Qualquer pessoa que use constantemente o computador vai, cedo ou tarde, encarar esse problema: arquivos duplicados. Seja por baixar muito conteúdo da internet, seja por compartilhar arquivos entre vários computadores, seja pela mania de salvar a mesma coisa em pastas diferentes ou por pura desorganização, preciosos gigabytes de nossos HDs estão sendo ocupados por cópias desnecessárias, muitas vezes sem que você saiba.

Como apagar arquivos repetidos do seu PC

Você tem duas opções: abrir um por um todos os seus arquivos e ver se são iguais, o que vai demorar horas dias meses anos. Só no meu HD principal são mais de 240 mil arquivos, imagine abrir um por um.

Ainda bem que existem programas que realizam todo o trabalho pesado para você: é o caso do AllDup. Ele compara o conteúdo de cada arquivo, permitindo que no final você exclua aqueles que quiser. Apesar de extremamente simples, possui opções avançadas como escolher quais HDs ou pastas comparar, comparar arquivos em CDs, DVDs, pastas da rede, comparar imagens ou músicas ignorando as tags EXIF e ID3, comparar baseado em critérios como tamanho, nome, data, conteúdo bit-a-bit, etc.

Para utilizá-lo basta marcar em quais pastas deseja executar a comparação, e se deseja incluir as subpastas na pesquisa (coluna subfolders). Para incluir mais pastas que não estejam presentes, basta usar o botão “add”.

A melhor forma de executar as comparações é realizando uma busca bit-a-bit, onde o conteúdo completo dos arquivos é comparado. Para isso basta configurar o programa de acordo com esta tela:

Dependendo da quantidade de arquivos que você possui, do tamanho deles e da velocidade de processamento do seu computador, a comparação pode demorar alguns minutos ou algumas horas. Até nesse ponto o programa é prático, pois permite pausar o processo, ou executar em baixa prioridade.

Na hora de mostrar os resultados, o programa permite classificar de inúmeras formas, ao gosto do freguês, mas pra quem quer fazer tudo de forma simples, automática e sem esquentar a cabeça, é só clicar nos botões assinalados na tela. Dessa forma ele vai apagar todas as cópias, deixando apenas uma para cada arquivo.

Leve, simples, rápido, prático, o AllDup não faz feio frente a nenhum concorrente. Já utilizei vários programas do gênero, tanto gratuitos quanto pagos, e digo com segurança que é o melhor que já usei até hoje, e o melhor  de tudo, completamente grátis. Já deixei instalado no meu computador para uso pessoal.

O AllDup também está disponível em versão portable, para você levar no pendrive e rodar em qualquer computador (ótimo para manutenção)

DEIXE UMA RESPOSTA