A publicidade evoluiu! Não é novidade dizer – e quantas vezes já ouvimos – que com o “avanço das tecnologias e a facilidade de acesso à internet” e outros clichês que não agüentamos mais ouvir, as agências perceberam um novo nicho. Um novo tipo de canal para divulgar produtos e serviços. E assim nos percebemos trabalhando com as “Mídias Sociais” – e criamos o cargo Analista de Mídias Sociais.
Perfis de Facebook, Twitter e Orkut viraram alvos de agências em busca de espaço publicitário. Mas foi com os blogs que tudo começou! Neles é que foram plantados os embriões do que chamamos hoje de Mídia Social.
E nos último 10 anos tivemos um BOOM, tanto de perfis em Redes Sociais como em número de novos blogs. Mas o que chama a atenção é que por mais que os blogueiros tenham percebido ai uma forma de “monetizar” sua brincadeira, ELES NÃO EVOLUIRAM com as tecnologias e parecem – na soberba dos que se acham acima do offline e do online – que não fazem a menor questão de se adequar ao mercado. Prova disso é que a maioria dos blogs – e estou falando dos com mais de 30 mil acessos mensais – não tem Mídia Kit disponíveis online. E boa parte nem Mídia Kit tem!
Amigo blogueiro, se você não sabe o que é Mídia Kit, PARE AGORA DE LER e “já pro Google”.
Amigo leitor, se você não sabe o que é, explicarei rapidamente: Mídia Kit é o curriculum do blog, é como o blogueiro deve “vender seu peixe”. Funciona como uma vitrine, onde devem conter algumas características atraentes do blog e os preços das peças publicitárias – banners e etc.
Ok, boa parte dos blogueiros não são publicitários e não são obrigados a entender deste tipo de coisa… blablabla! PORCARIA NENHUMA! O Seu Manuel da padaria também não é publicitário mas sabe que tem que botar na porta dele um cartaz escrito “pão quentinho”, para vender mais que o concorrente! E você, blogueiro, que fica esperando um pobre analista de mídias sociais te ligar pra saber TUDO sobre seu blog, mal sabe que perde para o blog ao lado, que já tem tudo bonitinho, online!
“Se você não quer se vender, pelo menos deixe um contato pra receber mimos de agência.”
O pior é que muitos vão a congresso, lotam palestras sobre monetização mas mesmo assim não montam um Mídia Kit.
Alguns ainda tentam, com muita boa vontade (#NOT), mas esquecem de um monte de informações, fazem do Mídia Kit uma auto-promoção, sem relevância nenhuma para quem quer comprar seu espaço. É para esses que escrevo esta lista de bizarrices.
Os 10 maiores erros em Mídia Kits
1 – Não ter um Mídia Kit
Se seu blog é apenas para sua família e uns poucos amigos, ok! Se você não quer “se vender para o sistema” e quer permanecer imaculado, ok também! Agora se você tem um blog e pensa em ganhar uma graninha, nem que seja para pagar o cinema do fim de semana, não ter um Mídia Kit é no mínimo burrice.
2 – Mídia Kit = Sobre(About) = Fale Conosco
Amigo, não confunda as coisas! Uma coisa é a área de contato do seu blog/site, outra é ‘o que é seu blog/site’ e outra é seu espaço comercial! Aos olhos de quem está procurando blogs parceiros, uma coisa dessas parece economia porca. Dedique 1 hora de um único dia preparando algo específico, não vai doer nada.
3 – Não saber como nomear o Mídia Kit
Você não é obrigado a dar uma de redator, pensar em namings e coisa do tipo. Mas está CHEIO de blogs com materiais de mídia, então use-os como exemplo. Os nomes mais usados para sinalizar onde se encontra seu Mídia Kit são a própria palavra e “Anuncie”. O resto é invenção de moda.
4 – Kit desorganizado
Existem alguns modelos e tutoriais de como se fazer um Mídia Kit, mas não, o cara acha que sabe de tudo, afinal ele é “formador de opinião”! Daí faz seu kit de qualquer forma, sem seguir um roteiro, que tem um motivo de ser. Começa falando de si, joga os preços na página seguinte, e depois as estatísticas – muitas vezes sem sentido. No fim é que coloca sobre o que é o blog! Eu paro de ler na “auto-biografia”.
5 – Mídia Kit auto-biográfico
Isso é outro erro bizarro! Salvo se o blog é pessoal e a pessoa é uma personalidade de muito prestígio. Nunca bote sua biografia num mídia kit. Quem procura seu blog está mais interessado no seu público e no tipo de conteúdo que você posta e não se você estudou na Pedro II e já foi divorciado 3 vezes! Ah, um print do seu blog também é mais importante que sua foto pagando de gatinho. (mas se você é uma GATA, ai não tem problema)
6 – Justificativas de baixas estatísticas ou erros
NUNCA FAÇA ISSO! Não justifique porque os dados estão assim ou assado. Apenas apresente-os, citando a fonte. A matemática usada para você chegar neles pouco importa, o que importa é a veracidade. Uma aproximação – arredondamento, média e etc… – dos números é totalmente compreensível e não é crime nenhum. Todos nós fazemos isso!
7 – Textos prolixos e excesso de dados
Assim como um curriculum, um Mídia Kit não pode ser muito longo. Você não precisa contar TODA a história do blog. Muito menos deixar estatísticas dos anos anteriores. Não tem problema caprichar nos anunciantes, caso tenha tido muitos, nem nos prêmios, afinal isso ajuda a “vender o peixe”. Mas não é necessário dizer que “o blog já passou por muitas dificuldades” ou que “em 1990, pensando em escrever um livro” e resolveu montar um blog…
8 – Escrever “em breve”, quando falar de um serviço
Amigo, se você gostaria MUITO de ter um podcast, vídeocast ou webtv no seu site MAS NÃO TEM, não coloque em seu Mídia Kit que terá em breve. Mesmo que seja verdade, não fica bem. Coloque apenas o que REALMENTE já existe.
9 – Ter um serviço e não colocá-lo
Isso é MUUUITO pior que colocar o “em breve”. Isto é praticamente se boicotar! Saiba que seu podcast, seu videocast ou sua webtv são produtos que podem reder espaço de publicidade! Não deixe de citá-los e precificá-los, NUNCA!
10 – Não colocar os preços de espaço nas Redes Sociais
Esse, por incrível que pareça é o mais comum! O blog tem perfil de Facebook e Twitter. Os editores e colaboradores também tem! Mas esses perfis não são nem citados nos Mídia Kits!!! Minha gente, mesmo que seu perfil tenha apenas 200 seguidores, juntando o de todos os colaboradores e chegando a 1000 no total, já vale uma citação! Pelamordedeus! Sempre coloquem seus perfis e os custos por postagem!
Quer saber como se monta um Mídia Kit bacana, veja esse tutorial Juliana Sardinha:
Se seu blog é novo, leia essa dica aqui:
Dois ótimos Mídia Kits, para servirem de exemplo são:
Ah, você deve estar pensando: “mas eu não faço idéia de como precificar meus posts e banners!”. Uma boa dica é dar uma olhada nos Mídia Kits dos sites que você mais gosta e tem como referência. Uma média em relação a visitas/preços pode ser uma saída. Mas confesso, essa é a pior parte!