Neste post vamos mostrar como tabelas são importantes formas de estruturação de dados, para você que ainda não tem um blog, veja como é fácil seguir estes passos. O uso de tabelas ainda é fundamental para quem pretende mostrar dados estruturados, tabulações, diferente das “divs”.
Para quem pretende adicionar uma tabela no WordPress, geralmente o “desespero” bate. Não há uma forma fácil de criar uma tabela no WordPress. Ou melhor, não há uma forma fácil nativa. O plugin TablePress torna a criação de tabelas no WordPress uma coisa bastante simples.
Plugin WordPress para Tabelas Responsivas
Há várias vantagens com o plugin, mas há uma principal: o plugin é 100% gratuito. E ele possui uma série de extensões, algumas pagas e outras gratuitas. Uma extensão que recomendo é a Responsive Tables (torna sua tabela responsível, ou seja, que se adapta automaticamente para qualquer tamanho de tela). Você pode conferir todas as outras extensões no endereço Extensões.
Ao instalar o plugin, uma nova página em sua área de administração (wp-admin) chamada TablePress será exibida. Para adicionar uma nova tabela, clique na opção “Adicionar Nova”. A primeira tela exibida será a seguinte:
Nessa área você precisa definir um título para a tabela, a descrição é opcional e definir a quantidade de linhas e coluna padrão. Você poderá adicionar mais linhas ou colunas depois.
Decidi criar uma tabela com 3 colunas e 5 linhas. A primeira linha é usada como cabeçalho (você pode alterar tal configuração depois).
A seguir você pode visualizar as configurações da tabela. É possível inserir links, adicionar imagens, adicionar ou remover linhas e colunas, esconder, duplicar e mostrar linhas e colunas (útil caso você queira confirmar um dado, mas precise publicar a tabela de qualquer jeito).
Em opções de tabela você também tem a opção de informar se pretende deixar a primeira linha como cabeçalho e/ou a última linha como o rodapé. No meu caso, eu sempre deixo a opção de cabeçalho marcada e a de rodapé desmarcada.
Em alguns casos, as bibliotecas Javascript podem causar conflitos com o seu tema atual. Por isso, sugiro que você utilize as configurações como fiz abaixo.
Na pre-visualização você pode ter uma noção de como ficará a tabela antes de ser publicada. É informado também o shortcode, código que você usará em sua página ou post para que a tabela seja exibida.
Após verificar se tudo está bem, o passo a seguir é inserir a tabela no artigo ou página e publicar.
Essa é a visualização final da tabela ao ser inserida numa publicação. Perceba que aparece um campo de pesquisa e nas colunas ID, Nome e E-mail há duas setas, uma para baixo e outra para cima. Nas imagens abaixo, você poderá ver uma pesquisa e uma ordenação de tabelas, respectivamente.
Pesquisa feita para o termo “Ana”.
Ordenação pela coluna Nome em ordem decrescente.
O que você achou do plugin? Já utilizou antes? Comenta aí com as suas impressões.