Existe coisa melhor do que chegar no seu ambiente de trabalho e encontrar um grupo de colaboradores engajados e animados? Prontos para unir esforços e fazer a empresa crescer e ser bem sucedida?
Estabelecer e estimular uma parceria entre os funcionários é fundamental e uma das formas de fazer isso é através de dinâmicas de grupo.
Neste post vamos te dar dicas de algumas técnicas que podem ser usadas para motivar equipes e desenvolver competências. Confira!
Por que fazer uma dinâmica de grupo?
Antes de pensar em fazer uma dinâmica de grupo é importante que enxergue a potência desta ação:
- Criar um ambiente leve;
- Identificar as boas habilidades e qualidades profissionais de cada participante;
- Analisar como é a interação coletiva dos grupos;
- Encontrar os principais tipos de lideranças – assim como aqueles colaboradores que se destacam nessas funções.
Levar em conta os itens acima é perceber como as dinâmicas são ferramentas essenciais para o bem estar da empresa e principalmente para o seu crescimento. Com elas é possível descobrir novos talentos, encontrar soluções para questões que antes incomodavam e melhorar processos internos. Além de se criar um espaço harmônico para bons relacionamentos independentemente da hierarquia.
Dinâmica de apresentação
A Dinâmica de apresentação é um excelente exemplo dessas técnicas e simples de fazer, basta ter uma bola na mão.
Geralmente é usada para a apresentação de pessoas para um grupo de até 15 participantes.
- Posicione o grupo em pé e em um círculo para que todos os integrantes consigam se ver.
- Em seguida, dite as regras.
- Explique que quem estiver com a bola deverá fazer uma pergunta e jogar a bola para outro participante.
- As perguntas poderão abordar diversas questões, como: nome, profissão, área de atuação, um ponto forte, um defeito… O importante é estimular a curiosidade.
- Quem receber a bola deverá responder a pergunta feita e fazer outro questionamento na sequência para outra pessoa.
- Quando todos tiverem participado gere um momento de reflexão acerca da dinâmica.
Auto-avaliação conjunta
Essa dinâmica de grupo é ideal para equipes que trabalham juntas. Também pode ser utilizada dentro de uma empresa para propor melhorias para um determinado fim.
A dinâmica funciona da seguinte maneira: Cada integrante deverá escrever de forma anônima em um papel o que considera ser o ponto mais forte e a maior dificuldade de trabalhar com aquele time.
Em seguida, os papéis serão recolhidos pelo mediador e redistribuídos de forma aleatória entre os participantes. Cada integrante deverá ler em voz alta o papel que pegou. Depois da rodada de leitura a equipe deverá discutir sobre ideias e buscar em conjunto soluções para os pontos negativos.
Desafio do Marshmallow
Este desafio trabalha com o planejamento e valoriza o trabalho colaborativo.
Separe os times em equipes de quatro pessoas e entregue para elas os recursos (20 espaguetes crus/ 1 rolo de fita adesiva/ 1 rolo de barbante / 1 marshmallow) para elaborar uma torre num tempo de 18 minutos.
- Os componentes do grupo só poderão utilizar os materiais distribuídos, no entanto, é permitido que sejam quebrados e deixadas algumas sobras.
- A equipe vencedora será a que conseguir erguer e estabilizar a maior torre no tempo estipulado.
É comum a maioria dos grupos levar um tempo entendendo o desafio, para então começar a planejar uma única alternativa. Depois disso, constroem a torre e só nos últimos minutos resolvem colocar o marshmallow no topo. É nesse momento que a torre cai por conta do peso do marshmallow.
Este desafio mostra que focar em uma única solução nem sempre é a saída mais viável, uma vez que parte do time pressupõe que a primeira alternativa irá funcionar, sem considerar um plano B. Por isso planejar e escutar opiniões é importante.