Apresentar benefícios empresariais aos colaboradores significa manter a empresa competitiva no mercado e, ao mesmo tempo, reter novos talentos e investir nos que já estão trabalhando junto à instituição. Este fato também permite o aumento da produtividade da empresa e impede que ocorra a rotatividade dos colaboradores com frequência e todos os efeitos negativos da prática.
Simultaneamente, é preciso ficar atento ao uso indevido dos benefícios, como o vale-transporte, por exemplo. Toda a tecnologia disponível nos dias de hoje torna a mão de obra o elemento de sucesso das empresas, portanto, incentivá-los através da concessão de vantagens é uma ação comum. Mas é possível ter o controle desses benefícios?
É exatamente em estratégias deste porte que os setores de recursos humanos estão investindo. O objetivo principal é elaborar uma equipe de alta performance e conceder muito mais do que apenas os benefícios empresariais.
No entanto, a fiscalização dessas prerrogativas deve ocorrer por meio da gestão de benefícios, com o propósito de evitar o abuso sobre esses privilégios.
Gestão de benefícios
Antes de iniciar efetivamente o gerenciamento dos benefícios é necessário estabelecer quais serão essas prerrogativas e de que maneira elas serão ofertadas.
Para isso, faça um estudo dos perfis dos colaboradores, verifique quais as vantagens mais almejadas por eles e, por fim, selecione os que mais se adequam às características dos funcionários da empresa.
Estabeleça regras
Ao mesmo tempo que essas prerrogativas vão conceder vantagens aos colaboradores, é essencial que eles tenham a visão das suas obrigações para com a empresa.
Quando uma política de benefícios é firmada, junto à ela surgem as regras e direitos, portanto deixe todos as questões esclarecidas na redação deste documento.
Contrate uma empresa administradora de benefícios
Deixar a tarefa de administração das prerrogativas de todos os funcionários apenas com a área de recursos humanos é, literalmente, dar um tiro no pé. O ideal é entrar em contato com empresas como a RB Serviços, pois além realizar a gestão dos benefícios, o departamento pessoal da sua empresa poderá se dedicar à outras atividades com a equipe.