Existem na internet uma série de tutoriais falando sobre otimização do sistema, principalmente pelo registro do windows, falam muito da chave “Menushowdelay”, só que cada um de uma maneira, o que acaba causando uma grande série de duvidas. hoje através de um pouco da minha experiência vou tentar sanar essas duvidas.

O Registro do windows, é aonde fica muitas das configurações, se não todas, do sistema, lá é como se fosse um grande “gerente” de tudo, infelizmente a Microsoft não criou muitos utilitários para ele, somos sempre obrigados a meter a mão, para melhorar um pouco mais desempenho do sistema na maquina, em alguns casos, já vi gente definir o Cache L2 do processador nele, só para ter ideia do poder que tem modificar uma chave no registro.

Para acessar o registro, vá em >iniciar>executar e digite “regedit” (sem aspas).

Executando o Regedit

depois de abrir, clicamos em >Editar>Localizar… (Ctrl+F) , para que se possa localizar uma chave, mande buscar o “Menushowdelay” (sem aspas).

Ai começa as dúvidas. na maioria dos tutorias que já vi pela internet eles falam que fica bom, se for modificado de 400. que é o padrão, para 200. outros pedem para mudar o valor para 100. qualquer um dos dois está certo, e vai melhorar o desempenho. para você entender melhor, menushowdelay é que faz a “animação” de atraso para os menus do windows e de programas, ou seja, o tempo que vai demora para exibir o menu para você desde do momento que se clica nele.

menushowdelay no registro
Registro do Windows

Só para Lembrar o Padrão da chave Menushowdelay é 400, e ela é independente de qualquer outra chave.

O que a maioria dos tutorias não mostra, é que não existe só uma chave menushowdelay, e sim pelo menos umas 4, estou falando no Windows XP Home ou Profissional, e vale também para o 2003 server. então na hora de buscar procure todos, basta apertar F3 no registro para ele repetir a busca.

Não existem valores errados ou certos, o negocio que quanto menor, mais rápido. Eu particularmente prefiro colocar todos as chaves do menushowdelay à “0”, sim um zero bem redondo. para quem gosta de sugar o sistema e tem uma mão nervosa, é o ideal.

Outra dica interessante, para remover as chaves invalidas do registro use o utilitário do Marcos Velasco o Mv.Regclean, e use apenas um, não misture a limpeza do Ccleaner ou do Advanced SystemCare.

Falando no Advanced Systemcare, em sua versão Free, ele apenas modifica a primeira chave para 200, estou falando na aba de otimização, se for colocar menor que isso, vá em >opções>Lista de ignorados. infelizmente só adiciona na lista quando executa a otimização dele, espero que eles melhorem isso.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA