fosse sem limites de banda depois que eu usasse 1Gb ou 2Gb, pq isso é o mais ruim desse tipo de serviço, vc compra uma internet pensando que vai ter uma velocidade pelo menos considerável, sem limites de banda, sem quedas constantes de sinal, mas quando começa a usar vê que foi a pior escolha…a única utilidade do serviço 3G é que vc pode conectar de qualquer lugar(desde que tenha o sinal 3G na região) e outra eles dizem que esse serviço é dedicado mais pra quem quer ver e-mails, ler nóticias e tal….então me diz, pq eles vendem como banda larga sem limites já que tem todos esses transtornos ao usuário?e ainda dizem que é para um bom funcionamento do serviço, onde? em que país??tem certeza isso é aki mesmo???pq não parece.

  3. Ola pessoal!, Eu sou usuario da internet movel 3G Meu plano e´de 600kb/s contratada pela claro. tenho uma constante insatisfação quanto ao uso do serviço devido a instabilidade e a permanente lentidão nos horários de pico. Embora a velocidade contratada seja de 600Kbps, nunca usei a internet com essa velocidade. (Nem mesmo durante a madrugada) E Ainda mais por ser um plano ilimitado, (sem franquia) ao ultrapassar a quantidade de 1GB de dados trafegados a operadora reduz minha conexão para 128 Kbps. Essa redução permanece ate constatar o pagamento da fatura em seus sistemas.

  4. Meu maior problema com a conexão 3G é a instabilidade da conexão! Em determinados horários é impossível se conectar. A velocidade é até boa, mas gostaria de ter uma segurança de poder obter a conexão sempre que precisar. Espero que este estudo sirva como base para que as operadoras melhorem o seu serviço.

  5. reginaldo aqui eu tive que comprar uma antena externa p/o meu modem ai melhorou o sinal mesmo assim tive que fazer uma ganbiarra e por a antena em cima da casa agora esta pegando bem -mas o sinal 3g so pega em algum bairro na minha cidade no meu bairro nao pega.Minha operadora e vivo

  6. Gabriel, susesso pro seu Blog. Uso o 3G da “claro”, uma droga, paguei caro pelo modem. O serviço é instavel e LENTO, mas não posso me desfazer agora. Tomara que com novas regras esse quadro se reverta…. Esperança.

  7. a minha conexão é 3G da claro e as vezes cai a conexão não sei até agora se é aqui no bairro a situação ou na central deles ou se eles tem um controle sobre nossos acessos sei que pago caro para acessar e a velocidade tambem não ajuda muito tambem não sei se a maquina influencia tenho muitas dúvidas ainda sobre tudo isto de como funciona

  8. Bom,Eu uso o 3g da vivo ilimitado velocidade e 1Mb,eu acho uma falta de respeito e uma propaganda enganosa venderem como ilimitado,pois quando ultrapasso 2GB de dados trafegados eles cortama velocidade drasticamente e só volta depois q a conta do final do mes é paga.AGora a Vivo aumentou os pacote de dados pra 4Gb pelo mesmo preço de 2Gb espero que agora de pra dure a velocidade pelo menos mais que uma semana pq com 2Gb eu nom consigo ficar 7 dias com 1 mb de velocidade.Eu nom me encomodaria de pagar 119,00 por uma net com a velocidade 1mb ate o final do mes sem eles limitarem sabe…Eles tem tudo pra deixar o cliente satisfeito pq não fazem?O pior é ficar racionando quantos videos vc vai ver oq vai baixar…Vc paga caro e ainda tem que ficar economizando a net é o cúmulo!

  9. Problemas de queda de conexão constantes, tem horas que a conexão não fica on-line nem 30 seg e cai, e falta de cobertura em algumas regiões de Curitiba e região metropolitana, mesmo a operadora dizendo que tem cobertura completa e que esta trocando as torres para adequar o sinal, mas isso ela fala desde janeiro de 2010, a mesma resposta até o momento

  10. @tiago

    é Complicado Tiago. é como eu disse no vídeo, gostaria que as operadoras fossem mas trasparentes. Mas vejo que no seu caso foi um produto que o vendedor não soube mostrar todo o plano para você.

    Grande parte do investimento que eu vejo nescessidade, são nos vendedores.

    Quando comprei meu iPhone na Claro, a Vendedora não me informou que eu não poderia usar ele como modem, no caso o iPhone é opcional na operadora para ativar o modo Modem (thering de dados).

    Fiquei triste em pagar um aparelho caro e não poder integrar ele com meu notebook.

  11. Olá.
    Eu gostaria de deixar claro quão grande é a falta de respeito e como é fácil enganar os usuários deste serviço.
    Eu assinei um contrato de 500kbps de velocidade.
    Nunca recebi mais de 100k. Sendo uma média variável entre 20 e 60k.
    E ainda existe um artifício em que os dias de vencimento e de recebimento de dados são em dias diferentes. O que ocasiona no caso de rescisão, uma última fatura a pagar, mesmo com o serviço já CANCELADO.
    “Ainda não consegui entender qual é a finalidade dos orgãos que se dizem defensores dos direitos do consumidor”.
    Isso tudo está dentro da lei… No nosso Brasil, é claro.
    Fica a dica.

  12. Eu tenho 3G da claro tenho um plano de 3Giga de consumo além de não conseguir usar tudo fui surpreendido com uma conta de que eu teria consumido 3 Giga + 5 Giga durante o último Mês
    w e por isso interromperam o serviço até que eu pague a conta. fui na loja da claro Shopping Continental e a proproa Gerente da loja me disse que para consumir tudo isto seria necessário eu ficar baixando filmes 24 horas por dia.
    Fora que o sinal as vezes é tão lento que custo acreditar que é 3G

  13. O sinal aqui em varginha,MG é horrível pra conexão e pois o sinal cai sem nenhum motivo e para realização de download é bem menos do que deveria ou seja 10% do plano pago.Para download a taxa varia de 10 a 25 kbps em plano de 5oo kbps de velocidade.estou muito insatisfeito e não tem outra opção pelo custo.

  14. [email protected]

    RAIMUNDO, [email protected]
    Olá boa noite td bem? Primeiro gostaria de parabenizar os idealizadores desta pesquisa.Contratei um plano de 3G com velocidade de 250kbps, em 2008 da Brasil Telecom, quando recebi o modem e efetivei o plano veio a supresa minha região não tinha cobertura 3G, e o acesso caiu para 2G, terminou virando um pesadelo,atualmente tenho um acesso com sinal muito oscilante e uma velocidade variando de 07kbps a máxima de 30kbps. Moro em Santa Terezinha – MT.

  15. Tenho um modem 3g “ilimitado” e a redução de velocidade ao atingir 2g é um abuso que deve ser combatido. Tenho um notebook de 4 gigas de ram e com o 3g “ilimitado” da vivo, não consigo nem ver um videozinho no youtube com a minha filha e tenho que explicá-la que tem que esperar caregar.

  16. Assino o Vivo 3G com 4 GB de dados, mas na minha cidade São Luis do Paraitinga a Vivo simplesmente diz que não tem cobertura e que tenho de ter sorte para funcionar. Acho ridículo, uma vez que pago pelo serviço e deveria funcionar com velocidade reduzida pelo menos!

  17. Somando as negativa… sou do Interior do Maranhão, mais a 2º cidade do Estado, e aqui por Ordem de sequencia são mais ruim. TIM, Claro, Oi e vivo. a vivo ainda é a melhorzinha… mais em comparação a Banda Larga normal. a 3G aqui só é no Nome! MERDA PURA!

  18. Sou assinante Vivp 3G, plano 4G ilimitado. Atualmente minha velocidade de download está razoável (méida de 900 kbps.) Mas o que tá pegando é a velocidade de upload (míseros 40 kbps), segundo o site testesuavelocidade.com.br, o que inviabiliza completamente o uso de Voip (Skype).

    Francisco Carvalho.

  19. Olá! Uma operadora vendeu um plano 3G, quando testei em minha cidade, descobri que só tinha 2G, quase fui enganado, consegui devolver tudo sem custo. Agora tenho internet 3G da Vivo, nos horários de pico (final de semana e a noite), a velocidade fica entre 50 a 140 kbps, ficando impossível fazer download de qualquer arquivo. Reclamei muito com o atendimento da Vivo, eles não tem solução para essa baixa velocidade. Consegui apenas aumentar o pacote de dados de 2G para 4G pelo mesmo valor mensal.
    Tenho certeza que eles não sabem mesmo como agradar os clientes, mantendo velocidades ridiculamente baixas, não ouvindo as necessidades dos usuários. Está claro que todos querem velocidade, e em determinados casos, não importando se vai aumentar no valor da mensalidade.
    Outra questão é a velocidade da internet em cidades apenas com cobertura 2G, travando qualquer abertura de página, mesmo as mais leves, muito diferente do que foi falado quando adquiri o plano, que cairia a velocidade, mas não estava pensando em 3 a 4 kbps.

  20. Contratei plano 3G! Além da velocidade estar aquém do que foi contratado, tive uma desagradável surpresa quando tive problemas de conexão e acessei a operadora. Para minha surpresa, a atendente disse que em minha rua era registrada como 2G e que não poderia me direcionar para o suporte técnico! Indaguei que poderia ser até 1/2 G, que eu não deixaria de ser cliente da operadora! Ela disse que estava proibida de transferir para o suporte técnico> Quando, mais tarde, solicitei o cancelamento, me ofereceram descontos e, pasmem, SUPORTE TÉCNICO, e até um cafezinho virtual. Mandei pro Espaço Sideral.
    Carlos Carvalho

  21. Uso 3g da vivo no inicio tudo estava muito bom, mais este mês foi um extresse só, diminuiram a velocidade, quedas diaria de conecção, já apelei para tudo tutorias e coisas desse tipo mais as coisas parace que ficaram pior.

  22. A vivo na minha cidade usa serviço da fibra ótica do linhao tramaoeste de energia. A politica que ela faz do “3G”, funciona mais ou menos assim: nos 2 meses iniciais a conexão é “boa”, para os parametros locais, em média 300Kbps com a traxa de transferencia oscilando muito, depois disso é 50kbps, 35kbps, 70kbps, nesse patamar.
    Sem falar que os planos de internet “banda larga” daqui da cidade de Santarem-PA, são na média R$170,00 pra velocidade de 54kbps (sem garantia real de velocidade). Dá pra acreditar nisso?

    Aqui tambem tudo é só nome. 3G, Banda Larga. tudo Fake.

  23. Sou Usuário da TIM desde o início da banda larga, que pra mim foi uma mão na roda já que meu trabalho é sempre viajando e já não aguentava mais sentar num syber café. meu plano é ilimitado de 1mbps, só tinha o que falar bem da TIM, isto até este mes… quando tive um bloqueio de velocidade que ao ligar reclamando… tive apenas como resposta que esta no contrato….
    fiquei indignado, pois esta resposta foi o mesmo que dizer..”VOCE FOI ENGANADO ÓTARIO…”

    É uma vergonha para nos sermos brasileiros, pois nosso pais é sem lei e as poucas que existem só favorecem aos grandes empresários.
    colaboro com todo o gosto neste seu trabalho de pesquiza e espero que a imprensa comesse a publicar, pois neste pais não tem poder de justiça e sim de imprensa.
    Eu sozinho não posso fazer nada, pois minha unica opção seria mudar de operadora, mas do que adianta se todas estão ruim????

  24. onde eu moro não tem sinal 3G, mas acho que a velocidade do minha internet é lenta assim msm, a velocidade do meu plano é de uns 250 mb, de a R$ 80,00, a que eu tinha na outra cidade era a radio ilimitada bem mais rápida e era só R$ 60,00, o pior não é isso, o pior é o fato de ele limitada em 3g, e esse povo tem o olho tão grande que nem informam o quanto que eu gastei, o que pra eles fazerem não seria muito dificil eu mesma depois de muita procura na net achei um programa que faz isso é ele é so 1 mb.

  25. Utilizo um smartphone como modem sempre que tenho sinal 3g, porém além da operadora Claro desencorajar o uso desse recurso através do APN informado e não ter serviços de informação claros para informar os usuários sobre como configurar a conexão, a rede está tão congestionada pelos modems 3g vendidos que não vale a pena pagar o plano de dados para celular convencional. A ANATEL deveria começar regulando esta parte: plano de dados deveria ser único, para modem e celular, não interessa a operadora que uso eu faço de uma banda de dados contratada.
    É revoltante pagar a conta de um serviço intermitente e congestionado para ser informado pelo telefone em um sotaque sei lá de onde que eles não podem me informar a configuração de bandalarga para o celular se eu não tenho um modem 3g.

  26. Essa internet 3G no Brasil é uma vergonha, não sei porque a Anatel aprova essa internet movél no Brasil.
    Sinal péssimo, valor cobrado pelas operadoras uma fortuna, propaganda enganosa.
    Que país é esse?

  27. Esse plano ilimitado da VIVO é mesmo a maior mentira!!! Eles deixam vc usar à vontade e depois começam a impor limitação de tráfego e reduzem a velocidade quase que total. E o atendimento é péssimo. Eu cancelei, mas foi muito difícil. Eu tive que criar um estresse na loja, aí rapidinho resolveram. São uns mentirosos.

  28. o meu plano 3G é ilimitado limitado em 2 Gb, não é suficiente, ai fica caro pagar esse plano, se é ilimitado então não pode ser limitado, me sinto lesado…

  29. bom aqui na minha cidade nem tem isso, si tivesse aqui seia maravilhoso, mesmo si fosse ruim, aqui so discadinha mesmo detale e uma capital so nosso pais, e tem na vivo mais e muito caro! um seviço pecimo por mais de 190 reais, banda larga aqui so no sonho, e no gogo dos politicos que ficam enganando a população, tipo dizendo que ja esta instalada a banda larga, todo muito vai ter internet de qualidade, so papo! aqui 7 bairros da cidade tem banda larga, hoje quando os moradores vão a OI compra a banda larga não tem. mais tem pessoas anunciando no jornal, que tem banda larga pra vender! ai vc aluga a linha telefonica dele por um valor de 350 reais por més e ai o pessoal da OI vai instala, delale a banda larga aqui com 600 kbps custa 90 reais na area que tem banda larga, quanto isso o cara que acredito que faz parte de uma quadrilha dentro da OI combra 350 pelo mesmo palo. e uma verganha, banda larga na minha cidade e 3G e uma quadilha, e pra poucos, infelismente.

  30. Sou cliente Tim e confesso nunca fui tão lesado em meus direitos. Comecei com 600kb e depois, já trabalhando com internet pedi aumento de franquia. Mas o que aconteceu foi uma piora significativa no serviço. Simplesmente tem dia que não consigo alterar um texto nos jogos que carrego no navegador. Beira o absurdo esse serviço ser chamado de ilimitado e não temos a quem recorrer, pois a anatel não ajuda como nos casos de telefonia, e a justiça especial também é especialmente demorada. A pouco o ministério público tentou fazer uma pesquisa de qualidade 3G mas acho que foi uma tentativa frustrada pois não se publicou nenhum resultado relevante. Simplesmente as empresas são multadas mas o serviço em si, permanece inoperante como sempre. Porque ninguém resolve proibir a venda dessas armadilhas ao consumidor?

  31. Gostaria de registrar aqui, o que não consigo entender da internet brasileira:
    1º os vídeos e multimidea em geral estão cada vez mais exige grande quantidade de transmissão de dados(HD e 3D);
    2º a lei brasileira permite que as operadoras forneça até 10% do contratado;
    3º o governo diz que vai incentivar o uso de internet banda larga (125, 250kbps);
    diante destas exposições aqui como é que vou poder assistir algum video via internet e olhe que não estou falando de filme não se for 5minutos já trava a conexão;
    A 3G está parecendo um andarilho e jão falam com euforia da 4G;
    Será se moro em outro “Brasil”?

  32. MINHA INTERNET E A 3G CLARO E UMA PORCARIA
    EU COMPREI O PLAMO COM A VELOCIDADE DE ((220 KBPS))
    MAIS SO MAIS SO QUE EU SO CONSIGO ME CONECTAR
    COM (((59 KBPS))) ISSO E UMA FALTA DE REPEITO
    COM O CLIENTE NA HORA DE VENDER ELES ATE TI CAREGAN NO COLO.HAI EU RESOLVI LIGAR PA CLARO E RECLAMA HUMMMMMMMMMM VCS NAO IMAGINA ARESPOSTA
    QUE ESSES FILO DA ******* ME DERAM, E PORQ O SENHOR SO VAI RECEBER 25% DO SINAL MAIS SE EU PAGO ((220 KBPS)) COM QUE EU VOU RECEBER SÓ
    ((59 KBPS)) E AGORA EU TENHO QUE ESPERA O CONTRATO TERNIMAR PARA EU CANSELAR ESSA PO***

    MAIS E ISSO NO BRASIL PODE TUDO,
    AQUI NO PAIS SO TEM SAFADESA E FALCATRUA E INGANAÇAO AOS CONSUMIDORES.

  33. MINHA INTERNET E A 3G CLARO E UMA PORCARIA SO RECEBO 10% DO SINAL BANDO DE LADRAO E ANATEL NAO VAI FAZER NA NEM DA QUI 1 ANO COM FOI DITO AEE
    AS GRANDES OPERADORAS TEM A ANATEL NO BOLSO
    AI ELAS FAZER O QUER COM OS COMSUMUDORES
    ESSA BANDA LAGA 3G DA CLARO TA BOM DE SER CHAMADA BANDA LERDAAA 3G DA CLARO..

  34. OLA , MEU NOME E IVANILDO E MORA EM SAO PAULO NO MES DE JUNHO EU FIZ UM PLANO DA CLARO DE 5G, NO DOIS PRIMEIROS DIAS ESTAVA FUNCIONANDO UMA BELEZA DEPOIS FICOU LENTO ATE QUE NAO DAVA PRA ABRI O EXPLORER LIGAVA PRA A OPERADORA D A CLARO E FALAVA QUE NA MINHA REGIÃO ESTVA COM PROBLEMA DEPOIS DEPOIS EU FIZ UMA A ABERTURA DE RECLAMAÇÃO PRA O SUPORTE TÉCNO .. DEPOIS DE UNS DIAS O SUPORTE TECNO ME RETORNOU A LIGAÇÃO ME INFORMANDO QUE NA MINHA REGIÃO O SINAL ERA PRECARIA NO MOMENTO E CASO SE EU NAO QUIZESSE O PLANO EU PODERIA CANCELA O PLANO NA LOJA QUE EU FIZ O CONTRATO , INDO NA LOJA DA CLARO ME INFORMARAM QUE NAO PODIA CANCELA SE NAO TINHA QUE PAGA UMA MULTA DE 400 REAIS REVOLTADO NO OUTRO DIA EU LIGUEI PRA CLARO INFORMANDO QUE TINHA OCORRIDO E A ATENDENTE CANCELOU PRA MIM O PLANO SÓ PAUEI O VALOR QUE EU TINHA USADO NO VALOR DE 27 REAIS…… EU ESTOU A ESPERANDO SE NESSE MES VAI CHEGAR UMA FATURA COM A MULTA CASO SE CHEGA A MULTA EU VOU LIGA PRA ANATEL E ABRI UM RECLAMAÇÃO DO PRODUTO PORQUE NAO VOU PAGA UMA COISA QUE NAO ESTOU USANDO ADQUADAMENTE. SE ALGUEM TIVE UM CASO IGUAL COMENTE. O MEU I-MAIL E [email protected]

  35. Mediante a problemas de instabilidade em minha área eu aderir a planos da OI, VIVO e TIM, de todas elas a melhor em termo de sinal e estabilidade da conexão fora a OI porém o sistema de 10 gb e pagando posterior de 0.10 centavos por mega ultilizado fez eu assumir uma dívida de 400 reais. Acredito que de todas estas empresas a que esteja investindo mais seja a VIVO, porém ainda precisa melhor sua cobertura. Pense bem antes de fazer a OI, pois você pode ter a maior surpresa em termos de cobrança

  36. Na casa da minha namorada não tem a cobertura 3G, mas quando chegamos a esquina da rua dela o sinal da Vivo fica em 100%, essa instabilidade geográfica que me deixa mais receoso com a 3G, pois em um lugar pega muito bem mas a 50m não tem nem cobertura EDGE, fica só no GPRS. Um absurdo, minha namorada paga R$119,00 por uma Internet que não tem nem uma taxa de 10 KB/s. Falta muito para a 3G ser o que vemos nas propagandas!

  37. 3G tem que melhora muito. devido ao preço que as operadoras cobram. eu no momento tenho 3G da TIM 600Kbps, mas nao pretendo renavar o contrato. E só volto a tem um 3G quando essas operadoras envestirem +++ e cobrarem MENOS. pois é ridiculo o que elas falam nos seus comercias. NÂO MOSTRAR A REALIDADE…

  38. Oi, queria internet, pois minha casa nao possui linha telefonica, pois fui na loja da claro e a moça me aconselhou levar o modem 3g, disse que era um otimo sinal, com uma velocidade de 500 kbps, ai levei assinei o cntrato por uma ano, ai quando começei a usar levei um susto, nao funcionava, entrava e caia, a pagina do yahoo para abrir levava 10 minutos. nao conseguia abrir nem uma pagina, que ve a do sbt so dav erro e tinha que pagar R$85,00 todo mes para esta merda sem poder usar, reclamava com a claro mas sempre a mesma coisa que era meu computador que tava com problemas, ai fui testar no pc dos meus amigos pior ainda, ai mesmo que nao dava nem sinal, queria cancelar mas a claro queria me cobrar uma multa de R800,00 reais para cancelar, sem contar que levava duas horas quase no celular ate que fosse atendido. ai comprei um notebook e isso me fez mudar
    pois com ele descobri que tinha sinal via radio, internet sem fio fui atars da prestadora de serviço da internet via radio, assinei a internet deles com uma velocidade de 450 kbps, essa sim valeu a pena pois funciona consigo baixar filmes, musicas e outras coisas mais, e neste ano alterei para 512 kbps pago R$70,00 e essa internet via radio vale a pena nao e a da claro, modem 3g de operadoras nao quero nem de graça.

  39. MINHA INTERNET É CLARO 3G PLANO ILIMITADO 6OO KBPS, MAS NA METADO DO MÊS ELES INFORMÃO QUE O MEU SINAL VAI DIMINUIR PORQUE USEI MUITO, NUNCA CONSEGUI ASSISTIR UM FLME SEM TRAVAR; O MAXIMO DE VELOCIDADE QUE JA CHEGUEI FOI 154 KBPS. ACHO UMA POUCA VERGONHA, NINGUEM INFORMA NADA DIREITO. ESTOU QUERENDO TROCAR A NET MAS NÃO SEI PRA QUAL.

  40. Vivo – meu plano é ilimitado, porém de uns meses para cá, mesmo com esse plano eles impõe uma taxa de trafego de 2GB, e quando esse limite é atingido, eles simplesmente diminuem drásticamente a velocidade da conexão, sendo quase impossivel fazer o download de um arquivo com rapidez.
    Isso porque é ilimitado, imagina se fosse limitado?

  41. Sou cliente da TIM a 2 anos, antes fui cliente de internet da vivo (CDMA 1xRTT/EVDO) por 3 anos, na epoca em que só a vivo oferecia esse serviço, e deste aquela epoca que o acesso via celular é ruim e caro, mas como é a única opção na região aonde moro, apesar de ter praticamente uma confiabilidade inferior a internet discada, pelo menos “em alguns momentos” é mais rapida que os 4~5k da internet discada. (velocidade de download)

    Porem agora que a TIM acabou com os planos ilimitados (exceto o 300k para celular, que exige um planos de minutos), sendo os planos atualmente disponíveis oferecendo no máximo 120horas de acesso, sendo que o que for excedido é cobrado um extra além de ter a velocidade reduzida );

    E olha só o serviço que tenho, velocidade baixa mas aceitável, porem o ping e absurdo: http://www.speedtest.net/result/900757138.png

  42. Sou usuário velox 3g plano 1m velocidade franquia 10gb, velocidade oscila muito média de 300 a 450 Kbps, nível de sinal sempre no máximo, (moro perto da torre da oi)acho muito caro 119,oo por mes. neste final de semana fiz um teste com 3g pré pago da vivo velocidade média 850 kbps pico de 1,8 MBytes. ja fui assinante da claro velocidade era excelente cancelei porque tinha franquia de apenas 1gb depois reduzia para 128 kbps

  43. Moro em Passo Fundo – RS, e sou usuario da Claro 3G plano 1Mbps ilimitado, mas com franquia de 2Gb. Bom, sou usuario desse plano ha quase 2 anos (é verdade, eu tenho muita paciência) e o que se nota é que poucas vezes durante o mês a velocidade contratada é disponibilizada, geralmente ela é disponibilizada uns dias após o pagamento da conta. no restante do tempo a velocidade oscila muito, chegando no maximo a 128kbs, mas nunca passando disso. em alguns meses a velocidade contratada durou apenas um dia, e no restante do mês oscilando muito baixa, mesmo nao atingindo os 2 Gb de franquia. as vezes que tentei contato com o atendimento, nenhuma solução ou explicação foi apresentada. sempre tentam passar as mesmas configurações, testes, reforço no sinal (este que voce fica 4hrs sem acessar enquanto te manda o “reforço”). nas ultimas tentativas de contato, percebe-se que os atendentes, parecem duvidar da capacidade mental do usuario, fazem perguntas sem logica, sem contar também a negativa de atender uma simples solicitacao de abertura de protocolo de reclamção. Quanto a internet 3G no Brasil, pela minha experiência, e pelo que vejo nos comentarios deste site e em varios outros o que se nota é que o o usuario só tem um direito, o direito de pagar a conta no final do mês, o restante, como me foi dito por um atendente, é protocolo da empresa e não pode ser mudado. Não vou comentar muito a respeito, mas vou cancelar meu plano 3G e tentar encontrar alguma outra solucao, o 3G nos torna dependentes da mobilidade e tambem considero que muitas pessoas ate que postaram aqui nao tenham qualquer outro tipo de conexao, sendo a 3G a unica solucao. O consumidor 3G no Brasil é o mais desamparado e o mais ignorado por parte das autoridades competentes a fiscalizar e a controlar o sistema. Fica minha indignação e desabafo!!! [email protected]

  44. Ganhei um modem Claro 3G, mas mediante todos esses comentários negativos, estou fora dessa quimera e desrespeito ao pobre consumidor, que é sempre enganado às vistas da Anatel! O Brasil quando retornar ao índice de um país sério como no período Militar, voltaremos a ser respeitados.
    Evandro

  45. Ektoradc disse:
    A Vivo, conexão como nenhuma outra, consegue ser pior, me promete até 3,6 Mbps sobre HSDPA que quase nunca passa dos 236 kbps de velocidade que sempre sobre o EDGE, que é a frequência de mais estável encontrada na minha localidade, e que no máximo de esforço não passa dos 120 kbps de velocidade de recepção ou envio, quando não some tudo do ar eventualmente, que para quem diz está em todo lugar, permanência no lugar, não é o seu ponto forte.

  46. Tenho internet 3G da vivo há 08 meses e estou muito insatisfeita. Pago caro por mês pra ter uma conexão infinitamente pior do que a internet discada!!! A minha internet em casa é tão lenta que nem tenho mais paciência de fazer nada… O computador ficou pra enfeite…. Já reclamei várias vezes, inclusive na anatel, mas nada muda. Vou cancelar o serviço e ainda tenho de brinde a multa por conta da fidelidade… Um absurdo!

  47. bom minha net 3G da vivo é pré-paga uso nos fins de semana ela é otima na semana eu uso a net 3G no meu smartfone i617 da samsung com o vivoon e tambem é ótimo nada tenho a reclamar

  48. Aqui em Campo Grande, Mato Grosso do Sul eu cai na lorota da TIM, para eu assinar essa 3g ilimitada deles so faltaram me dizer que ela funcionava no buxo de uma sucuri no fundo do rio Paraguai no meio do Pantanal! Não funciona nem na propria loja do Shoping!!!

  49. O serviço é uma porcaria! O pior que eu já vi. As empresas de comunicação (Oi, Tim, Claro, vivo) fazem o equivalente a nos chamar de otários ao oferecer um PÈSSIMO atendimento (com excessão no ato da compra) e cláusulas abusivas. Mas creio que as empresas serão, no futuro, obrigadas a melhorar e muito seus serviços. Pois de 1000 pessoas, 999 falam mal do serviço por elas prestado. Se não houver investimento para melhor, não haverá clientes que irão desejar comprar o serviço. Mas meu desejo sincero é que ESSAS EMPRESAS SE FOD***

    Rafael Souza

  50. Olá, sou ARREPENDIDAMENTE usuário de um plano de internet 3G Claro à 8 meses, quando liguei no início de Dezembro do ano passado para consultar sobre os planos de internet disponíveis para minha cidade, não me deram outra opção, o que tinha disponível para mim era somente um plano chamado INTERNET 1000 ou NAVEGUE 1000 se não estou equivocado, uma coisa assim, de 1 Mega de velocidade e franquia de 1 Giga para download, consultei se atingiria realmente essa velocidade aqui na minha cidade e fui informado, após uma análise pelo suporte técnico de que não chegaria à essa velocidade, mas, o que eles poderiam estar garantindo pra mim seria uma velocidade entre 450 e 600Kbps, pois alegavam que seria porque se encontrava no interior, antes eu usava internet via radio que na marra atingia uma velocidade de 64Kbps e pagava R$ 79,00 ao mês. Então, acreditando no que estavam dizendo pra mim, que mesmo não atingindo 1 Mega, 450-600Kbps pra mim por preço praticamente igual (R$79,90), estaria bom demais, daria pra suportar por um bom tempo já que não disponibilizavam outro plano condizente à velocidade real. No entanto, após um mês que assinei o plano (FIDELIDADE), chegou o tão esperado modem, mas que não passaria de 200Kbps nos primeiros dias e depois só às vezes de madrugada e ainda, que depois teria a velocidade reduzida para no máximo 115Kbps com constante oscilação para menos e com faturas que chegaram à mais de R$300,00 com à alegação de que eu teria ultrapassado o limite de download… liguei para cancelar, fui informado de que teria que pagar uma multa… fiquei mais furioso foi quando me recusei a pagar pois duvidava desses exageros nas cobranças. E foi então, que essa se sentiu à vontade para descontar da minha conta corrente, quando que eu me recorde nenhuma autorização dei, num período inferior a dois meses, vários valores que juntos somados daria algo em torno de R$700,00, deixando a minha conta corrente negativa. Então me pergunto: Será se eu teria condições de consumir tanto num serviço precário? Contudo, depois dessa crise financeira ocasionada por essa operedora, consegui dinheiro para pagar a multa de que me falavam, liguei querendo cancelar e depois de testes (de tanto que puderam sulgar de mim em R$), disseram que na minha cidade não haveria sinal de internet 3G funcionando como nunca houve e que por isso não pagaria multa por recisão de contrato, todavia, disseram que se eu continuasse, dariam para mim um desconto de 30% nas faturas, o que me fez optar por continuar, não com a opinião de “que quem está na chuva é pra se molhar”, e sim pelo fato de que as opções aqui são poucas, do tipo (ou você corre para a boca do leão ou do contrário para a boca do lobo), mas tão logo deixarei esse contrato, pois o serviço não cumpre com o que promete, é em outras palavras, PROPAGANDA ENGANOSA, pois pra não ter que pagar pelo excedente de download já aumentei até para 3 Gigas, e isso aconteceu antes do exagerado desconto em minha conta bancária e o resultado é que parece que eu disse assim pra eles: ” Olha, vocês podem triplicar o valor das faturas a serem descontados, pois, esses valores de excedente de download cobrados está muito baixo”. E É isso.
    A todos, muito obrigado pela atenção.

  51. Sabe o que eu acho as operadoras só querem fazer a gente de bobos vendem um produto que promete o céu e a realidade é que mandmos direto estes parelhinhos pro inferno pois na hora que precisamos eles não funcionam

  52. Não consigo entender… Se eu pudesse ter uma internet cabeada aqui em casa, eu teria. Acontece que, como moro em sítio, não chega nem um tipo de internet cabeada aqui, nem ao menos via rádio. Então a unica que sobra é o 3g. Só que meu plano é de 500kbps da Claro e pelo gerenciador de downloads por exemplo, posso ver que a taxa de transferência não passa de 2, 5 kbps… Conversei com a operadora e eles me autorizaram cancelar sem pagamento de multa, mas não era essa a resposta que eu espera. Queria que me dissessem que iriam mpliar a rede, ou coisa parecida.

  53. parabéns pela iniciativa de pesquisar por este serviço que é muito ruim,tenho 3g da oi e desde que comprei o serviço sempre foi ruim, ligo todos os dias para anatel protocolo (4065692010)data 05/04/2010 para registrar minha queixa de conexão lenta até hoje não tenho nenhuma resposta, reclamação da oi desde ano 02/2009 espero que esta pesquisa seja nossa porta voz pois me sinto inútl quando reclamo,na minha internet 3g o problema é o seguinte fica boa quando ligo 8:00 da manhã até umas 12:00 horas chega uns 280kbps (a minha velocidade contratada é 600kbps) depois das 12:00 todos os dias fica pesado e fins de semana e feriados fica muito ruim o dia inteiro ,segundo tecnicos é muita gente numa mesma rede (por isto só consigo poucas horas por dias,pois quando uma certa quantidade de pessoas que acessam fica ruim chega a uns 40 kbps pior que discada, espero que dê em resposta positiva para nós e que não seja só pesquisa seja realmente para dar soluções, desde já agradeço. Marcos Abreu.

  54. Tenho da vivo é é um LIXO,retpito LIXO,a qualidade é pessima sendo a do atendimento e da net mesmo,a instabilidade é péssima também,LIXO!!LIXO!!só uso pq é o jeito.

  55. TUDO PROPAGANDA ENGANOSA, FALTA DE RESPEITO AOS CLIENTES E USUÁRIOS EM GERAL, TUDO MENTIRA. WINMAX É A SOLUÇÃO, SOU A FAVOR DE UM MOVIMENTO CONTRA OS BANDIDOS DAS OPERADORAS DE CELULAR.

  56. Quando contratei meu 3g me falaram em plano ilimitado..!! porem ja sabia de ouvir queixas de outros usuarios que esse plano era condicionado a 2 gb por mes apos isso a velocidade de downl.. cairia cerca de 90 %. mesmo assim contratei os serviços, logo no primeiro mes pude constatar o desrrespeito da operadora com o cliente, quando minha velocidade foi reduzida liguei p/ ouvidp0ria da vivo exigindo meu plano “ilimitado” caso contrario iria processar a operadora de acordo com o codigo de defesa do consumidor. com muita luta meu plano esta mais ou menos a velocidade não constante mais é usavel e beira o 1 mb prometido, no entanto a um custo de 120 reais por mes o q é um absurdo.

  57. já fui cliente da vivo e no inicio foi maravilhoso.não caia(raramente),tinha boa velocidade(até no horário de pico).só o preço era salgado:119 reais mensais mas não tinha outra opção na minha área.mas ai o casamento bem sucedido acabou.começaram a reduzir minha velocidade a míseros 128k(contratei 1mega).então,liguei para lá para saber o que tinha acontecido e me explicaram o lance de reduzir a velocidade para 10% do contratado depois de alcançados 2 giga de dados trafegados.contestei claro pois na hora da venda não me falou nada disso,afinal ninguém contrata um serviço de banda larga para ver emails somente, ele contrata para poder dar downloads e assistir filmes.na época que eu liguei para lá eu estava sobre o domínio da fidelidade e não podia sair.não época não tinha outra opção de banda larga mas agora eu estou com o velox(se tivesse esse serviço na época nem pensava em 3g)e estou contente.mais uma coisa,estão querendo trazer o 4g para cá.mas para que se o 3g não esta usando todo o seu potencial vão trazer essa nova tecnologia só para dizer que o brasil também tem?pais tupiniquim mesmo.

  58. Moro num local afastado de blumenau, em dias normais minha conexão fica no 60/80mb, chegando num máximo a 156,6 mb/s (não passa disso independente do lugar q eu for…)
    já em dias d chuva é IMPOSSIVEL USAR na minha casa, só em locais com mais cobertura e numa velocidade baixa e instável!
    e é como as pessoas falaram, tenho o plano ilimitado pra quando atingir 2gb de tráfego minha velocidade cair para um máximo de 15,6… UMA MERDA! No caso, não pago o excesso que é de 0,07/0,08 dependendo do plano, mas não sei se isso é vantagem!
    Pretendo encerrar o plano em breve caso permaneça assim!

  59. Eu uso o VIVO 3G ilimitado, estou totalmente insatisfeito com o serviço e propagandas enganosas oferecido pela operadora. Pois estou utilizando um serviço de igual teor ha uma internet “DISCADA” com muita perda de sinal, e com avisos de que minha velocidade sera reduzida ate o final do cilclo pois eu atingi ( 2480.48 MB ) vergonhoso uma empresa tratar seus mantenedores desta forma. afinal o meu “” VIVO 3 G”” esta sempre morrendo kkkk

  60. Sou usuário (ou seria otário) Vivo…

    Senhores o que muita gente não sabe é que o maior problema não é sinal ou a qualidade do mesmo.
    O fator relevante é quantidade de usuários usando o serviço ao mesmo tempo, naquela região, pois a banda é dividida entre os usuários!

    Minha conexão com sinal sempre lá em cima, durante o dia é, em média, 200 kb de dowwnload, na madrugada vai a 1,2 mb. Por que? Porque tem poucas pessoas utilizando.

    Abraço,

  61. Oi!
    Já usei, ou tentei usar internet móvel da tim, vivo e Oi. Não tentei a claro pq daí seria burrice demais.
    Quero dar um toque na galera que está sendo lesada pelas operadoras com esse papo de multa e etc. Façam suas reclamações direto com a Anatel que é o orgão que fiscaliza esses serviços, mas não se esqueça de anotar o numero do protocolo da reclamação que vc fez na operadora p/ reclamar junto a anatel. Em uns 5 dias um representante da operadora, muito educado e preparado, vai entrar em contato com vc para tentar solucionar o problema. Comigo deu certo, não tive que pagar multa pq a tim não estava cumprindo com a parte dela e ainda ganhei o modem. Mas deu canseira.

  62. Tive problemas com a VIVo meu plano é ilimitado, mas consegui resolver indo ao Procon, a Vivo teve que liberar a minha velocidade. Agora a VIVO vive ligando em casa para que ue mude de Plano rs… Nem a pau juvenal se mudar eu perco tudo o que eu conquistei na justiça!

  63. Parabéns pelo blog.
    Gostaria de passar a todos que após passar pela enganação da Vivo em 2008, que vende 3G com uma propaganda bem diferente do serviço, optei por cancelar o serviço, e alegaram que deveria pagar multa pela quebra de contrato. Entrei imediatamente nas pequenas causas alegando não prestação de serviço e quem havia quebrado o contrato primeiro era a Vivo, pelo fato de não prestar o serviço. Levei os apontamentos de volume de dados que eles mesmo dão no extrato de conta. Não levou 15 dias, a Vivo mesmo me ligou solicitando que tirasse o processo contra eles que estariam cancelando qualquer multa e valores cobrados.
    Fica o ensimamento. Eles não querem levar processos, e para nós basta descrever o ocorrido, não tem juiz que lhes dê favoravel, pois estão agindo com desonestidade no serviço prestado. Boa sorte a todos.

  64. Sou usuária da Vivo 3g também. Há pelo menos seis meses, ate o mês passado eu não tinha muito o que reclamar, tinha uma velocidade de 1 mega que caia para 128 kbs quando eu atingia 1 giga de uso, mas eu já havia sido informada de que isso aconteceria quando contratei a internet. Porém agora, todos os dias de 18 às 23 horas eu não consigo usar a internet, conecta, mas não abre nenhuma página. Estou para ligar hoje para tentar resolver numa boa, como sei que não vai ser numa boa, porque nunca é… seguirei as dicas de vocês e irem direto na Anatel após a conversinha com eles.

  65. De uma olhada na empresa 3GRURAL (www.3grural.com) . Resolveram o nosso problema de internet na nossa fazenda aqui em Mato Grosso. Antes tinhamos uma antena via satelite que vivia quebrando. Pagavamos quase R$ 2000,00 por mes para uma velocidade de 300 KBps. Agora temos 1 Mbps por R$ 89,00

  66. Uma representante da vivo me ligou e ofereceu o pocote de 500 mb,e como eu ja estava querendo colocar internet eu aceitei… E ontem quando o modem chegou eu instalei ele no meu pc…so que pra minha surpresa a net e muito lenta… E muito pior que a internet de 9.90 e o pior e que tem a mesma velocidade… Quando me venderam o pacote nao me informaram que aqui em Unaí mg nao tem cobertura 3g…. Agora nao sei o que eu fasso pois o contrato e de um ano:-( sera que posso recorre?

  67. completamente e uma falta de respeito com cada cidadão . esta operadoras tem que ser punidas por falta de respeito com cada cliente. principalmente claro que não pega , vivo morto, tim ton , etc ….

  68. Nem o seu vídeo eu consigo assistir! Minha conexão é péssima. Pago 3G, mas não recebo o sinal.
    Quando fiz o plano o atendente me garantiu uma ótima conexão, mas nada disso funciona. A OI me enganou e me sinto enganada. E o pior não consigo cancelar.

  69. ola meu nome e Sergio e quero deixar aqui o Amazonas. Manaus a capital como qualquer outra varia muito do bairro em bairro nobre velocidade otima bairro pobre velocidade pobre ja em Manacapuru umas das maiores cidades do amazonas a vivo vive caindo o sinal devivo ao enorme numero de usuarios praticamente 75% usa vivo. A tim era boa pra internet mais e tipo assim baixou 5mb cai a conexao ou seja tem que ter um gerenciador ou nunca vai baixar nada maior q 5mb a oi nao tem bom sinal poucas antenas so pega no centro da cidade. A claro a melhor para internet e chamadas usei todas e a unica que consigo baixar um episodio do naruto de 45 mb mais e tbm um por dia baixou depois pode esquecer nao fasso ideia mais a conexao vive caindo. Usei as 4 operadoras pra internet nenhuma vale a pena.

    Tirem uma duvida minha em casa eu tenho uma velo de 560kbps mais meu pacote de de 1 mbps se eu comprar uma antena externa vou conseguir ultilizar os meu 1 mbps ?

DEIXE UMA RESPOSTA