Parece até piada para quem já é técnico ler um título como esse, apesar de não existir mais do que uma única maneira de ligar o cabo Serial Ata, chamado de Sata sucessor do Antigo PATA.

O que venho alertar para nossos amigos técnicos, não é exatamente como ligar e sim onde ligar, algumas placas mães possuem entradas especificas para RAID, feito direto pelo hardware.

O meu alerta é justamente para esse tipo de situação, já que um HD em RAID, acaba sendo colocado como disco dinâmico. dependendo da maneira que você acaba configurando sem querer isso, pode perder todos os dados do hd.

Fui trocar o Gabinete do computador do Rafael, aqui do Blog, em sua Placa-mãe ASUS P4P800 DELUXE, acabei confundindo liguei no RAID, fui fuçar achando que era só configuração de software. e perdi todo os arquivos.

Entrada Sata
Vermelho a entrada para o RAID e Amarelo o boot normal em um P4P800m Deluxe.

Repare a semelhança, nem prestei atenção quando fui ligar, que bom que hoje em dia as placas já estão bem mais coloridas para evitar esse tipo de erro, em minha Asus P5 DH DElUXE, é laranja as entradas RAID, do resto é só ligar a fonte, e o cabo que como disse no inicio do texto, só existe uma maneira.

DEIXE UMA RESPOSTA