Em outubro, o Facebook ampliou o uso do Instagram Stories – o recurso Snapchat-que permite que você use fotos e vídeos em uma apresentação de slides – facilitando publicar diretamente uma história para o Facebook. Agora, o Facebook esta estudando em levar a dinãnica ao a WhatsApp.
A empresa agora está executando um teste para permitir que os usuários postem suas Histórias do Instagram diretamente no WhatsApp, como um Status do WhatsApp, um recurso correspondente do tipo Snapchat no aplicativo de mensagens, onde as fotos decoradas, vídeos e GIFs podem ser postados com criptografia, desaparecendo após 24 horas. Uma história do Instagram postada como um Status do WhatsApp também se torna criptografada como o resto do WhatsApp.
Pelo o que se entende, o recurso está sendo testado atualmente com um pequeno número de usuários.
Baseia-se no código disponível publicamente que o WhatsApp disponibiliza para integrar mensagens com aplicativos de terceiros na web ou no Android. Os usuários obtêm uma opção para compartilhar no WhatsApp a tela de compartilhamento do Instagram, mas eles ainda precisam pressionar “enviar” no WhatsApp para publicar a história.
Existem algumas razões pelas quais o Facebook pode estar interessado em tornar o Instagram Stories mais compartilhado, e especificamente no WhatsApp.
O primeiro deles parece simples o suficiente: é dar mais um pouco de funcionalidade e, portanto, usar o Instagram Stories, que já é muito popular para superar o uso do produto Snapchat que foi projetado para clonar.
O Facebook diz que, em novembro, havia mais de 300 milhões de usuários ativos diários de Instagram Stories. Adicionando a capacidade de compartilhar ao WhatsApp, dará essas histórias ainda mais formas de gerar tráfego, especialmente em países onde o WhatsApp já é extremamente popular e supera o uso do Facebook ou seu aplicativo Messenger, como é um exemplo o Brasil.
O segundo motivo poderia ajudar a estimular mais o uso do Status do WhatsApp. Esta foi ostensivamente a razão pela qual o Facebook permitiu o intercâmbio de informações da Instagram Story para o Facebook. O mesmo não é o caso do Status, no entanto, o que o Facebook me diz que está vendo níveis semelhantes de uso para o Instagram Stories, também com mais de 300 milhões de DAUs a partir de novembro.
A terceira razão para testar esse recurso é que o Facebook vem trabalhando constantemente em maneiras de não só estender o tempo gasto em aplicativos específicos, mas também como melhorar o aplicativo de propriedade do Facebook para outro, incentivando o uso mesmo quando os aplicativos não estão abertos.
Juntos, tudo poderia ajudar o Facebook a aumentar o engajamento geral e a pegada de trafego de dados. Por outro lado, também poderia soletrar uma maneira de desestabilizar o Snapchat e, potencialmente, qualquer outro aplicativo que tenha qualquer infra-estrutura menor para manter seu conteúdo recebido pelas pessoas que você conhece, seja qual for o aplicativo que eles estão usando.