Hostname é nome que é dado ao computador, ele serve para que possamos identificar uma maquina na rede, com mais facilidade que um numero de IP!, da mesma maneira que dois corpos não podem coexistir no mesmo espaço, duas maquinas não podem possuir nomes iguais na mesma rede.

Com o hostname, fica mais fácil a identificação e por ela a conexão a maquina, se a mesma tiver ligada (muito importante!), para identificar qual o nome da sua maquina na rede, Existem 2 maneiras básicas no sistema Windows Xp, Vista e Seven.

Pode ser visualizado nas “Propriedades do Sistema”, para chegar até essa janelinha amigável do sistema basta você ir em:

Windows Xp:

  • Iniciar > Painel de Controle > Desempenho e Manutenção > Sistema (Padrão XP)
  • Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Desempenho e Manutenção > Sistema (Menu Clássico)
  • Pressionar na tecla do Windows (fica entre Ctrl e Alt) e clica no tecla “Pause Breake”.
  • Se o Painel de Controle tiver em Exibição Clássica > Clica direto em “Sistema”
E na aba “nome do computador” vai estar o nome do computador.

Pelo Promtp do Dos:

  • Iniciar > Executar > digite “cmd” (sem aspas), vai aparecer uma tela preta basta digitar “hostname” dar enter.


No Windows Vista não muda muita coisa, para acessar o hostname no Vista:

  • Iniciar > Configurações > Painel de Controle > mude para exibição clássica> Sistema (Menu Clássico)
  • Pressionar na tecla do Windows (fica entre Ctrl e Alt) e clica no tecla Pause “Breake”.
  • No menu > iniciar > Clique com botão direito em meu computador e depois em “Propriedades”

Dicas finais: Se você usa rede na sua casa, é interessante, colocar o nome das pessoas, Exem.: “gabriel”, “jorge”, “thiago” , se tiver laptop, especifique! “jorge-lap” ou “thiago-note”, assim fica facil de achar na rede.

Agora se você trabalha com a rede, com funcionários procure não colocar nomes, prefira: Exem.: “Servidor01”, “Diretoria”, “recepcao” , coloque servidor “01” mesmo que só tenha um, use a “descrição do computador” (veja na 1º imagem) para definir o funcionário ou pessoa que vai usar o computador.

Sabe porque ? , trocando o hostname todas as configurações de arquivos e impressoras compartilhadas se perdem, sendo assim vai ter que reconfigurar a rede, imagina se tem uma impressora na “Recepção” onde todo mundo imprime, se trocar 3 funcionárias, mas forem 5 maquinas imprimindo nela, vai dar muito trabalho, pense no futuro!.

Nos “servidores” é legal colocar o serviço disponível, na “descrição do computador”, como Impressão, Servidor de Arquivos, Alterdata (chato!), e por ai vai. manter também o grupo de trabalho padronizado, evita e agiliza serviços pela rede. no Windows Seven são as mesmas dicas das para o Windows vista.

Vamos aos links:

Endereço IP no Wikipedia
Software da Alterdata que eu comentei
Definição de Rede de computadores no Wikipedia

3 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA