Poucos dias depois de anunciada a versão RTM do Windows 8 — que só estará disponível a partir do dia 15 para desenvolvedores — foi encontrado em sites e redes de compartilhamento de arquivos uma cópia ilegal da versão final da edição Enterprise do Windows 8. Mais especificamente, trata-se da chamada edição “N”, que vem sem o Windows Media Player por motivos jurídicos, e foi criada em 2004 especialmente para o mercado europeu após críticas de monopólio no setor de softwares de reprodução de mídia.
O arquivo que está sendo pirateado contém o Windows 8 no idioma inglês e com aproximadamente 3 GB. A equipe do Tambotech optou por não divulgar o link uma vez que o site não apóia ou incentiva a pirataria de software.
Novidades confirmadas na versão final
Com o acesso à versão final do Windows 8, foi possível confirmar alguns rumores e verificar novidades que foram acrescentadas ou removidas em relação a versões anteriores do sistema operacional, e mesmo a edições “pré-lançamento” do Windows 8. Alguns fatores que estão presentes (ou ausentes) desta versão definitiva são:
- Fim da interface Aero, aquele padrão colorido e com efeitos de transparência presentes no Windows Vista e Windows 7.
- Apps de Música e Video com a marca Xbox e integrados ao Xbox 360 por meio do app SmartGlass.
- Melhorias na interface de alguns apps, como Pessoas e Câmera
- Novo app para o bing.
- Opções de personalização e customização da tela inicial do sistema operacional.