Samsung a877 - Dumphone

Eu achava que já estava achando muito complexo explicar para um usuário médio sobre as diferenças entre celulares e smarpthones, para complicar ou facilitar nossa vida de consultor, cai na nossa frente um categoria nova, na verdade sempre sempre existiu mas mas deram um nome: Dumphone.

“Dumb” phone, Dumbphone, Dumphone ?

(Atualizando) – Erratas e Correções:

Como foi comentado abaixo, Dumb (pateta, burro) é ao contrário de Smart (inteligente).  Pelo que parece ou DOIS termos são usados, mas ainda não sei ao certo quem está certo. Pela discussão abaixo parece que o termo mais correto é “Dumbphone”.

Basicamente um smartphone de baixo custo e bem limitado, com funções semelhantes a de um Smartphone mas não com todas funcionalidades, mas principalmente com a falta de  uma completa usabilidade de um Smartphone. O Dumphone está entre o celular e o Smartphone.

(atualizando)

Anteriormente tinha afirmado que o Nokia 5530 é um Dumbphone, foi uma afirmação equivocada, creio ter afirmado isso pelo baixo custo, MAS é incorreto afirmar isso.

Vendo os comentários deste artigo, que podem ser todos conferidos (não deletei nenhum), acabei chegando a conclusão que Dumbphone é algo bem sujestivo. O que é um telefone limitado ? o máximo que podemos julgar de um aparelho se ele não atender o que o mesmo proponhe ao mercado. Um Dumbphone seria então para quem precisa executar poucas funções ? mas realmente o preço não define isso, como muito bem corrigido pelo leitores, o Nokia 5530 é um aparelho com sistema maduro, bem completo e custa em torno de 600,00 que é um preço muito bom.

Dumbphone, Smartphone ou celular ?

Vendo os comentários, afirmo, existem aparelhos completos com preço de aparelhos bem limitados. Se você é pessoa que gosta de estar sincronizado com redes sociais,  documentos online, gerenciar conteúdo online e ler emails, compre um smartphone, Se você apenas quer ler email, procure ver um celular que tenha apenas 3g ou wifi dependendo da sua necessidade. Mas se o preço é na mesma média, Compre o mais completo.

Conclusão.

Se Dumbphones são aparelhos limitados ? de sistema fechado ao modelo, então os celulares não existem mais ? eu acabei chegando a conclusão que isso é um termo criado pelo mercado para tentar dar um novo nome ao que já existe. A Celulares com diversas funções, mas que não são completos como os Smartphones, a apenas alguns poucos modelos que apenas são realmente com a  função de telefone, mas pelo conceito até mesmo imposto aqui, parece que eu poderia considerar esses aparelhos que apenas fazem ligações como Dumbphone.

Resumindo: Sei que nada sei…

21 Comentários

  1. Aproveitando.

    Eu tinha um V3 da motorola, é apenas um celular elegante, não tinha 3G ou wifi. Mas com aplicativo java do gmail, conseguia consultar meus emails pelo wap, um pouco lento, afirmo, mas servia bem.

  2. Não sei se é correto classificar o 5530 da nokia como um dumbphone já que ele possui sistema operacional symbian, classificaria como um dumbphone aqueles aparelhos que apesar de possuirem wifi, 3g e etc rodam sistemas operacionais fechados como o star 3g da samsung e outros aparelhos que só permitem a instalação de aplicativos java mesmo possuindo alguns recursos de smartphones.

  3. Você quis dizer dumbphone, certo? Afinal, é o nome certo pelo qual eles são conhecidos lá fora e o único que faz sentido, já que dumb é o oposto de smart.

  4. @Shiraishi

    Eu também tenho minhas dúvidas, mas não é o sistema que define. É Basicamente um “smartphone” de Baixo custo.

    Na verdade eu não entendo a Nokia e suas milhões de versões de aparelhos, isso só confunde o usuário, suporte, vendedor e Vovó Mafalda

  5. Nossa, que matéria horrível, cara! Primeiro esculhambou logo o nome da categoria, é DUMBphone, dumb = oposto de smart, pra ficar bem clara a diferença.
    O Shiraishi acima falou, em um parágrafo, muito mais do que você tentou.

  6. acho que dumb é quem paga mil, dois mil por um celular, tenho um 5530 e não acho ele um dumbphone não, acho ele muito bom e completo, podemos chamar um celular de dumbphone só por ter um preço acessível? acho que não. abraço

  7. Não, Gabriel. Você está errado, Dumbphone não é um smartphone de baixo custo, porque se fosse isso, automaticamente o Dumbphone seria um smartphone de qualquer forma. O dumbphone é qualquer celular que não rode um sistema operacional “de verdade”. Foi equivocado você colocar o Nokia 5530 como exemplo, pois ele roda o Symbian 9.4 (s60v5), que qualquer pessoa que entenda um mínimo de tecnologia móvel sabe que é BEM mais “smart” que um iPhone, que custa quatro vezes o preço.

  8. Essa materia é horrivel! o nokia 5530 é um otimo aparelho com baixo custo e que tem muitas funções que o iphone, mas porque pagar muito mais caro em um iphone se posso ter os mesmos recursos, funções e um sistema livre por exemplo para instalação de jogos e aplicativo em um aparelho que custa bem menos???

  9. Discordo plenamente com a matéria, pois o 5530 foi citado como um Dumbphone, ele é um Smart pelo simples motivo : Sistema operacional!

    Todo Smartphone tem um sistema operacional, seja ele se for Symbian, Android, WM, iOS, PalmWeb OS e afins…

    O Nokia 5530 tem o sistema operacional Symbian, isso ja o torna um Smartphone..

    Agora Dumbphone seria um Samsung Star, Scrapy touch,LG Cookie, e o resto de telefones que tem um sistema de operacional próprio, e que você NÃO vê em outros celulares a não ser eles…

    O Nokia 5530, foi citado na matéria como dumphone apenas por ser barato, o Nokia 5230 é MAIS barato, também é Symbian e é um Smartphone…

    Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu Sistema Operacional.

    Um Smartphone pode ser o preço que for, ele apenas deve ter caracteristicas mínimas de Hardware e Software…

    Um exemplo de Dumbphone seria o Samsung Jet, é vendido como Smartphone, mas não é, pois ele NÃO possui um sistema operacional ABERTO!

  10. @gilmar

    Concordo com vc… Eu tambem tenho um Nokia 5530, se eu nao tiver enganado ele instala quase todos os app do Nokia N97,ainda mais agora que saiu o Software do C-06 para o Nokia 5530. Entao isso quer dizer que o Nokia N97 entao nao é uma smartphone?
    Porque eu acho que para um celular ser classificado como um smartphone ele precisa de que?
    Nao é de um sistema operacional, que aceite instalaçao de diversos aplicativos fora java, e criar e editar arquivos do office, ter um gerenciador de e-mail. Pq pra min isso sao as principais funçoes de um smarthpone…
    E esses novos aparelhos que estao saindo teriam que ter uma nova classificaçao, tipo de Mediaphone, pq eles sao um centro de entreteriemento, que vao alem das funçoes de um smartphone.

  11. Se é pra fazer tudo aquilo, pagando quase 2,000 reais, prefiro gastar os 600 bem gasto no meu 5530 msm, faço tudo aquilo ali pagando bem menos, concordo que falta coisas no 5530 como uma placa aceleradora gráfica, “muti toque” e talz, mas pra pagar 2,000 num “celular” prefiro comprar um notbook, sai bem mais em conta…
    Isso ai ta parecendo bem paga pau da Apple, eu consideraria Dumbphone, Um Sangung Star e derivados, que só aceitão aplicativos java. :S
    Bem é o que eu penso

  12. @Diego

    Tenho um iPhone, Uso Windows e gosto muito da Nokia e não vivo no mundo da Maça.

    Fui Equivocado em usar o 5530. como exemplo.

    O 5530 foi projetado para atender um mercado que não quisesse um multitouch, não acho ruim do jeito que é.

  13. Acho totalmente equivocado classificar o Nokia 5530 como Dumbphone, usando como argumentação o baixo custo. Cada celular existe para um tipo de público alvo específico, e com isso o preço que esse público alvo pode pagar num aparelho daquele tipo. Deve-se levar em conta também o ano de fabricação do mesmo. (Só comentando o possível erro corrigido)

    Primeiro há a necessidade de classificar Smarthphones de celulares comuns, o que realmente, me parece bem complicado, pois não há uma definição formal para tal, vai da opinião de cada um…

    Porém, para não cair em falhas lógicas, eu considero que Smartphones são aparelhos que possuem um OS com formato próprio de aplicativos, assim como os Symbians, WM os antigos sistemas baseados em Linux da Motorola e etc.

    Diferentes de outros aparelhos que só dão suporte a aplicativos java.

    Uma boa definição de Dumbphones seriam os MPx, contam com todas as tecnologias de Smartphones, porém não possui extensão própria.

    Acredito que essas nomeclaturas não são feitas para confundir e sim para subdividir esses aparelhos, alguns acreditam que Smartphone se define por conseguir ver/editar arquivos do Office e enviar/receber e-mails, mas isso eu já faço desde o meu antigo E398, que não é Smartphone nem de longe.
    Se fosse por coisinhas do tipo algumas versões do iPhone não seriam consideradas Smartphones, certo?!

    Abraço!

  14. @Diego

    “O 5530 foi projetado para atender um mercado que não quisesse um multitouch, não acho ruim do jeito que é.”

    O 5530 foi projeto para atender um mercado que não tem coragem de pagar mais de 700,00 em um smart com as mesmas funcionalidades só por causa do multitouch.

  15. Sou satisfeito com meu 5530 (symbian),porem comprei recentemente um LG P350 (Android) e vamos entrar em um bom senso aqui,para funçoes como redes sociais,internet etc..Acredito eu que o Android é superior.

DEIXE UMA RESPOSTA