Filme Avatar de James Cameron
Filme Avatar de James Cameron

Por causa de um impasse do destino eu acabei ficando com Smartv 3d da LG, estou gostando muito dela, mas a grande dúvida que tinha era: Esse 3D ai ? na minha casa ?

Em dois dias eu já tinha mexido em toda televisão e quase furei ela tentando aparafusar na parede. Passado uma semana com meu novo brinquedo eu já assisti uns dez filmes, alguns em 720p, outros em 1080p e outros em 1080p 3D. Não só eu, mas também minha mãe, meus amigos e meus avós, todos de alguma maneira assistiram um pedaço de algo em 3D e falaram de alguma maneira.

Custo x Benefício ?

Não tem como fugir, todos sabemos a realidade do “Custo Brazil” e os aparelhos 3D do Brasil são bastante caros, mas o problema que eu vejo não é no custo do aparelho, mas do conteúdo para aproveitar toda essa tecnologia. Uma Boa Tv 3D por ai para se colocar na sala é mais de 3.000 reais, aparelho como televisão sempre chega ao mercado com um alto preço e depois vai caindo rapidamente, mesmo assim nós Brasileiros trocamos de aparelhos com pelo menos 3 anos de uso e sempre reaproveita o aparelho antigo, minha vó demorou até uns 10 anos para largar uma TV.

Mas como eu disse o problema está no conteúdo, caro e bem fraco. Um filme lançamento em 3D sai para comprar não menos que R$ 90,00 Reais, alugar é uma ótima ideia, mas o mercado de filmes em 3D é ainda decepcionante. Nem todo filmes precisa estar em 3D, alguns filmes são porcamente convertidos e alguns mesmo gravados com toda tecnologia de ponta não tem um aproveitamento para que faça valer a dor de cabeça que eu tenho depois de duas horas vendo um filme.

Mas o grande problema que pelo preço está todo mundo empurrando um aparelho 3D, se você tem um vídeo-game de ponta tem muitos jogos que tem opção em 3D. Resumindo, se você pensa em gastar um pouco mais de R$ 3.000 Reais numa televisão, compre 3D, afinal você não pretende trocar ela em um ano e conteúdo pode aparecer nesse tempo.

O Problema da imersão!

Assistir um filmes é um ritual, para quem gosta de um bom aproveitamento é fato: Desliga a luz, separa a pipoca, desliga o celular. Tudo para criar o clima de cinema dentro do nosso conforto de casa. Se você quiser ver um filme em 3D e ter um bom aproveitamento esse vai ser o seu principal desafio.

O que pude perceber, que qualquer feche de luz, quadro, caixa de som, mouse, parede branca, cortina balançando – enfim – Tudo, tira você da imersão dos efeitos do filme. A maior dica inclusive que eu posso dar é assistir primeiro o filmes em 2D e legendado e depois partir para o filme em 3D Dublado.

Vai ter uma equipe falando agora que estou cagando regra e estou mesmo, é muito ruim assistir um filme 3D com legendas, inclusive o fato do seu quarto lhe tirar a imersão faz você ter algumas dores de cabeça, já que o seu organismo está tentando entender as imagens em 3D e as coisas do quarto.

Acredito que é muita informação acontecendo ao mesmo tempo e você tentando entender, talvez por isso James Camerom no filme Avatar escolheu uma história bem simples, já que ele queria mostrar toda uma inovação na imagem.

filmes em 3D ?

Como escrevi acima: Nem todo filme precisa estar em 3D, alguns filmes estão porcamente convertidos e outros filmes mesmo gravados em 3D não mostram cenas emocionantes para aproveitar toda essa tecnologia.

Alguns filmes vão lhe trazer apenas profundidade, a sensação de estar vendo aquela cena na sua frente, com mais fluides nos movimentos da cena o mais parecido para você entender o que quero dizer, é como se você estivesse vendo a telinha da câmera no momento da cena. Essa profundidade é até interessante, quando temos um ambiente bem rico, como em Avatar, mas tem momentos que é extremamente fraco, como achei no Filme Tron.

O melhor exemplo de um filme em 3D que eu posso dar é em Transformers: O Lado Oculto da Lua, as cenas são emocionantes, gostaria de ver filmes de ação com a criatividade que foi colocada nesse filme, os efeitos foram perfeitamente aproveitados, misturando uma profundidade e explosões no meu quarto, é muito bom.

Se você comprar um aparelho em 3D veja esses três filmes e você vai entender tudo o que eu disse.

Conteúdo ?

Você pode alugar filmes, jogos ou comprar-los, eu acho um preço absurdo. Se você está pensando em baixar os filmes saiba que tem que ter bastante paciência e que um arquivo em .mkv (mais de 10gb) pode estar de alguma maneira, mesmo que pequena, compactada, gerando perde qualidade.

Conclusão ?

Não vale comprar um aparelho 3D hoje, mas ao trocar de tv compre! até mesmo porque os fabricantes não estão dando outras opções, aparelhos 3D em sua grande parte já estão acompanhados com os aparelhos Smart com acesso a internet e conteúdo interativo. Vamos apenas rezar para para os Diretores e produtores tenham surtos de criatividade.

Um Filme em 3D, com motivos e bom aproveitamento do efeitos é muito mais emocionante e melhor do que um filmes em 2D.

Essa é minha opinião, mas eu tenho certeza que eu alguém não gostou.

DEIXE UMA RESPOSTA