Este fim de ano está sendo bastante generoso para o Rio de Janeiro em termo de eventos para entusiastas de tecnologia e internet. Em agosto tivemos o BlogCamp RJ reunindo blogueiros das mais diversas áreas, em outubro o Brasil Game Show atraiu milhares de gamers e neste sábado foi realizado um evento voltado para programadores e web developers, o PHP’n Rio. Como não poderia deixar de ser, o Tambotech marcou presença, representado por este que vos escreve — segue abaixo um breve relato do evento:
A edição de 2011 do PHP’n Rio aconteceu no CEFET/RJ. Localizado próximo ao estádio do Maracanã, o colégio tem uma área arborizada ampla e agradável. Para o evento, foram reservados dois auditórios para as palestras e dois laboratórios de informática para as oficinas, além do hall que foi usado para o (delicioso) cofee-break e a desconferência.
Se você veio aqui só pra baixar os slides das palestras no slideshare, siga para o final do artigo que os links estão por lá 😉
As palestras
Foram nada menos que 13 palestras ao longo do dia. Os temas, é claro, estavam voltados para o desenvolvimento de sites e aplicações para a web. Mas a programação agradava tanto ao pessoal do back-end, quanto à galera do front-end, abordando desde assuntos como padrões de projetos, bancos de dados e desenvolvimento de extensões até tópicos como jQuery Mobile, HTML5, CSS3 e SEO.
As oficinas
Realizadas de forma prática em laboratórios com PCs e projetores, as oficinas foram um sucesso, chegando a lotar e formar fila nas portas. Em “Iniciando no Drupal 7”, André Pfeiffer mostrou como instalar e gerenciar este CMS. Já no “Criando uma loja com CakePHP em três horas”, Thiago Belem ensinou a usar este framework para montar uma loja completa e funcional. Em “How Stuff Works”, novamente Thiago junto com Israel Teixeira mostraram práticos exemplos de situações do mundo real, como templating e caching. Finalmente, Daniel Lima mostrou o Doctrine 2 falando sobre mapeamento objeto-relacional.
As desconferências
Além das palestras e oficinas, os organizadores disponibilizaram uma área de desconferências onde apresentações, debates, e demonstrações aconteciam de forma dinâmica e espontânea, partindo não só de participantes oficiais como de qualquer visitante que desejasse falar.
A apresentação mais legal e completa foi do pessoal do Tudo para WordPress, que mostrou todo o processo de planejamento, criação, e desenvolvimento do novo layout do site. Guga Alves, Cristiano Santos e Luan Muniz falaram sobre Analytics, Arquitetura da Informação, Design, desenvolvimento, WordPress, e mostraram as etapas responsáveis por uma verdadeira transformação de um website.
Em outra desconferência, logo após terminar sua palestra de SEO, Léo Cabral e Leo Balter realizaram uma “sessão de diagnósticos” onde os presentes sugeriam sites para terem seu código fonte analisado e avaliado ao vivo. (Detalhe, dos cinco sites analisados o Tambotech foi um dos que se saiu melhor! [/digdin])
E finalmente, tive a oportunidade de conhecer o trabalho do Nando Ticon, do site Jovem Blogger, que ministrou uma mini-palestra sobre como planejar um blog em 5 passos, que durou só 15 minutos mas foi muito interessante, falando sobre a própria experiência dele em manter um blog e me inspirando a querer voltar com o meu blog pessoal.
Slides das palestras
Por enquanto, esses foram os palestrantes que disponibilizaram o conteúdo online. Caso apareçam mais, vou atualizar essa lista!
- SEO x Velocidade de carregamento – Léo Cabral
- Como usar HTML5 sem uma máquina do tempo – Zeno Rocha
- PHP Maroto – Alexandre Gaigalas
- Robótica e PHP – Marco Maciel e Desirée Santos
- Tudo para WordPress – Guga Alves, Cristiano Santos e Luan Muniz.
- MongoDB com PHP – Suissa (UPDATE!)
- Escalabilidade com PHP – Felipe La Ruina (UPDATE!)