O WhatsApp melhorou recentemente o seu serviço, dando novas funcionalidades e opções aos usuários. Claro que todas as funcionalidades são pedidas e avaliadas antes de se tornarem públicas, mas por vezes escapam alguns bugs, que até são bem vindos.
Com a chegada da possibilidade de apagarmos mensagens pelos destinatários, o WhatsApp estabeleceu um limite de 7 minutos para que possa ser feita a exclusão. A verdade é que esta funcionalidade tem uma falha e este limite pode ser contornado.
Esta possibilidade para apagar as mensagens que enviamos foi recebida por todos de forma muito positiva. Já havia sido pedida há muito tempo e será certamente muito usada.
O limite de 7 minutos é a única regra que temos de cumprir para usar, sendo depois desse tempo impossível de apagar mensagens. Há no entanto um bug simples de explorar e que aumenta para 7 dias esse período.
Como apagar ?
A falha é simples de usar e pode ser aplicada a qualquer altura, desde que dentro do prazo de uma semana de depois de enviada a mensagem.
Comecem por colocar o smartphone no Modo de avião, para o desconectá-lo da Internet.
Podem, também como alternativa, desligar apenas o Wifi e os dados móveis.
Em seguida vá à lista de aplicações nas Definições e escolham o WhatsApp. Devem parar a aplicação.
Em seguida altere a data do seu smartphone para, pelo menos, um dia antes da data da mensagem que querem apagar.
Em seguida, e ainda sem ligar o smartphone à Internet, devem abrir o WhatsApp e escolher a mensagem que quer apagar. Vão ver de imediato que voltam a ser possivél de apagá-la nos dispositivos remotos, tal como pretendido.
Após isso pode ligar novamente o smartphone à Internet e voltar a alterar a data para a atual. A mensagem será então eliminada do(s) dispositivo(s) de onde gostaria de remover.
Esta técnica pode ser usada por hora, mas possivelmente o WhatsApp irá bloquear a sua utilização numa das próximas versões.
Foi testada nas versões beta, o que significa que ainda terá algum tempo para ser explorada.