A melhor forma de se comunicar com sua audiência, muitas vezes, é gravar um podcast. Seja para realizar uma entrevista para o seu blog, seja para explicar de forma mais eficaz algum procedimento ou interagir com o público interno, esse recurso é uma excelente opção.

Embora muitas pessoas considerem complicado, criar um podcast, na verdade é bem simples. Basta escolher o software mais adequado. Além de capturar imagens e editar vídeos, o Camtasia possibilita a gravação de áudio. Isso porque esse programa instala, em seu computador, não só o Camtasia Studio como também o Camtasia Recorder.

Camtasia Studio 8 - Logo

Como gravar podcast com o Camtasia

Criar um podcast é bem simples no Camtasia. A primeira dica é já ter um roteiro previamente pronto. Assim evita nervosismo, além de ser menos trabalhoso, afinal ter que refazer muitas vezes pode desestimular você.

Outra dica importante é fechar todas as janelas do seu computador. Isso porque qualquer som que o Camtasia identificar irá entender como áudio a ser gravado. Então a voz de quem estiver conversando com você no Skype, por exemplo, poderá ser capturada assim como qualquer outro som emitido por seu notebook.

Já pensou você ter que refazer seu podcast porque o antivírus avisou que uma ameaça foi detectada… Ou pior, ter uma conversa sigilosa gravada. Então, o ideal é não perder o foco e se concentrar apenas na produção do seu podcast.

Passo-a-passo para criar podcast no Camtasia

  1. Selecione Capture
  2. Em Records inputs (lado direito da tela) desative a Webcam (OFF) e ative o Áudio (ON ✓)
  3. Na sequência habilite Microfone do Headset / Record System Áudio
  4. Em Custom (lado esquerdo da tela), escolha as dimensões que você deseja. Em caso de podcast, por ser apenas áudio, pode ser mais próximo do mínimo
  5. Clique em REC para começar a gravação
  6. Quando acabar de falar e só dar STOP
  7. Aguarde o processamento das informações
  8. Para finalizar, é só clicar em Save & Edit
  9. Novamente espere processar e clique em S para iniciar o Camtasia Studio de forma automática

Exporte só o áudio!

Enquanto você realizou esse processo, observe que na parte inferior da tela há duas faixas gravadas (vídeo e áudio). Como se trata de um podcast, as imagens não interessam então basta exportar o áudio. É simples:

  1. File
  2. Produce especial
  3. Export Audio As…

Como melhorar a qualidade do seu microfone

Quantas vezes você já tentou acompanhar um podcast e a qualidade do microfone foi desafio para manter sua atenção? De nada adianta montar um áudio com conteúdo de qualidade (com script bem planejado) se do ponto de vista tecnológico, esse aparelho pode fazer sua audiência simplesmente desistir de ouvir você. Confira o passo-a-passo para melhorar o som do seu microfone e evitar reclamações e perda de audiência.

  1. Clique no Track de Som ( lá embaixo onde tem o gráfico da sua voz)
  2. Habilite a opção Enable Noise Removal
  3. Clique em Advanced

Chiados

Se o seu microfone ocasiona uns barulhos indesejados como explosões de áudio, do nada, e chiados constantes, então a solução é habilitar a opção Enable Volume Leveling e você irá sentir em segundos a diferença.

  • Enable Volume Leveling

Microfone com som longe

Se o seu microfone faz com que sua voz pareça muito distante. Ou seja, se o seu podcast parece até que foi gravado com você falando do outro lado do mundo em relação aos ouvintes, então a dica é a seguinte: Após ter clicado em Advanced, serão liberadas diversas opções então é só colocar o Adjust Serenitiy em zero.

  • Adjust Sensitivity – volume 0

Parece um detalhe, mas sua voz ficará muito mais compreensível e sua audiência não fará esforço algum para entender. Porém esse ajuste não faz milagres. Se o seu microfone não é tão potente assim, irá melhorar um pouco.

Remoção de cliques

Outra dica importante é habilitar duas opções que irão deixar o podcast com um som ainda mais limpo. Deixe as configurações como estão até agora e habilite também Remove Click e Remove Clipping, dessa forma, você irá tirar todos os barulhinhos de cliques do seu arquivo. E assim, o seu podcast ficará muito mais profissional e mais confortável para o seu público.

  • Remove Clipping
  • Remove Click – Volume: 0

Essas duas opções se encontram logo abaixo de dois botões que existem bem embaixo de Adjust Sensitivity.

Camtasia vai muito além do podcast

E você costuma ter problemas com podcast? Uma dica é experimentar o Camtasia Studio gratuitamente para teste. Com a versão free temporária, você poderá conhecer todos os recursos desse software de captura de imagens. Você pode criar inclusive vídeos com esse programa muito utilizado para webinários, e-learning, apresentações corporativas e treinamentos. Já a versão completa do programa é paga, oferece diversas outras funcionalidades e está disponível em lojas online como a Software.

Artigo Patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA