Home Empreendedorismo

Dicas para economizar energia no seu escritório

Ar-condicionado não é mais o vilão da conta de luz, quando usado com consciência, você consegue economizar energia.

Com o aumento constante da tarifa de energia elétrica e problemas com o racionamento devido ao baixo nível dos reservatórios de água, as empresas passaram a se preocupar mais com o consumo energético.  Esse problema afeta também as residências e principalmente aquelas onde o morador trabalha em home-office ou tem um pequeno negócio em casa.

Computadores, impressoras e monitores respondem por uma boa parcela dos gastos com a luz, mas um dos mais temidos, porém necessários, são os condicionadores de ar. Trabalhar com conforto e proteger equipamentos dos dias mais quentes é sua função. Por sorte, inovações como a tecnologia inverter para ar-condicionado Split deixaram esses eletrodomésticos mais eficientes e econômicos.

Dicas para economizar Energia!

Na hora de comprar, a melhor escolha sempre é a que proporciona o maior custo-benefício. O modelo com muitas funcionalidades e de baixo consumo possui o preço um pouco mais “salgado”, mas compensa em conforto e na economia das futuras contas de luz. Separamos os principais tipos de ar-condicionado com suas características e eficiência. Confira:

Ar-condicionado de Janela

Este modelo clássico é ainda muito comercializado. A simplicidade da instalação e o preço em relação aos outros tipos são os principais atrativos deste aparelho. Algumas técnicas podem ser usadas para diminuir o consumo dele, como preencher o espaço deixado em janelas e paredes com um material isolante, de preferência isopor ou espuma. Mesmo assim, tendem a consumir mais energia do que seu “irmão” Split.

Ar-condicionado Portátil

Não é o mais aconselhado para usar em um escritório. É útil em residências ou estabelecimentos, onde é proibido abrir espaços na parede ou modificar o layout da fachada para instalar um ar-condicionado. É muito prático, mas está entre os que mais consomem energia da categoria.

Ar-condicionado Split

Podemos dizer com segurança que o ar-condicionado Split inverter é o modelo mais sofisticado encontrado nas lojas e sites especializados. Um dos grandes benefícios deste tipo de eletrodoméstico é sua eficiência energética, podendo economizar até 60% na conta de luz graças ao sistema constante de climatização, no qual não é preciso forçar o aparelho a consumir mais energia para refrigerar o cômodo.

Utilizando essa nova tecnologia, as empresas criaram funcionalidades para deixar a vida dos consumidores mais prática. Controle de temperatura, baixo consumo de energia elétrica e vários tipos de evaporadores que se adaptam ao mais variados cômodos e necessidades são algumas vantagens do ar-condicionado Split, veja como outros recursos podem facilitar a sua vida:

  • Timer;
  • Controle remoto;
  • Sensor de movimento;
  • Tripla filtragem para eliminar bactérias do ar;
  • Higienizador para deixar o ambiente sem odores.

Escolha a potência do aparelho de acordo com a sua necessidade

Mesmo sendo um pouco mais caros, os aparelhos com menor consumo de energia, certificados com o Selo Procel de eficiência energética, são os mais recomendados porque compensam o investimento com contas de luz mais baratas. Um bom negócio a médio e longo prazo. Quase todo ar-condicionado Split recebe a nota máxima em economia de energia.

Nem sempre o mais potente será o melhor. Comprar um ar-condicionado com muitos BTUs (Unidade Térmica Britânica) pode não ser a melhor opção para um cômodo pequeno, nem a mais barata. O ideal é adquirir um modelo de acordo com a área a ser climatizada.

Compre um aparelho com a potência certa para o cômodo. Geralmente, as lojas dispõem de tabelas em relação aos BTUs e ao m². Outros fatores como números de pessoas que estarão no ambiente, quantidade de horas que ar-condicionado estará ligado, número de aparelhos eletrônicos e incidência do sol no lugar, podem influenciar na hora da compra.

Dicas para você economizar na conta no final do mês

Algumas dicas podem ajudar a reduzir um pouco o consumo de energia no seu escritório, tendo em vista a quantidade de horas que o eletrodoméstico precisa ficar ligado. Veja cada uma delas e como são fáceis de serem aplicadas:

  • Antes de começar as atividades, abra as janelas para renovar o ar do ambiente;
  • Faltando meia-hora para acabar o expediente, desligue o ar-condicionado. Durante este tempo o ar continuará climatizado;
  • Tente manter a sala com janelas e portas fechada para não deixar entrar o ar quente;
  • Limpe os filtros periodicamente caso o seu modelo faça isso automaticamente;
  • Se o seu escritório é grande, vale a pena investir em um modelo split com sensor de movimento. Quando a sala está vazia, o aparelho aciona o modo “economia de energia”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.