Após o lançamento do novo iPhone e do MacBook, a Apple esta se preparando para apresentar as evoluções na sua linha de tablets. Os novos iPads vão ser reformulados e provavelmente apresentar algumas novidades.
Os indicios têm aumentado e surge agora um novo rumor que vem aumentando a ideia de que o novo iPad poderá perder o botão principal, aumentando a área útil do ecrã, e diminuindo as bordas.
Já se espera a alguns meses que a Apple elimine de vez o botão principal dos seus equipamentos. Foi falado inicialmente que esta alteração surgiria no iPhone, depois o rumor foi mudado para o iPad, esperando-se agora que chegue primeiro ao tablet da Apple.
Quem está afirmando sobre esta mudança é o site Makotakara que recolheu informações de uma das empresas que fornece partes para a construção do iPad. Segundo essas informações, o novo iPad de 10,9 polegadas terá um tamanho idêntico ao actual iPad de 9,7 polegadas. Esta redução de tamanho é apenas possível graças à redução das molduras.
A eliminação do botão principal é o principal para conseguirem ganhar esse espaço, que será também conseguido com uma moldura lateral mais fina. Apenas no topo a moldura será mantida, para suportar a camera iSight. Há ainda previsões de que este iPad tenha uma espessura ligeiramente maior, aproximando-se dos 7,5mm. O modelo Pro, de 12 polegadas, também vai ser alvo de algumas destas melhorias, o que levará a que fique 3mm mais espesso, atingindo assim os 9,9mm.
O lançamento deste novo iPad de 10,9 polegadas será feito para suprir as necessidades da Apple seja no mercado do ensino ou no das empresas, garantindo uma oferta alargada nestas duas áreas, com modelos de dimensões quase similares, mas com características bem diferentes.
Seria estranho se a Apple decidisse introduzir nestes novos iPads esta alteração profunda. Por norma, o iPhone é o primeiro a receber tais novidades, tal como se viu no passado com o Siri, o Touch ID, as novas cores e outras novidades. Será a primeira vez que o iPad tem este grau de atenção, o que pode revelar a vontade da Apple de se manter forte neste mercado, onde ainda domina.