Refazendo as tomadas aqui de casa, então para conferir o trabalho do eletricista fui buscar sobre, como corretamente deve ser colocado a fase e o lado do neutro das tomadas.

Depois de rodar no Google, encontrei algumas imagens e todas diziam a mesma coisa:

Então senhores, compre sua chave de teste e confira, eu aproveitei para colocar aterramento e aproveito para comentar que não deve se dispensar o terra e muito menos ligar o terra no neutro.

Esquema_basico

Repetindo!

NÃO LIGUE O TERRA NO NEUTRO

Aterramento de verdade, é uma barra banhada de cobre de pelo menos 1.5m enfiado no chão e ligado diretamente no terra das tomadas, se possível deixe a fase do computadores longe do ar-condicionado.

Medindo com um Multimetro a tomada deve emitir “voltagem” (corrente) apenas pela a fase, tanto o neutro e o terra tem que apresentar 0 de corrente

7 Comentários

  1. Meu caro Subtil, tudo estava indo tão bem no seu texto, até você colocar a ofensa, a picaretagem à engenharia cuspida como “voltagem”.

    Lembrando que as principais grandezas eléctricas são a tensão e a corrente.

    A tensão é medida em volts (V) ou joules por coulomb (J/C).

    A corrente é medida em ampères (A) ou coulombs por segundo (C/s).

    Termos ridículos como amperagem, metragem, voltagem, bitagem e wattagem só rimam com picaretagem alheia. Muito cuidado, rapaz. Evito meter o dedo naquela tomada.

  2. Bom, se eu fosse escrever o último parágrafo, sairia algo como:

    Medindo com um multímetro, a tomada deveria acusar alguma corrente elétrica apenas no condutor fase. Com isso, tanto o condutor neutro quanto o de proteção (terra) não deveriam apresentar nenhuma corrente elétrica, possuindo tensão elétrica de 0 volts (0V) cada.

    Desculpe aí se pareci pedante e chato, só quero o sucesso de seus textos.

  3. Senhor uma dúvida, cada um dos plugues, mesmo em residencia com voltagem de 220v as tomadas seguem esse padrão, ou seja, uma delas tem toda a força e na outra o neutro?

  4. Se colocar um voltímetro, um terminal em cada plugue a soma é 220v, mas se eu colocar separado ela teria que em um deles estar nula, estou correta nessa afirmação?

DEIXE UMA RESPOSTA