Oferecer serviços de qualidade para o consumidor é algo extremamente necessário. A forma como o relacionamento com os clientes é construída faz toda a diferença no momento de uma possível compra ou até mesmo fidelização. Não seria diferente, por exemplo, em uma concessionária — o atendimento personalizado, no momento em que há o interesse pelo produto, no caso, o carro, só gera benefícios para a empresa e o cliente.
Em uma concessionária de carros, porém não somente nela, a interação que surge a partir do compartilhamento de valores e princípios éticos em comum é um ponto fundamental. Todo consumidor espera se relacionar e comprar produtos que coincidam com as suas virtudes e pensamentos. A identidade da marca é parte imprescindível, junto a uma boa interação, para que o cliente fique satisfeito.
Na Volvo, tudo começa com pessoas. As suas concessionárias de carros priorizam facilitar a vida dos seus clientes, torná-las mais seguras, tudo isso centrado em três valores primordiais — segurança, qualidade e cuidado com o meio ambiente. As declarações de Segurança no Trânsito, qualidade e compromisso ambiental são elementos que buscam interagir com o público consumidor, para que haja um compartilhamento de valores em comum.
Nas concessionárias Volvo, há uma série de serviços diferenciados que potencializam a confiança dos consumidores, criando um ambiente onde há pontualidade e atendimento personalizado, buscando sempre o conforto e a satisfação dos seus clientes. Com o passar do tempo, uma maior confiança nos prazos de entrega e fornecimento de dados cadastrais mostra que o consumidor está satisfeito. Isso é um ponto chave para a concessionária.
Em caso de dúvidas ou reclamações, os funcionários da concessionária devem atender levando em consideração o ponto de vista do cliente, que valoriza uma boa execução do serviço e uma resolução dentro de um prazo rápido e previamente estabelecido.
Deve-se compreender as necessidades do consumidor, tendo o mínimo de empatia. Colocar-se no lugar do outro, buscando sempre entender o que o cliente procura, é primordial para que o que foi requerido seja devidamente atendido. A partir disso, a fidelização é natural, nada mais do que um passo sequencial.
A visão social da empresa também é um ponto importante. Investir nas questões sócio-ambientais pode ser um ponto de virada na escolha dos clientes. No século XXI, com as questões ambientais cada vez mais em discussão, ter uma concessionária Volvo uma “Declaração de compromisso ambiental” faz toda a diferença.
A Volvo compreende que investir na eficiência energética, saúde das pessoas e formas sustentáveis de pensar na utilização de recursos naturais é um diferencial nos processos de fidelização dos seus clientes em suas concessionárias. Construir um ambiente saudável e que priorize o ecossistema é algo essencial.
É, portanto, fundamental inovar por meio de iniciativas que aproximem os clientes da empresa, visando estabelecer uma relação potencialmente duradoura e criar laços que tenham um diálogo de pontos em comum entre o consumidor e a empresa. Em suas concessionárias de carros, a Volvo obedece toda essa lógica e busca agradar os seus clientes sempre com formas diferenciadas de atender às suas necessidades.