plc

PLC (ou Power Line Communication) é a internet transmitida através dos fios de energia elétrica, também conhecida como BPL – Broadband over Power Lines. A tecnologia existe há aproximadamente 4 anos na Europa. Não é uma tecnologia que compete com os atuais provedores, apenas se trata de uma alternativa para usuários que moram em locais onde o sinal das outras operadoras não chega.

Como instalar

A instalação é fácil e é um dos pontos mais positivos dessa tecnologia. Você precisa de um adaptador (comumente chamado de Powerline Adapter). Se liga o adaptador na tomada e conectar a ele o modem e o roteador. Depois disso, qualquer tomada em sua casa vira um ponto de acesso de rede.

Pontos positivos

A tecnologia funciona tanto de maneira interna, com a transmissão de dados usando a rede elétrica da habitação, quanto externa, em que é usada a rede pública de energia para transmitir. A maior vantagem é que, com o Powerline, a velocidade se mantém bastante alta e dificilmente há quedas.

Pontos negativos

Pela conexão poder ser compartilhada paralelamente, se não houver uma divisão clara entre todos as habitações , todos acabarão por compartilhar a conexão. Sendo assim a velocidade cairá de acordo com quantas pessoas estão usando a rede no momento. Caso haja uma divisão, você não terá problemas, pois a rede é criptografada.

Também pode ser citada a interferência com outros aparelhos eletrônicos que utilizem a frequência de rádio, como telefones sem fio e televisores. Essas ondas como também acabam sofrendo interferências graves com o PLC.

A maior de todas as desvantagens é que a conexão PLC é prejudicada por filtros de linhas, estabilizadores e no-breaks. Em outras palavras a tomada só poderá ser usada para o PLC.

DEIXE UMA RESPOSTA