Cada vez aumenta a “onda” e E-mails falsos e sites clones, na maioria das vezes com a intenção de roubar dados pessoais, e fica a duvida, Como se defender da Engenharia Social?, Como Evitar o roubo de senhas? e principalmente como criar uma senha forte!?

É claro que experiência é que tem peso com esse assunto. Em primeiro lugar, não existe sistema perfeito, até porque nós seres humanos somos sujeitos a falhas, então o principal conceito a se levado é que você é a porta para Hacker. já escrevi um Artigo da segurança de usuário, onde mostro vários itens que você tem que saber ao colocar uma senha num site

Segundo Wikipédia, “Engenharia Social são práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas”

Senhas, mesmo no mundo de hoje, há ainda pessoas que colocam senhas óbvias, ou de fácil compreensão como a data do seu próprio nascimento ou números sequenciais. então ao criar uma simples senha evite por exemplo: “123orkut”, “23101985”, “2008msn” e coisas semelhantes, existem hoje na Internet geradores de senhas aleatórias, tenha preferência por uma senha com pelo menos 8 dígitos, e também recomendo fazer a troca da senha em pelo menos de 3 em 3 meses.

Em seu sistema, evite usar a Internet com a conta de Administrador, e sempre deixe com senha essa conta, principalmente no Windows XP. As pessoas que tem dificuldades em criar senhas complexas alem da dica citada a cima, de usar geradores, você pode criar uma senha a partir de uma “frase secreta” Exemplo: “Eu Amo Minha Querida Esposa”, poderia as primeiras letras mais uma data e nome do serviço, Exemplo: “eamqe2512orkut”, temos ai uma senha forte.

Se for variar entre letras Maiúsculas e Minúscula, independente da sequência deixe sempre o ultimo digito em minúsculo, assim evita deixar o “caps lock” ligado. Exemplo “EAMQE2512orkut”. evite também nomes famosos ou inteiros, existem na rede inúmeras técnicas de invasão que usam lista de senhas para descobrir a sua senha, então NUNCA coloque simplesmente: “jesus”, “anjogabriel” ou até sequenciais.

Um exemplo, existe uma técnica Hacker conhecida como “Engenharia Social” que Simplesmente é conhecer a pessoa para “invadir” ela, a técnica ficou essa semana conhecida depois que Hacker Francês entrou na interface de administrador do Twitter, depois que descobriu a senha de um dos Administradores.

Pergunta Secreta, realmente que seja uma pergunta secreta!, revise esse item pelo menos a cada 6 meses, conheço muita gente que perde senha por esquecer a senha, não acho pecado anotar numa agenda alguns dados, desde que fiquem bem guardados.

Tenha pelo 2 emails, e mantenha os Cookies dos seu navegadores sempre limpos, se quiser saber se você foi Hackeado confira sempre a sua pergunta secreta para ver se não mudada e pode analisar melhor o seu sistema, se for Windows veja informações no artigo, “como saber se foi hackeado”.

Email, evite anexos enviados nos emails de desconhecidos, nunca responda um spam, e antes de clicar em links, confira sem eles não leval para arquivos “.com” ‘.exe”, preste muita atenção nas extensões dos arquivos.

DEIXE UMA RESPOSTA