Ao acessar o WordPress, você já deve ter visto a opção de “foto de perfil” com os dizeres: “Você pode trocar sua foto de perfil no Gravatar”.

Afinal, o que é Gravatar? Gravatar é um site da mesma empresa que controla o WordPress.com, a Automattic, que permite que você utilize um avatar, associado ao seu e-mail, ou seja, não importa em quantos sites você se cadastre, você continuará com a mesma foto e não precisará fazer o envio da sua foto de perfil para todos os sites que você colabora ou possui cadastro.

Ficou complicado? Deixa eu explicar melhor. Avatar (não confundir com o filme) é uma imagem de exibição que corresponde a sua foto de perfil. Pode ser seu rosto, um personagem, enfim, a imagem que você quer que os visitantes vejam quando procurarem maiores informações sobre você.

Para se cadastrar, basta utilizar o e-mail e senha do WordPress.com. Caso você não tenha, você primeiro precisa se cadastrar no WordPress.com. Assim que você se cadastrar ou realizar o login, a primeira tela que você verá é esta:

Gravatar - Tela Inicial

Você então poderá clicar em “adicionar um clicando aqui!”. E aparecerá essa segunda tela:

espaco-de-trabalho-1_002

Eu vou escolher a opção “Upload New” (Enviar Nova) pois já tenho a imagem salva em meu computador. No entanto, você poderá escolher as opções:

  • Upload New – Enviar nova do seu computador
  • From URL – Caso você já tenha uma imagem hospedada em outro site
  • Past Uploads – Imagens que você fez upload no passado (não sei se para usuários novos essa opção aparece ou se aparece algo)
  • From Webcam – Da webcam, ou seja, você pode tirar uma foto diretamente da sua câmera e postar no Gravatar.

Escolhi a opção Upload New, fiz o envio da foto e me apareceu a tela abaixo. Você tem a opção de cortar a imagem, para deixar apenas o rosto aparecendo, por exemplo, ou então deixar a imagem completa. Eu escolhi deixar sem cortar.

espaco-de-trabalho-1_003

A última tela requer um pouco mais de cuidado. Ou melhor, de leitura.

espaco-de-trabalho-1_004

Você precisa escolher qual a classificação você quer para o seu Gravatar.

  • Rated G – é a que mais faz sentido escolher para a minha foto de perfil, pois é voltada para sites com qualquer tipo de audiência (ou seja, crianças, adolescentes e adultos).
  • Rated PG – são para imagens que podem conter gestos obscenos (dedada, por exemplo), roupas provocantes, palavrões ou apologia à violência.
  • Rated R – são cenas obscenas, violência intensa, nudez ou consumo de drogas.
  • Rated X – imagens de sexo explícito ou violência extrema chocante.

O “Rated” é uma espécie de “censura” (não no termo ruim), para evitar que crianças e adolescentes acessem páginas comuns, com imagens de exibição Rated PG, Rated R ou Rated X. Ao escolher a opção que mais condiz com a sua imagem, você retornará ao site inicial.

espaco-de-trabalho-1_005

Só que agora, com a sua imagem já definida. O Gravatar ainda tem a opção de criar um perfil, galeria de fotos, sites, imagens de fundo, informações de contato e serviços verificados (YouTube, Twitter, Facebook). Para os adeptos das cripto-moedas, você pode disponibilizar seu endereço Bitcoin, Litecoin ou Dogecoin.

Ao preencher todas as informações, é assim que o seu perfil ficará. Lembrando que você pode ocultar seu perfil do público ou deixa-lo acessível para que todos possam ver.

espaco-de-trabalho-1_006

DEIXE UMA RESPOSTA