Estou trazendo hoje um ótimo artigo que ficou perdido em nossa migração para o wordpress, esse Artigo veio nosso amigo do TwitterAdriano Lepper, Se ele não mudasse tanto de twitter até colocaria o link dele. Aqui ele mostra como não vale comprar um Xingling!

Smartphone - Foston MP20

É, o MP14 ali já vem com um Facepalm embutido. Não é por nada, mas essa coisa aí em cima não presta.

Esses assim chamados reprodutores de mídia (MPx) são vendidos por um preço acessível à maioria das pessoas (cerca de R$400,00) e geralmente possuem as seguintes características:

  • GSM Triband operando em 900/1800/1900Mhz (com algumas exceções operando em Quadriband ainda na frequência de 850Mhz);
  • Tela touchscreen de mais ou menos 3 polegadas;
  • TV analógica aberta;
  • Dual-SIM (capacidade para dois cartões SIM) com dois IMEIs;
  • Sistema operacional (plataforma) proprietário, não podendo assim ser chamados de “smartphones”, como são conhecidos por muitos.
  • Além disso, alguns desses MPxs operam com ROMs pirateadas do Windows Mobile
  • Câmera traseira de cerca de 3 Megapixels e frontal de 2 Megapixels (interpoladas), com qualidade VGA;
  • Conexão GPRS/WAP.

Esses dois últimos fatores frequentemente levam o consumidor ao erro, levando a crer que a conexão com internet (mesmo que via GPRS/WAP) e a presença de uma câmera frontal façam com que esse aparelho possua a desejada “função 3G”. Por má fé do vendedor (e salsice do comprador, admito) um aparelho que acessa a internet à 44kbps e tem uma câmera de supostos 5 megapixels na frente é vendido como um aparelho com rádio HSPA (componente que permite acessar redes WCDMA, o padrão 3G utilizado aqui no Brasil).

No MercadoLivre, por exemplo, existem centenas de casos de celulares oferecidos como modelos com rádio HSPA e que são cobrados como tal. Ou seja, muitos consumidores tem sido enganados e tem comprado “gato por lebre”.

Celular com Câmera!

Além disso, a qualidade da recepção de sinal de TV nesses aparelhos é sofrível. Em um teste com um Samsung V820 e um MPx, nessa mesma hora, no mesmo canal e no mesmo local (tm Chapolin Colorado), a recepção de sinal do V820 foi muito superior.

Outro problema nesses aparelhos é a build quality¹ deles. Um simples teste de resistência do material é torcer o aparelho ao longo de dois eixos e detectar algum rangido. Caso haja algum ruído, é muito provável que suas peças sejam mal encaixadas e/ou de má qualidade. Foi o que aconteceu com todos os modelos que eu testei. Realizei o mesmo teste com outros aparelhos, como um Apple iPhone 3G, um LG Cookie, um Samsung Omnia e o resultado foi o esperado, ruído ausente ou quase nulo (LG Cookie). Nos MPx, o ruído foi alto. Outro ponto discutível é a qualidade da touchscreen, que frequentemente detectam toques inexistentes ou tocam em locais incorretos, mesmo com a tela supostamente calibrada.

Os aplicativos para eles, bem, não há aplicativos para eles. A grande maioria sequer possui um a máquina virtual Java. Segundo a propaganda eles possuem um emulador de NES, mas até onde eu sei ninguém conseguiu rodar nada nesses celulares.

Vocês ainda querem um desses?

 

  • Atualizando – Twitter do Adriano Lepper

13 Comentários

  1. Já fiz o teste do hiPhone com o verdadeiro iPhone e não detectei nenhum problema. É claro que a tecnologia original é muito superior, mas, dependendo da fabricante chinesa, o ching-ling se sai muito bem. É claro que você tem que ter bom senso ao comprar, e não esperar que aquele celular com trocentas funções que custa só 200 reais vá durar muito tempo ou que funcione perfeitamente.

  2. ok, concordo… mas eu PRECISO de um celular Dual-SIm. Cansei de andar com tres celulares na bolsa (um nextel, um vivo “familiar” e um claro “pessoal”). Como faço?

  3. Essa da ser 3G por ter câmera frontal é verdade.

    Uma vez comprei um N73 em uma revenda da TIM. Fiz a pergunta várias vezes, esse celular acessa rede 3G? A resposta: sim. Na hora não aparecia 3G, pensei que ainda não tinha cobertura no local. Cheguei em casa e fui pesquisar… me venderam um modelo que não era 3G.

    No outro dia voltei à loja e exigi a troca por outro modelo. Felizmente não tive dor de cabeça, só precisei ir a outra revenda porque eles não tinham o modelo disponível. Mas a troca foi efetuada.

  4. Meu irmão me deu um desses. Um lixo. Meu pai olhou e chamou de descartável, como se ele estivesse prevendo que não duraria nem uns quatro meses…

    E o pior é que se estraga, não tem como arrumar e muito menos garantia. Se bem que garantia de celular tbm nunca cobre nada.

    Comprei um celularzinho de 99 reais e tô muito feliz com ele. Celular é pra telefonar. Se quer fotografar compra uma máquina. Se quer falar no msn vai pro computador. #PRONTOFALEI

  5. Pessoal, tive VÁRIOS MPX da vida, e posso garantir algumas coisas:
    1- roda NES sim, se vc colocar na pasta correta. O amigo não deve ter pesquisado na net. O meu tinha mais de 150 games.
    2- A tv funciona sim, claro que se o aparelho tiver a antena ela tem que estar esticada.
    3- Um deles durou quase dois anos, até que ficou muito ultrapassado para meu uso.
    4- Em SP, na 25 ou barão de duprat tem vários locais que consertam na hora.
    5- Quanto custa um aparelho com 3 chips, tv, vários jogos, leitor de e-books (formato txt e alguns em pdf), etc e coisa?
    Eu uso e RECOMENTO MESMO! Saiba conserva-lo.

  6. @Beto

    De acordo com você, eu comprei há pouco tempo um Fly Ying F003. Posso afirmar que ele funciona perfeitamente e atende todas as minhas necessidades.

    Tem WAP/GPRS/Wi-Fi embora não tenha 3G atualmente eu nem preciso do mesmo, pois no meu município não há cobertura 3G.
    Tem um Java muito ótimo, dois chips, navegador Opera Mini 5 (Pré-Instalado) e o Opera Mini 5.1 que instalei recentemente.

    Enfim se eu fosse de falar tudo aqui todos desanimariam de ler, mas já acabando, eu digo que se você souber e pesquisar bem fará um ótimo negócio ao comprar um smartphone desses fabricados na china. Claro que não se compara a um original, mas há muitos HiPhones e outros smartphones do tipo que se saem muito bem.

    O meu é um HiPhone F003 da Fly Ying e estou altamente satisfeito com ele.

    ————————————-
    att. Rafael Gonçalo
    [email protected]

  7. Eu já utilizei esses MPX genéricos e até que é uma boa se você tiver consciência que o aparelho é descartavel, de pessima qualidade e durara pouco mais 1 ano.
    Eu usava o meu mais pra assistir series em formato mp4 (que rodava muito bem), o messenger dele era muito bom, podia jogar uns joguinhos besta de game boy/nes e tudo isso por 200 reais, até que valeu a pena, me salvo muito no transporte publico.

  8. Acredito que seja uma questão de preferência, sim os produtos originais tem muito mais qualidade, mas a maioria não tem nem metade das funções de um MPx, Há muitos erros nesses chamados “Xing Ling”, tem que ter bom senso ao fazer uma análise dessas, se a pessoa ja fizer o teste acreditando que o produto em questão simplesmente ” não presta” ele simplesmente não tera um bom desempenho, comparando uma tv analógica de uma MPx a uma DIGITAL de um samsung é claro que a imagem é superior. O importante é dizer que os celulares chineses talvez sejam descartáveis, mas se você puder pagar 1.680 reais num Apple Iphone 3gs porque perderia tempo comprando um “xing ling”

  9. A minha experiência com celulares xing ling não foi boa. Há um ano comprei uma “réplica” dum Samsung. Não demorou muito pra que algumas funções simplesmente parassem de funcionar (como a conexão com o computador, que me impossibilitou de adicionar mais e-books no celular). A qualidade da câmera é horrível, um lixo. Os vídeos nem se fala. E agora, sem mais nem menos, ele parou de funcionar. Não liga mais. Paguei 90 reais nessa porcaria, antes tivesse comprado um celular básico qualquer, porém original.

DEIXE UMA RESPOSTA