Servidor NAS da Seagate

Pequenas empresas acabam tomando uma independência absurda e em pouco tempo crescem em cartela de clientes e em faturamento mas permanecem com uma pequena e as vezes frágil estrutura na rede dos computadores.

Atendi durante quase 10 anos pequenos escritórios e mesmo com os preços de muitos equipamentos terem caído, é incrivel como as pequenas empresas conseguem continuar cometendo os mesmos erros e alguns bem simples de ser resolvidos.

1. Aterramento

Eu desisto, mas ter uma estrutura elétrica e estável já é dificil, entao vamos fazer pelo menos um aterramento nas tomadas e faz favor de não ligar no neutro e verifique se está correto o positivo.

2. No-break

Eu sei que é caro, mas pelo menos no servidor e nos equipamentos da rede coloque um no-break. Depois com calma compre para as demais maquinas do escritório. E não ligue dois ou mais computadores no mesmo no-break, mesmo que recomendado pelo fabricante.

3. Servidor

Em pequenas empresas é comum usar uma maquina normal para servidor de arquivos e também ligar a impressora. Mas infelizmente colocam um funcinário para trabalhar nessa maquina, o ideal é que ninguém use essa maquina.

Se é para servidor de arquivos, eu recomendo um servidor NAS “portátil” , custa em média R$ 500,00 – Como o Seagate Black Armor NS110 – e para impressora recomendo uma impressora de rede, assim fica totalmente indepedente das mas maquinas da rede e também dos funcionários.

4. Sistema Original e atualizado

Compre maquinas de marca ou me compre pacote com o Windows original, devo lembrar também que o pacote do Microsoft Office é separado! Então se sua empresa vai usar o office da Microsoft, também compre o original.

Se você tem alguma visão do futuro da sua empresa e pretende usar depois um Dominio na sua empresa, compre o Windows que seja compátivel com servidor de domínio, você vai evitar uma grande dor de cabeça no futuro com migração. E vamos manter o sistema atualizado.

5. Nome das maquinas e usuários

É muito comum as maquinas ganharem os nomes dos funcionários, principalmente os mais antigos das empresas, recomendo que as maquinas tenham nomes do cargo da pessoa e que seja criado um login e senha na maquina.

Caso troque o funcionário de empresa, crie um novo usuário e delete o antigo depois de uns 30 dias e com tudo migrado, assim evitando uma série problemas.

Defina a senha de Administrador da maquinas e documente isso, dê poder de administrador ao seu funcionário somente se for nescessário.

Eu espero que essas dicas possam ajudar.

2 Comentários

  1. Muito boa essa matéria. Só um ponto a destacar, existem alternativas gratuitas e muito funcionais para Sistemas Operacionais e Programas. Você pode usar o Ubuntu server e o Desktop, com uma ótima integração. Pode utilizar o BrOffice, que é uma alternativa Open Source, como substituto para o Microsoft Office. Essas alternativas não custam nada e são muito fáceis de se trabalhar. Para os poucos que me conhecem, sabem que eu sou aficionado pela “família linux”.

  2. Nós somos uma empresa especializada em mouse pad, key pad, entre outros produtos que estão dentro da Norma NR 17,
    e gostaria de apresentar nossos produtos, oferecendo a vossa empresa qualidade e conforto.
    A vantagem de comprar conosco é que o preço é de fabrica, não temos saída mínima.*
    Personalizamos com qualquer arte, visando a inovação e a qualidade. Estamos a disposição para possíveis duvidas e ficaríamos muito felizes em poder fornecer nossos produtos a vossa empresa.
    Aguardo contato…

    *Não se aplica a peças personalizadas. Conheça a Labor Pack e compre os melhores produtos.

    Visite também nosso site. http://www.laborergonomicos.com.br

    Att,
    Andressa de Jesus

    LABOR PACK COMERCIAL LTDA
    Tel. ( 11 ) 4242 – 3190

DEIXE UMA RESPOSTA