O WhatsApp sempre disse que não tinha planos de colocar anúncios em seu próprio aplicativo, mas agora que seu proprietário é o Facebook, existem outras formas que foram descobertas para monetizar o serviço de mensagens extremamente popular, que tem cerca de 1 bilhão de usuários diários.
Hoje, o Facebook está lançando um novo bloco de anúncios que permitirá que as empresas criem um link entre as duas plataformas: os anunciantes agora podem incluir um botão em seus anúncios para que as pessoas possam ligar ou enviar mensagens via WhatsApp com um clique de botão.
Agora, o Facebook confirmou que essa mudança acontecerá gradualmente, começando primeiro com a América do Norte e do Sul, depois indo para África, Austrália e a maior parte da Ásia.
Podemos notar que Europa não está incluída na lista, e claro que nos perguntamos se existe relação com a notícia de que o Facebook no ano passado teve que suspender os esforços para compartilhar dados entre as duas plataformas quando se considerava que violava as leis de proteção de dados restritamente nesta região.
Pelo visto, o plano é apresentar a Europa em uma data posterior, mas o Facebook vai primeiro a observar como o recurso é usado em outros lugares, e ainda está trabalhando através de perguntas de fora da empresa sobre como o WhatsApp e o Facebook trabalharem em conjunto.
O Facebook diz que mais de 1 milhão de Páginas do Facebook já incluem números de WhatsApp em suas postagens a cada mês, o que implica que já existe um pipeline entre as dois que são usadas pelas empresas de forma mais informal para se conectarem com os clientes de forma mais direta.
Pelo o que parece o mercados em desenvolvimento está usando suas páginas do WhatsApp e do Facebook como seus principais pontos de contato para os usuários, então isso faz sentido e expandir a conexão para o Facebook, como as novas páginas amarelas.
A outra tendência que pode se notar é que o WhatsApp vem trabalhando em uma maneira de criar contas empresariais mais específicas. Mais recentemente, é publicado mais informações sobre suas páginas de ajuda sobre como as contas comerciais serão verificadas, confirmadas ou não confirmadas – embora ainda não haja lançamentos de produtos específicos ou níveis de preços que falem sobre esses três status.
Por enquanto, o Facebook não tem planos para adicionar a integração do botão WhatsApp aos seus serviços usuais, embora possa ver o potencial para colocar links das Páginas onde os usuários desejam oferecer um endereço de contato ou no Marketplace ao lado dos itens que estão sendo vendidos, ou mesmo em listas de emprego.