Olá, caros leitores! O carnaval acabou e  o ano está começando pra valer. Demorei um pouco, mas como havia prometido, estou aqui para continuar falando sobre as facilidades da vida com o Ubuntu. Hoje vou trazer um pequeno e fácil tutorial de instalação daquele que vai trazer mais alegria para você e seu computador.

Você pode fazer download da imagem do Ubuntu 11.10 aqui ou por Torrent, o arquivo possui 695 Mb e você pode grava-lo em qualquer Cd virgem. Depois de gravar o Cd, você deve reiniciar seu computador. O Ubuntu vai começar a carregar, depois de algum tempo vai aparecer uma tela como essa:

Depois de clicar em “Instalar o Ubuntu”, vai ser exibida uma janela sugerindo que você tenha no mínimo 4,4 Gb livres em seu HD e conexão com Internet. Não esqueça de selecionar as duas opções de atualizações

Agora estamos na janela de tipo de instalação, neste “tutorial” vou seguir o caminho da instalação avançada e mostrar como criar as partições para o Ubuntu.

Caso você tenha mais que um Hd, selecione qual unidade você gostaria de instalar o Ubuntu. É necessário ter no minimo um partição do tipo EXT4 com a Raiz do sistema  e uma outra partição do tipo Swap para memória virtual. Primeiramente, vamos criar uma nova tabela de partição no HD desejado.

Vamos criar agora uma nova partição, que não precisa ter mais que 2Gb (2048 Megabytes) de espaço. Essa partição é usada como recurso de memória do sistema. Clique na opção “Adicionar” para criar uma nova partição, alterando apenas o tamanho da partição e selecionando o tipo para Swap.


Feito isso, vamos para a principal partição, onde o sistema vai se enraizar. Aqui você precisa definir o ponto de montagem como “ / ”

Depois de clicar em Instalar Agora, o Ubuntu vai começar a criar as partições e copiar os arquivos. Falta pouco para o termino da instalação. As telas a seguir são para pegar algumas informações do usuário.

Selecione o seu teclado, fazendo testes, para saber se as teclas digitadas correspondem a saída exibida na tela.

Para finalizar, basta definir o nome do seu usuário e senha. Depois, é só aguardar o termino da instalação e ser feliz!



Por essa semana, é só. Caso tenha algum tipo de problema, duvida, sugestão, assunto relacionado ao post, mande um E-mail para [email protected] ou deixe um comentário.

Eu fico por aqui,  Feliz Ano Novo e um grade “Avraço”!

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA