Recebi da Motorola esse mês o Tablet Xoom 2 Media Edition com 8,2 de tela e uma bela resolução de 1280×800, testei por 10 dias o modelo MZ607, fabricado no Brasil.
Esse tablet foi lançado do fim do ano passado com o Android 3.2 com o valor de R$ 1.300,00 , hoje em lugares como a Saraiva já pode ser encontrado por R$ 999,00 que particulamente acho um preço meio alto pela capacidade que ele pode fazer com seu sistema original sem nenhuma modificação.
Minha avaliação do Xoom 2 Media Center inclusive está baseada em seu sistema original vindo da Motorola sem nenhum tipo de modificação, esse tablet originalmente vem com o Android 3.2 que ficou conhecido como o primeiro Android exclusivamente para Tablets, mas mesmo assim não me convenceu e qualquer pessoa vai lhe afirmar que o Android 4.0 é muito melhor: leve; melhor rendimento de bateria; mais desempenho.
As poucas alterações que a Motorola faz que pude perceber nesses 10 dias usando não agradam, na verdade complica ainda mais a escolha desse tablet Android, quem procura normalmente um tablet Android que fugir dos concorrentes de plataforma mais fechada ( Apple, um BEJO ), na prática isso significa que o usuário não quer ter instalar o iTunes e não depender dele e uma única estação de trabalho para tudo.
Esse é principal ponto negativo do Xoom 2 Media Center, você só consegue acessar seu conteúdo com o Motocast que é um programa que faz exatamente que o iTunes faz, tem inclusive o mesmo layout e infezlimente mais incompleto em suas funções sem contar que sua interface em português pode gerar dúvidas ao usuário. Oficialmente eu não consigo acessar a memória diretamente do Android o que obrigaria o usuário a fazer o famoso acesso ao root, que muitos consumidores acabam fazendo.
Se vocé é usuário “avançado” e pretende colocar outro firmware com root esse tablet é uma ótima opção, suas especificações são boas para o preço, que só perde para o rendimento oficial da bateria, que segundo o fabricante dura 6 horas, mas andei lendo em outros reviews de alguns colegas blogueiros que em uso cotidiano foi de 5 horas e foi exatamente o que achei no dia a dia.
Especificações do Xoom 2 Media Edition
- Processador: 1.2 GHz Dual Core
- Memória: 1 GB de RAM
- Câmera: 5Mp – 720p / 1.3MP (frontal)
- Motoblur: Não ( Amém )
- Armazenamento: 16GB e 32 GB
- Flash Player: Sim, ( e rodou muito bem! )
- Bluetofh, Mini-hdmi e Mini-USB
Como você pode ter vista acima, as especificações são boas, o que traz um ponto positivo, consegui acessar site com material em Flash Player muito bem, poucas foram as vezes que falhou e único momento que eu não consegui fazer rodar o flash com o material “live” do Rock in Rio e da E3, mas o resto rodou muito bem, isso pode ser uma boa opção para quem precisa estudar cursos a distãncia que tenham material multimídia em flash.
Achei o Tablet bem leve, tela confortavél para leitura o seu design agrada ao nas mãos tirando o fato que você sente a falta de alguns botões físicos, a câmera externa é mal posicionada mas é algo que você pode se acustumar em pouco tempo. Falando da câmera ela é só é razoável com uma iluminação natural e com bastante luz, qualquer outro tipo de ambiente mesmo definindo manualmente o tipo de origem de luz mostra uma imagem bastante irregular nas cores.
Conclusão
Se a Motorola disponibilizar o Android 4.0 oficialmente e abaixar mais um pouquinho o preço e você não ligar para câmera pode ser uma compra razoável, digo isso por que os concorrentes com tablets Androids estão apresentando produtos melhores com a mesma faixa de preço.
Por ser uma edição de MEDIA ele poderia oferecer um player de vídeo mais completo, o Motocast converte os vídeos para o tablet, mas torma o processo muito complicado para um usuário comum, O DLNA que a motorola oferece mostra vídeos que supostamente ele abre e não abre nenhum.
Hoje em dia a melhor dica que eu posso dar a qualquer usuário para qualquer produto é usar ele, nos dias de hoje não se pode escolher um produto por suas especificações, especificações no atual momento do mercado levando em consideração o preço que você pagar é que deverá ter menos relevãncia na sua escolha.