O YouTube hoje é uma fonte de rendimento para muitos criadores de conteúdo. O dinheiro que a plataforma move é muito e, por isso mesmo, há cada vez mais pessoas a neste universo. De acordo com a plataforma suas regras serão mudadas, visando o lucro em prol de todos: usuários e construtores de conteúdo.
Os conteúdos ofensivos, sejam de ódio ou impróprios, como utilização inapropriada de personagens de entretenimento ou conteúdo polêmico proposital, não será monetizado, ou seja, não terá mais distribuição de renda por links.
Os criadores de conteúdo para o YouTube têm reclamado ao longo dos últimos meses que a plataforma já não é tão rentável quanto era.
É verdade que o YouTube está mudado e parece que o intuito primordial é filtrar tudo aquilo que possa ser conteúdo de baixa qualidade e que traga posicionamento irrelevante para seus usuários, e assim permanecer remunerando os melhores YouTubers.
Os vídeos “advertisers friendly” passam agora a estar mais fáceis de identificar e os criadores de conteúdo passam a saber exatamente com o que podem contar no momento de fazer upload de um vídeo.
Conteúdos não “monetizáveis”
A Google criou uma lista dirigida à todos os YouTubers de forma a que percebam exatamente quais os conteúdos que não serão remunerados através de publicidade.
1. CONTEÚDOS ODIOSOS E OFENSIVOS
A equipa do YouTube engloba todos os conteúdos que promovam discriminação, racismo, que humilhem ou desprezem terceiros com base na raça, etnia, nacionalidade, região, deficiência, idade, orientação sexual ou outra qualquer característica.
2. UTILIZAÇÃO INAPROPRIADA DE PERSONAGENS DE ENTRETENIMENTO FAMILIAR
Todos os conteúdos que utilizem personagens de entretenimento familiar, como desenho animados ou super-heróis, por exemplo, em temas sexuais, violentos ou outros comportamentos inapropriados, não serão monetizados.
3. CONTEÚDO INCENDIÁRIO E HUMILHANTE
Neste caso, estão incluídos vídeos que utilizam linguagem desrespeitosa, que tenha como intuito envergonhar ou insultar alguém de forma gratuita.
Fonte: YouTube Creator Blog